terça-feira, 9 de março de 2010

Envenenamento

Envenenamento

De repente seu cão ou seu gato que até então estavam com plena saúde e bem dispostos, aparecem agonizando.

Como pode?
É, infelizmente, as maiores causas de agonia e de mortes de cães e gatos, são por envenenamento.

A morte por envenenamento, é a maior causa de enterros de animais, e isso é assustador, não? Imaginem, a morte por atropelamento está em segundo lugar.

Mas quem são essas pessoas sem coração que cometem esses crimes?

É inacreditável, mas na maioria das vezes é o seu próprio vizinho, que incomodado provavelmente, com o latido do seu cão, ou do seu gato entrando no quintal dele para dar umas passeadas, quer ficar livre deles.

Geralmente, é usado um pedaço de carne com veneno para matar esses animais.

Os bandidos também são os grandes causadores de mortes por envenenamento.

Tendo que acabar com os latidos dos cães para poderem invadir suas casas, eles não pensam duas vezes em liqüidar com eles.

Como proceder
Se o bichinho ainda estiver respirando, ou conseguir pegá-lo ainda quando estiver começando a comer algo que você sabe que não foi você quem lhe deu, corra para o veterinário para tentar salvá-lo, pois apenas 1/3 conseguem se salvar.

Caso o bichinho já esteja agonizando ou morto, leve-o para fazer uma necrópsia e faça em seguida um Boletim de Ocorrência.

Não se envergonhe de estar fazendo isso por um gato ou por um cachorro, pois caso não fossem importantes, não existiria Lei que os protegesse. Por isso, use-as, caso necessário, pois com os culpados punidos, crescerá a consciência desse ato criminoso.

Agora, a melhor prevenção, é ensinar seu animalzinho a não aceitar comida de estranhos, nem comer nada do chão.

Estricnina (chumbinho)
A estricnina é um veneno que não pode ser vendido, mas alguns lugares comercializam o veneno sem autorização e muitas pessoas acabam comprando e usando-a de forma irresponsável. Há casos de cães e gatos que engolem um rato que foi morto pela estricnina, e, conseqüentemente morrem também pelo veneno. Dependendo da baba do cachorro, se ainda outro cão vier e lamber-lhe a baba, também poderá morrer envenenado.

Acidentes
Não se esqueçam que existe também, a morte por envenenamento, pela ingestão de produtos domésticos, como os desinfetantes, aerosol perfumado para ambientes, os venenos para ratos, para baratas, assim como o uso incorreto de algum medicamento que o cão ou gato estejam ingerindo.

Portanto, fiquem atentos!

Consultora: Andressa D. Gianotti, Médica Veterinária

Outros:

Nenhum comentário:

Postar um comentário