terça-feira, 9 de março de 2010

Porque cães têm comportamento compulsivos?

Se você está passando por uma situação como esta com o seu cãozinho, então não perca as dicas que darei neste e nos próximos artigos.

Mas porque?

Existem muitos motivos que podem levar um cão a desenvolver um comportamento compulsivo. Além de uma predisposição hereditária, em geral, por desequilíbrio químico dos neurotransmissores do cérebro, este comportamento também pode acontecer por causa do estresse e da ansiedade, provocados pelo ambiente onde o animal vive ou pela relação dele com o dono e sua família.

Por exemplo, um cão muito ativo tende a ficar muito ansioso se for trancado em espaço pequeno demais e com poucos brinquedos. Para gastar a energia acumulada, ele poderá começar a andar em círculos, lamber as patas, latir e até roer pedras!

Parque de diversões!

Por isso, é super importante dar condições para o cachorro gastar seu tempo livre e toda essa energia. Já se ele for muito sociável, por exemplo, não o deixe sozinho por períodos muito longos, pois para um cão acostumado com a presença constante do dono e de outras pessoas, uma situação assim pode causar desespero, mesmo que seja por poucas horas.

O que??? Como??? Onde???

E como eu disse no início do artigo, o estresse está entre as principais causas do comportamento compulsivo. Sendo assim, uma dica útil é evitar mudanças bruscas de hábitos, como horário de dar a comida, por exemplo.

No próximo artigo eu falarei um pouco mais sobre este tema. Não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário