terça-feira, 9 de março de 2010

Como saber se seu cachorro esta no peso ideal?

Como saber se seu cachorro está no peso ideal?

foradeformaVocê, algum dia, já parou pra pensar que estar acima do peso pode colocar em risco a saúde do seu cão? Pois é… Apesar de muita gente achar “bonitinho” ou dar uma falsa aparência “mais saudável”, os cachorros mais gordinhos têm uma tendência maior para desenvolver problemas de saúde, além de viver cerca de 10 a 15% menos tempo do que os cães que estão no peso ideal!

Conheça agora algumas dicas pra deixar seu cachorro de bem com a balança.

Mas como saber?

Pra descobrir se seu cão está com um peso legal ou não, você deve observar suas costelas. Se elas estiverem aparecendo um pouco quando você olha o cachorro de cima, o peso está bom. Isso vale para os cães de pêlo curto. Se o seu cachorro faz parte do grupo dos mais peludos, você terá que apalpá-lo para verificar.

Na dúvida, recorra à ajuda de um veterinário de sua confiança.

Só coisa de primeira

Quando for começar o regime, é muito importante que você dê ao cachorro rações e petiscos de boa qualidade. É fundamental que o alimento forneça todas as vitaminas que o cão precisa pra ficar forte e saudável pois, mesmo comendo menos, os nutrientes devem ser suficientes pra manter o bom funcionamento do organismo.

Sem pressa

Os cães mais gordinhos devem perder peso aos poucos. Se o cachorro emagrecer muito rápido, ele pode desenvolver alguns problemas de saúde. Quando começar a nova dieta, tente balancear a quantidade que o cão come atualmente e vá diminuindo aos pouquinhos.

Tá na mesa!

Quem resiste àquela carinha de pidão que só os cachorros sabem fazer? Mas é importante você não se deixar levar pelos apelos dele! É normal, depois de comer, que o cão peça mais. No entanto, isso não significa que ele ainda está com fome. Todos os animais têm esse instinto de buscar pela comida, mesmo quando já estão de barriga cheia.

Se o seu cachorro costuma comer petiscos, você pode continuar dando pra ele desde que sejam próprios para cães e em quantidade moderada.

Outra coisa super importante: nunca dê a sua comida para o cão!!! Além de desequilibrar a dieta, alguns alimentos podem até causar intoxicações.

Na hora do rango

No início do regime, é normal que o cão fique mais agitado. Mas isso passa em pouco tempo. Essa agitação acontece especialmente na hora de comer ou quando ele percebe que vai ganhar um petisco.

Se você tiver vários cães, também existe a possibilidade de eles brigarem pra disputar a ração na hora de comer. Neste caso, alimente cada um deles separadamente ou fique de olho enquanto eles comem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário