segunda-feira, 8 de março de 2010

Mania de comer fezes

Mania de comer fezes

O ato de comer fezes, chama-se coprofagia. Segundo alguns pesquisadores, comer fezes pode ser um comportamento normal na espécie canina. Logicamente, para os cães os dejetos representam fontes de alimento, tanto que os carnívoros caçadores começam a devorar a presa pelas vísceras, pois nela existe a presença de fezes.

Para alguns cães, o odor e sabor das fezes parecem ser atraentes, totalmente diferente do ser humano que tem rejeição por elas.

Mas de qualquer forma, é preciso que se observe o comportamento do cão, para saber verdadeiramente porque isso ocorre, pois se for somente um hábito pode-se corrigí-lo, como no caso dos cuidados das cadelas com sua ninhada, que come as fezes de seus filhotes, para manter o local limpo. Agora, se caso for devido a uma doença associada, então será preciso tratamento. Por exemplo: uma inflamação aguda ou crônica no pâncreas, pode acarretar numa "atração" em comer fezes.Para isso, existem exames laboratoriais que avaliam a presença ou ausência da atividade das enzimas pancreáticas.Não há comprovação científica de que carências nutricionais, dietas desbalanceadas ou a presença de vermes determinem a ocorrência da cropofagia.

Veja algumas dicas para evitar que seu cão coma fezes e os motivos que o levam a fazê-lo.

Cão sem espaço suficiente para usar o banheiro
Na vida selvagem, os animais sabem que o odor das fezes atrai predadores,portanto, seu cão instintivamente, pode estar apenas querendo manter o dormitório limpo, já que o local onde dorme está muito próximo de onde ele faz as necessidades. Nesse caso, a ingestão de fezes acaba virando um desvio comportamental.

Cão entediado
Se o cão fica muito tempo só, ninguém brinca com ele e ainda por cima não têm brinquedos no chão para que ele possa se distrair, ele pode acabar brincando e mordiscando as próprias fezes, como passatempo. Ofereça brinquedos se ele tiver que ficar só ou se você não pode sempre estar brincando com ele. Se vai ter que deixá-lo sozinho, o ideal, é a princípio deixá-lo pouco tempo, para que essa atitude não provoque comportamentos indesejáveis. Ao sair de casa, evite fazer muitos agrados no cão, pois isso só o deixará mais ansioso e ao retornar, só o agrade depois que ele ficar tranqüilo.

Cão que leva bronca quando ingere fezes
Diga "não" quando o cão estiver para pegar as fezes – com firmeza e autoridade. Se ele não obedecer, dê um empurrão rápido, para afastá-lo do local. Se ele continuar, use outro estímulo aversivo.

O cão adora interagir com o dono e receber a atenção dele. Quando for pego com fezes na boca, finja não ver. Bronca dada de forma errada pode até incentivar o cão a repetir o ato

Quando o cão cessar, fique atento. Ele pode tentar de novo. Insista, e depois de ele tentar duas a três vezes deverá desistir diante da sua repressão. Sempre que ele obedecer não faça festa. Isso pode estimulá-lo a repetir o erro. Mas cesse a bronca de imediato para deixar claro que ela se deveu apenas à tentativa de pegar fezes.

Cão que vê o dono recolher as fezes
Nunca recolha as fezes na frente do cão. Sabe porque? Como o cão disputa a atenção do dono o tempo todo, ao perceber que o dono vai recolher fezes, pode resolver pegá-las com a boca antes do dono. Na verdade, ele não faz isso por mal, pois faria a mesma coisa caso houvesse no lugar das fezes um brinquedo qualquer.

Cão que come fezes sem o dono ver
Para corrigir esse comportamento, estimule o cão a fazer as necessidades na sua presença. Após servir a refeição (duas por dia), tente permanecer com o cão, até o momento em que ele estiver defecando (cerca de 10 a 15 minutos depois),e aí leve-o a um ambiente diferente, para que enquanto isso, outra pessoa remova as fezes sem o cão ver. Outra solução, é aplicar um produto que torne o sabor ou odor delas desagradável ao cão.Os produtos encontrados em pets shops, geralmente são à base de limão ou vinagre.

Cão que como fezes na rua
Se você estiver segurando-o com firmeza na coleira, isso dificultará que ele tenha acesso as fezes que se encontram pelas ruas. Procure passar longe das fezes, mas caso ele faça menção de se dirigir à elas, comande o "não" e dê um tranquinho na coleira.

Nunca bata no cão nem aperte o focinho; a dor acabará tornando-o medroso ou agressivo.

Um comentário:

  1. Muito bom seu post sobre esse assunto. Gostaria de lhe fazer uma pergunta, eu adotei um cachorrinho, já velhinho e ele as vezes come, mas percebi que ele não come se fizer na rua, nem ao menos tenta. Mas quando faz em casa ele ele come. Tomo mais ou menos as medidas que você citou e agora me indicaram um remédio pra sanar isso. Porém gostaria de saber se o comportamento dele pode ter sido fruto de maus tratos, algo do tipo: "Fez coco fora do lugar apanha, ai come pro dono não ver que fez". Será que isso pode ter acontecido?

    ResponderExcluir