No artigo de ontem, começamos a falar um pouco sobre a agressividade por dominância, um problema comportamental mais comum do que se pode imaginar. Como já dissemos, em casos como este o importante é ensinar o cão a obedecer limites, para que assim ele não se sinta no controle da situação.
Hoje você vai conhecer mais algumas dicas que te ajudarão nesta tarefa.
Por água a baixo…
O segredo desta dica é fazer qualquer demonstração de agressividade dele fracassar. Por exemplo: você está tentando fazer o cão descer do sofá. Ele rosna e você imediatamente se afasta. Se você agir assim, seu cachorro vai entender que rosnando ele consegue impor a sua vontade, e vai acabar te fazendo de gato e sapato.
Então, procure se manter sempre firme! Quando for tirar o cachorro do sofá, vá e tire-o de lá, e pronto. Se você não se sentir seguro pra agir com firmeza, por medo de levar uma mordida, é melhor não fazer nada. Se você for tentar tirá-lo e não conseguir será pior do que deixá-lo lá, pois fracassar na missão só incentivará o mau comportamento do animal.
Sem violência
Lembrando que, agir com firmeza não significa machucar o cão! Não devemos, em nenhuma situação, adotar a agressão física para corrigir um comportamento indesejado.
Sou da paz!
Uma outra dica bacana, é você evitar as brincadeiras de cabo-de-guerra. Este tipo de atividade contribui para aumentar a agressividade, pois recompensa o cachorro por rosnar ou por manter um objeto na boca sem que você consiga pegá-lo de volta. Portanto, busque outras maneiras de você e seu cão brincarem juntos.
Com cautela!
Mas se o seu cachorro já estiver rosnando com mais força ou até mesmo mordendo o pessoal da casa, então é hora de recorrer a um especialista em comportamento animal. Isso porque, se seu cão for de porte grande e decidir partir pra cima de você, pode ser bastante perigoso, por isso, procure a ajuda de um profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário