sábado, 13 de março de 2010

Você sente ciúme do seu cão?

Como eu ja postai nos artigos anteriores algumas dicas bacanas para você preparar o seu cão na chgada do bebê que ele pode desenvolver ciumes e outros tipos de problemas mas você já ficou triste porque parece que seu cachorro gosta mais de outras pessoas do que de você? E o pior, você tem a impressão que ele é loucamente apaixonado por aqueles que sempre o repreendem… Afinal, puxa vida, você nunca briga com ele, deixa que ele suba na cama, durma no sofá… Em outras palavras, você sempre permite que ele faça o que bem entende. Não é justo que ele não te adore!

Será que não é mesmo? Você já parou pra pensar o que faz o cão gostar mais de uma pessoa do que da outra? É o que você vai descobrir ao longo deste artigo.

Amor não correspondido

Se você se sente injustiçado e não correspondido, não se envergonhe. As disputas pelo amor dos bichos de estimação são muito naturais, ainda mais se tratando de um cachorro, que declara sua paixão sem hesitar.

O problema é que muitos donos amam tanto seus cães que, por medo que eles se apeguem a outras pessoas, acabam prejudicando o bem-estar do animal. Preferir que seu amigo fique preso a deixar que seu irmão o leve passear, por puro ciúme, é um bom exemplo disso.

Lembre-se de que os cachorros são muito dependentes de companhia, e na sua ausência outras pessoas precisam cuidar dele.

Era uma vez um puxa-saco…

Mas afinal: o que faz o cão gostar mais de uma pessoa do que de outra? Uma breve história vai te ajudar a entender… Há muito tempo, os ancestrais dos cachorros, os lobos, viviam em grupos. Esses grupos, chamados de alcatéias, tinham líderes que ditavam as regras, acasalavam com as melhores fêmeas e comiam a melhor parte da carne da caça… Os cães mais próximos do líder desfrutavam de certas regalias. Assim, adulavam o “chefe”, lambendo-o, fazendo a maior festa pra ele, e sempre querendo ser o seu “melhor amigo”, mesmo que ele não correspondesse à altura. Os cachorros herdaram este comportamento e por isso agem assim até hoje.

Portanto, impor limites ao comportamento do cachorro não vai fazer com que ele goste menos de você. Muito pelo contrário. Se você demonstrar liderança e não deixá-lo fazer o que quer, na hora que quer, ele pode te curtir ainda mais.

Faço ou não faço?

Tome muito cuidado pra que ninguém desautorize uma ordem sua e acabe criando uma baita confusão na cabeça do cachorro. Por exemplo: se você disser para o cão descer da sua cama e outra pessoa falar pra ele ficar onde está, provavelmente ele continuará na cama e não vai entender a quem deve obedecer.

Como seu cachorro não é nada bobo, percebendo este conflito, pode ficar a favor da pessoa que apóia suas vontades e se tornar agressivo com quem o contraria.

Como fazê-lo se apaixonar por mim?

O cachorro associa pessoas às atitudes que elas têm. Portanto, petiscos deliciosos, passeios divertidos, bastante carinho e brinquedos, são ótimas ferramentas nesse processo de conquista e podem ajudar a aumentar o apego que ele tem por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário