terça-feira, 9 de março de 2010

Como agir contra os comportamentos compulsivos?

Um ponto importante e que deve ser levado em conta logo de cara é: não recompensar comportamentos compulsivos dando atenção ao cão! Agir assim acaba se tornando um estimulo para o comportamento indevido: ele se lambe sempre, porque sabe que fazendo isso vai ganhar sua atenção.

Bronca

Por isso, para interromper um comportamento compulsivo, é necessário causar um desconforto, algo que provoque uma sensação desagradável ao animal, mas sem traumatizá-lo! Chacoalhar uma lata com moedas ou fazer uso de biribinhas são ótimas pedidas para isso. Mas atenção: você deve utilizar estes recursos somente no exato momento quem que o cão estiver manifestando a compulsão.

Remedinho…

Também, é super importante consultar um veterinário de sua confiança! Alguns comportamentos compulsivos são decorrentes do desequilíbrio químico dos neurotransmissores do cérebro, como mencionei no artigo anterior, e existem remédios que podem ajudar no tratamento.

Show time!

Mas você sabia que, impedir que seu cão fique entediado pode evitar vários problemas comportamentais, como compulsão, ansiedade e até a mania de destruir coisas? Isso mesmo! Manter seu cachorro ocupado é bem mais saudável do que simplesmente impedi-lo de fazer as coisas que ele quer, ou simplesmente deixá-lo largado o tempo todo…

Conheça nos próximos artigos, algumas dicas super bacanas que podem te ajudar a entreter seu cão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário