sexta-feira, 12 de março de 2010

Cães e carros: dicas para passear com segurança

No artigo de hoje você vai conhecer algumas dicas para passear de carro com o seu cachorro de maneira segura.

Perigo no volante!

Como mostrei na semana passada, é super importante que o cão ande de cinto e não fique solto no carro! Um cachorro solto dentro do veículo pode pular de um lado para outro e facilmente se enroscar, entrar no meio das suas pernas, esbarrar no acelerador ou no breque e até mesmo tentar pular pela janela!

Uma fração de segundo pode ser preciosa durante uma situação de risco de acidente. Se não houver tempo para tirar o cão do colo ou para evitar que entre em baixo dos pedais, por exemplo, o resultado pode ser extremamente perigoso. Por isso todo cuidado é pouco, pois o cachorro solto dentro do carro, além de poder acabar gerando um acidente, pode também fazer com que o animal se machuque gravemente!

Cinto, guia e cia

Sendo assim, prenda o cão com uma guia curta engatada numa peitoral ou coleira no banco de trás do carro, se possível num lugar que possa ser visto pelo retrovisor, ou leve-o dentro de uma caixa de transporte. Cintos de segurança próprio para cães também são super recomendados para um passeio ainda mais seguro.

Ai, que enjoo…

Muitos cães também podem ficar enjoados quando andam de carro, principalmente em viagens mais longas. Caso seu cachorro tenha algum tipo de problema com isso, converse com um veterinário de sua confiança para a indicação do melhor remédio contra enjoos e evite alimentar o animal no mínimo duas horas antes de colocar o pé na estrada.

Efeito estufa

Outro fator que requer muita atenção é quando você deixa o cão sozinho no carro, na hora de estacionar no mercado, por exemplo. Se o automóvel é deixado sob o sol, mesmo que por pouco tempo, ele se transforma numa verdadeira estufa! Por isso, é comum ouvirmos casos de cães que morreram por hipertermia – calor excessivo – depois de terem sido deixados trancados no carro.

Por isso, jamais deixe o seu cãozinho dentro do veículo quando houver a possibilidade de sol sobre o automóvel, ou sabendo que você demorará um período maior que alguns minutos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário