sábado, 13 de março de 2010

Preparando o terreno: dicas para a daptar o cão à chegada do bebê

PhotobucketComo dissemos no post anterior, o primeiro passo a ser tomado é preparar o cachorro bem antes de o bebê chegar. Para isso, procure prever as mudanças que acontecerão com a vinda da criança e, gradativamente, tente adaptar o cão a elas.

Ou eu, ou ele!

Isso porque, alterações radicais são extremamente estressantes para o animal. Ainda mais para os cães, que dependem dos companheiros do “grupo” para sobreviverem. Eles podem ter medo de serem expulso da “matilha” por causa da chegada de um novo indivíduo na família, e podem acabar reagindo com mais agressividade ou desenvolvendo problemas como ansiedade e medo excessivo.

Perdendo espaço

Então, se o cão não vai poder entrar em um determinado cômodo, o quarto do bebê, por exemplo, a dica é acostumar o cachorro a não entrar no local algumas semanas antes do nascimento. Assim, você consegue evitar que o bicho associe a chegada da criança à perda do espaço. Proíba o animal de entrar no quarto, e recompense-o sempre que notar que ele, espontaneamente, evitou desobedecer a proibição.

Olha eu aqui!!!

E, com a vinda do recém-nascido, é quase impossível continuar dando ao cão a mesma atenção de antes. Para que essa aparente diminuição de interesse não seja associada ao bebê, acostume o cachorro a nem sempre receber atenção o tempo todo. Assim, ele vai aprender a lidar melhor com a frustração e ficará menos ansioso quando não conseguir ganhar um carinho de alguém que esteja entretido com o neném.

Amanhã, você conhecerá alguns truques bacanas que te ajudarão a associar a presença do bebê a coisas legais para o cão, melhorando assim a relação entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário