terça-feira, 9 de março de 2010

Enssinar o cão a fazer nessecidades dentro de casa?

Necessidades dentro de casa? Pois é… Se você é daqueles que preferem que o cão faça xixi e cocô só na rua, é melhor pensar duas vezes antes de tomar esta decisão…

Assim como eu mostrei no último domingo, é importante ter em mente que, se o cachorro ficar acostumado a se aliviar apenas quando sai pra dar um passeio, isso pode acabar se tornando uma regra pra ele.

Agora imagine você, naquela baita chuva de verão, tendo que sair de casa pra levar o cão fazer xixi porque ele só faz na rua??? Ou ficar igual a dona do Zabel, e ter que voltar na hora do almoço pra casa só para sair para passear com o cachorro.

Por isso mesmo, ensinar o cão a fazer as necessidades em casa, no local correto claro, é possível e pode facilitar tanto a vida quanto a do animal, quanto a sua!

Seguindo a intuição

Muitas pessoas, quando querem ensinar o cachorro a usar um local da casa como banheiro, adotam uma tentativa intuitiva. Usam um jornal colocado na área de serviço, e pra cães machos, costumam pôr um cone pra que eles possam levantar a perna. Depois, colocam um pouco do xixi do cachorro tanto no jornal, quanto no cone, e esperam que ele, intuitivamente, utilize aquele lugar.

Não funcionando de primeira, quem opta por este método acaba deixando de levar o cão na rua pra que ele fique apertado e use o jornal.

Tô apertado!

Esse modo intuitivo é válido, mas nem sempre dá certo. Fazer o cachorro segurar as necessidades por muito tempo, além de ser super desconfortável pra ele, pode gerar problemas de saúde. O cão pode ficar, no máximo, oito horas sem ter acesso ao local onde costuma fazer xixi e cocô.

Reveja no próximo artigo algumas técnicas muito bacanas, que você pode usar pra ensiná-lo a fazer as necessidades dentro de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário