terça-feira, 9 de março de 2010

Dicas de como manter seu cão entretido

caoentretidosemcompulsaoJá abordei aqui no Compreenda seu amigo Canino, algumas vezes, a importância de manter os cães entretidos. E como mencionei no último artigo, fazer isso ajuda, e muito, a evitar ou, caso já existam, amenizar os comportamentos compulsivos.

Mas quando falamos em entreter o cachorro, a primeira coisa que vem à cabeça são aquelas atividades que precisam presença do dono, como brincar de cabo-de-guerra, buscar a bolinha ou levá-lo para passear. Estes momentos, com certeza, são importantes tanto para o animal, quanto para você!

Mas quem disse que não é possível entreter o cachorro mesmo quando o proprietário não está por perto ou não pode dar aquela super atenção?

Você vai descobrir a seguir como fazer isso!

InvestigaCão

Se você tem um cão guloso em casa, este primeiro truque é infalível!!! Esconda alguns petiscos pelos cômodos da casa ou no jardim. Isso vai estimular o cão a procurá-los quando estiver sem nada para fazer. Ele ficará bem entretido durante o tempo que estiver investigando os ambientes atrás das guloseimas.

No começo, deixe os petiscos em lugares fáceis de encontrar e, aos poucos, vá colocando em locais mais difíceis. Mas, atenção: se você não curte que o cachorro entre em determinado cômodo ou passeie por algum espaço da casa, evite esconder as guloseimas por lá, pois isso o instigará a entrar no local proibido!

Ração na garrafa

Para um outro truque muito bacana você pode utilizar uma garrafa pet. Na garrafa vazia, faça alguns furos nas laterais e coloque dentro alguns petiscos ou grãos da própria ração que o cachorro já está acostumado a comer.

O intuito é estimular o cão a criar várias maneiras de tirar as guloseimas pelos furos. No início, faça furos um pouco maiores, para o cachorro não desistir logo de cara… Com o passar do tempo, dificulte tornando os furos menores. É uma maneira bem mais divertida de alimentar o cão, do que simplesmente deixar a ração dele na vasilha!

Ainda esta semana, no meu próximo artigo, mais alguns truques legais para entreter os cães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário