segunda-feira, 15 de março de 2010

Falta de apetite: oque fazer quando seu cão não quer comer?

Você já deve ter notado que a maioria dos cães parece que vive esfomeada… Na hora da refeição, alguns vão com tanta vontade pra cima da vasilha, que parecem que não comem há um tempão! O que muita gente não sabe é que essa “fome” constante está ligada a uma herança genética vinda dos ancestrais dos cachorros. No período de evolução dos cães, a comida nem sempre era farta, pelo contrário, costumava faltar. Por isso, o cachorro precisava aproveitar qualquer oportunidade de se alimentar e carrega este comportamento até os dias de hoje.

Agora, se o seu cão não faz parte dessa maioria, e você precisa implorar e até fazer malabarismos pra que ele se alimente, aí vão algumas dicas que podem ajudar a aumentar a vontade de comer do seu bichinho.

Algo errado?

Importante: Antes de qualquer coisa, consulte um veterinário de sua confiança e certifique-se de que a falta de apetite não é causada por nenhum tipo de problema de saúde.

Greve de fome

Pode parece esquisito, mas acredite: alguns cães muito carentes podem não se alimentar só pra ganhar a atenção dos donos! E o proprietário, sem querer, acaba reforçando este comportamento fazendo exatamente o que o cachorro quer: dá carinho, conversa com ele e até oferece ração na mão pra fazê-lo comer.

A melhor maneira de resolver o problema é inibir este comportamento lentamente – sem deixar o cachorro passar fome, é claro! Para isso, você tentar várias táticas: oferecer uma ração mais gostosa, evitar falar com o cachorro se ele não comer e elogiá-lo enquanto ele come, para estimulá-lo.

O prato do vizinho…

Em geral, os cães são muito competitivos, também por conta de um comportamento herdado de seus ancestrais. Se naquele tempo, os cachorros não comessem ou demorassem muito pra devorar a refeição, poderiam perder a sua chance, e passar um longo tempo sem se alimentar e consequentemente ficar em desvantagem. Logo, se você tem mais de um cachorro, se aproveite disso pra chamar a atenção do animal que não está nem aí pra comida.

A dica é colocar as vasilhas de ração bem próximas. Assim quando o desinteressado perceber a vontade do outro em pegar o que é seu, irá engolir a comida.

Tá na mesa!

Antigamente, era muito normal alimentar os cães adultos apenas uma vez por dia. Hoje, já se sabe que eles devem comer pelo menos duas vezes por dia, o que ajuda a evitar problemas como gastrite e torção gástrica.

Alguns cachorros sentem mais fome em determinados horários ou comem compulsivamente quando enfrentam situações de estresse. Cães assim geralmente se alimentam só uma vez por dia e depois não querem mais saber de comida. Os donos ficam tão preocupados com essa atitude que acabam cometendo um erro clássico: aumentam a quantidade de ração na única refeição que o cão faz. O problema é que isso só piora a situação: o cachorro vai ficar empanturrado e continuará recusando a outra refeição… com razão!
Se esse é o caso do seu cãozinho, faça o contrário: diminua um pouco a quantidade de ração da primeira refeição do dia, para que na próxima o cão coma com mais apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário