domingo, 14 de março de 2010

O Encantador de Cães

millan_l

Confesso que apesar de ter cachorros há 10 anos, faz no máximo um ano e meio que eu comecei a levar a sério a questão do comportamento dos cães. Quando foi lançado o livro O Encantador de Cães, de Cesar Millan, tive curiosidade em entender melhor como os peludinhos “encaram a vida”. Lendo o livro compreendi que apesar das minhas boas intenções, eu falhava muito por não perceber as reais necessidades deles.

Cesar Millan , que já reabilitou muitos cães que sofreram abusos, costuma dizer que o seu trabalho é o de reabilitar cães e treinar pessoas, e que os problemas comportamentais que eles apresentam são consequencia das relações entre o dono e o cachorro, não importando nem o seu tamanho, nem a sua raça.

*O primeiro ponto importante é que estabeleçamos a nossa liderança na matilha. Os cães não percebem a diferença entre eles e os homens, nos vêem como parte da mesma matilha, e como tal deve ter um líder. Sendo assim, cabe a nós ocupar esse espaço; a não ser que, claro, a gente queira ter a nossa vida governada pela sua mejestade, o cachorro : )

*Segundo Cesar Millan, a primeira necessidade dos cachorros é o exercício. Eles precisam gastar a sua energia de forma orientada, sempre respeitando os sinais do seu lider.

Me diga, quem nunca teve sapatos roídos, sofás rasgados e meias comidas? Então, isso é energia acumulada. Lembro de uma vez que cheguei em casa e o meu Lhasa tinha arrancado um pedaço do rodapé! Isso é sintoma de uma dona sem noção!

Gente, peguem o seu cachorro, espantem a preguiça e dêem ao menos uma boa caminhada diária com eles, vai fazer bem pra saúde fisica e mental dos dois.

* A segunda necessidade é a disciplina, e lembre-se: quem ama, educa. Dá trabalho, mas não existe amor sem trabalho. Precisamos estabelecer regras, limites e restrições, que incluem horários de alimentação, exercício, brincaderias de maneira regular. Os cães precisam de uma rotina estruturada, de regras claras do que eles podem ou não fazer, propiciando que eles se tornem mais sociáveis e tranquilos.

*No terceiro lugar no ranking das necessidades está o carinho. Você pode pensar: duvido, lógico que não é assim. Agora pensemos juntos, se você lembrar de qualquer cachorro que você considere que seja indisciplinado, mimado… Provavelmente ele faz pouco ou nenhum exercício, o seu cotidiano não é lá muito disciplinado, mas sempre tem alguém afofando o bichano, não é?

Dê sempre muito carinho ao seu cão, mas lembre-se que devemos dá-lo na medida da necessidades deles, e não da nossa. Desta maneira os nossos companheiros terão oportunidade de terem uma vida equilibrada e feliz.

Quem quizer ler mais um pouco sobre o livro, tem uma resenha muito boa no site da bitcão.

Também tem esse link para um vídeo (com legendas) de um episódio do programa de Cesar Millan : http://videolog.uol.com.br/video.php?id=366641

P.S. Não tente aplicar as técnicas apresentadas no vídeo sem consultar um profissional! ; )

Nenhum comentário:

Postar um comentário