segunda-feira, 15 de março de 2010

Dicas para enssinar seu cão a expressar oque ele quer

Já imaginou se você conseguisse entender todos os desejos do seu cão? Saber se aquele latido quer dizer “ainda tô com fome!” ou “quero passear”… Pois saiba que isso não é impossível!

Os cachorros têm uma predisposição genética pra poder se comunicar com o ser humano. Este artigo vai mostrar algumas dicas que você pode usar pra ensinar seu cão a expressar o que ele deseja.

Tá me entendendo?

Existem sinais típicos que seu cachorro usa pra se comunicar com você: latir, chorar, rosnar, mostrar os dentes e abanar o rabo são alguns deles. No entanto, nem sempre os significados destes sinais ficam claros pra você.

O que poucos donos sabem é que é possível criar um sistema próprio de sinais para se comunicar com seu cão.

Presta atenção!

Para isso, antes de qualquer coisa, você tem que estar atento aos pequenos sinais que o cachorro demonstra pra poder começar a responder a cada gesto com uma ação.

Por exemplo: se o pote de água está vazio e seu cachorro está lambendo as últimas gotas que restaram no fundo, encha a vasilha neste momento. O cão vai começar a associar o ato de lamber o fundo da vasilha a um “aviso” que você captou de que ele quer mais água. Então, sempre que estiver com sede, ele irá avisar pra você desta maneira.

É só pedir…

Você também pode criar situações para o cão aprender a “pedir” o que deseja. Uma boa estratégia para isso é colocar menos ração no prato dele, por exemplo.

Quando você observar que ele está lambendo os farelinhos que sobraram, ou empurrando o pote vazio com o focinho, coloque um pouco mais de alimento na vasilha. Aos poucos, o cão fará a associação e repetirá o gesto sempre que estiver com fome.

Aí vem a dúvida:”Mas como saber se ele está com sede ou fome, quando ele encostar o focinho no pote vazio?”.

É justamente por isso que você deve evitar que os sinais sejam muito parecidos. Neste caso, por exemplo, use potes bem diferentes para dar água e a ração.

Outro treinamento que você pode fazer é levar o cachorro pra dar uma voltinha sempre que ele chegar perto da coleira dele. Aos poucos, ele vai associar a aproximação do objeto à sua atitude de levá-lo pra passear.

Não confunda as coisas…

Uma dica: não deixe a coleira de passear no mesmo local dos biscoitos e dos brinquedos. Assim, você evita confusões quando seu cão se aproximar de algum dos objetos, pois ele quer te dizer algo diferente com cada um.

Agora não!

Ensinar o cão a se comunicar com você não significa se transformar num escravo das vontades dele. É extremamente importante saber a hora de dizer não. Quando o cachorro percebe que seus desejos são compreendidos, se atender sempre a tudo que ele quer, você vai acabar sendo treinado!

Já imaginou seu cachorro te pedindo pra ir passear às três da madrugada? Sempre que você observar que ele está fazendo um gesto de pedido no momento errado, diga “Não!”. Com o tempo, seu cão vai percebendo a hora certa de pedir cada coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário