segunda-feira, 1 de março de 2010

Clicker

Agora vou falar do método de adestramento clicker,clicker é uma caixinha com um pedaço metálico no meio ue ao pressionado produz um som fino de um click que seve para adestrar cães e Golfihos.Vou falar +:

Clicker

Clicker

Clicker: Ferramenta fundamental no Adestramento Inteligente
O clicker é uma caixinha plástica com uma placa de metal dentro que produz um estalo quando pressionada - o click. É um instrumento especialmente desenvolvido para o treinamento de animais, que deverão associar o click com a recompensa. Outros objetos, como apitos, brinquedos, canetas e até tampinhas podem ser usados como clicker, desde que produzam um som muito curto, sejam fáceis de manejar e acionar e não emitam um barulho ao qual o cão já está acostumado. O clicker é uma ferramenta muito importante no Adestramento Inteligente porque é uma forma de indicar ao animal o comportamento exato que queremos recompensar. Com o treinamento, o cão sabe que recebeu a recompensa pelo comportamento que apresentava exatamente quando ouviu o barulho. Sem o clicker, teríamos de entregar a recompensa enquanto ele ainda estivesse executando determinado comando, o que, na maioria das vezes, é inviável.

Crédito: V2 Pet Books

Clicker também é usado para treinamento de golfinhos
Apesar de ter sido usado com cães nos anos 40, foi na década de 50 que o clicker ficou conhecido como uma ferramenta de treinamento de mamíferos aquáticos, como golfinhos e baleias – situação na qual é impossível a intervenção física do treinador pracomandar o animal. Entretanto, o conceito foi amplamente divulgado por Karen Pryor a partir de seu livro "Don't shoot the dog". Hoje, o clicker é uma tendência mundial e tem sido usado com sucesso no treinamento de diversos animais além do cão, como peixes, cavalos, galinhas, gatos e papagaios, entre outros.

  • Por ser mais rápido que o agrado verbal, o clicker identifica o comportamento correto exatamente no momento em que ele acontece
  • O cão aprende que apenas ouvindo o click ele será recompensado, ele não seguirá a recompensa (petisco, brinquedo etc) e tentará comportamentos que levarão ao som do clicker
  • Facilita o treinamento quando o cão está longe, quando não é possível recompensar com petisco
  • Clicar é uma das maneiras de mostrar ao cão o fim do comando executado corretamente
  • O clicker pode ser facilmente transferido de pessoa para pessoa
  • Com o clicker, não é necessário usar força física para treinar o animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário