quinta-feira, 18 de março de 2010

Seu cachorro tem casinha?

Seu cachorro tem casinha?

Você sabia que, para os cães, a casinha é muito mais do que proteção contra o vento, a chuva e o frio? Neste artigo você vai entender porque todo cachorro deve ter uma e a importância que ela tem pra eles.

Lar doce lar

Ter uma casinha significa muito para o cão. É o local onde ele se sente totalmente protegido e que é realmente só dele. Ao contrário do que muitos donos acreditam, até os cães que vivem dentro de casa ou do apartamento precisam ter uma casinha. Se o cachorro não usá-la sempre, não tem problema. A simples presença da casinha no ambiente já é suficiente. O cão fica mais tranqüilo ao saber que tem um abrigo à sua disposição se precisar.

Isso acontece porque os cachorros são animais de toca, ou seja, preferem descansar ou tirar uma soneca em lugares assim. Dentro desse espaço, eles se sentem protegidos do tempo ruim e de possíveis ataques de outros animais. Agora, você deve estar pensando: “Mas dentro de casa não chove e ninguém vai atacá-lo!!!”. O fato é que, mesmo dentro de casa, onde o cão está livre desses perigos, ele ainda sente necessidade da toca por causa do seu instinto. Os cachorros gostam de ter uma espécie de “refúgio” para usar quando não estão se sentindo muito bem, em noites de trovões, ou simplesmente para saborear um ossinho em paz.

Quando você tem um monte de trabalhos da escola pra fazer ou não está a fim de muita conversa, não é muito bom poder ir pro seu quarto, um cantinho com a sua cara e só seu? A casinha pro cachorro significa a mesma coisa.

Arrumando a casa…

Grande parte dos cães curte dormir em superfícies macias e fofinhas, exceto em dias muito quentes, quando alguns preferem deitar diretamente sobre lugares frios, como o piso. Se o cachorro não for muito calorento, capriche bastante nos cobertores e lençóis dele. A idéia não é gastar um dinheirão com essas coisas, mas deixar a casinha o mais aconchegante possível. Isso, além de contribuir para o bem-estar do cão, ajuda a evitar que ele fique se aninhando em outros lugares da casa, como na cama dos seus pais, no jardim, ou no sofá da sala.

Vale lembrar que o cheiro do dono ajuda o cachorro a se sentir mais seguro. Logo, deixe seu odor no lençol ou cobertor que vai colocar na casinha. Claro que não precisa andar com o pano debaixo do braço pra fazer isso… Basta esfregar a mão na sua própria pele e depois no tecido.

Ah, e importantíssimo: manter a higiene da casinha é essencial! Portanto, escolha uma que você possa limpar facilmente.

Crise imobiliária

Diferente do que muita gente pensa, os cães gostam mais de casinhas do que de mansões. Pra eles, tocas mais apertadas são mais seguras do que ambientes maiores. Por esse motivo, opte por uma casinha com espaço suficiente apenas para o cachorro ficar em pé e dar suas voltinhas antes de deitar.

Sem teto

Sempre que levar o cachorro para um local desconhecido, não esqueça a casinha. Nessa situação, ela funciona com um ponto de referência para o cão e ajuda a aliviar sua insegurança. Um ótimo jeito de resolver esse assunto é adotar a própria caixa de transporte do cachorro como casinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário