sexta-feira, 12 de março de 2010

Seu cão late demais? explico oque isso pode causar

Quando o cachorro late em excesso, muitos problemas podem surgir na vida do dono: os vizinhos reclamam por causa do barulho constante, a família reclama porque quer assistir a TV sossegada… enfim, todos reclamam. E o dono, sem saber o que fazer, manda o cachorro calar a boca ou então faz tudo que o bicho quer contanto que ele pare de latir.

O problema é que latir demais também prejudica o próprio cachorro… Quanto mais ele late, mais ansioso fica e mais furiosamente vai latir. Esse comportamento provoca um estresse tão grande, que o cão pode ter problemas em seu sistema imunológico e até desenvolver úlceras.

Tá latindo por quê?

Só podemos modificar um comportamento se suas causas forem conhecidas e eliminadas. Mas antes de identificar os motivos que levam aos latidos em excesso, devemos parar pra pensar se estamos oferecendo ao cão o necessário pra ele viver bem. É preciso verificar se ele está sadio, bem alimentado e se sai para passear pelo menos três vezes por semana.

Os cachorros necessitam de companhia para se manter saudáveis. Se ficarem sozinhos todo tempo, abandonados no fundo do quintal, certamente vão desenvolver comportamentos indesejáveis, como latir demais.

O problema pode ter várias causas além do isolamento. Um cachorro pode adquirir o hábito de latir exageradamente por medo, instinto de proteção, desconforto (fome, sede, etc), provocação ou por vontade de chamar a sua atenção.

No próximo artigo você vai saber um pouco mais sobre este tema. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário