domingo, 7 de março de 2010

Responssabilidades de um dono

Responssabilidades de um dono de Cão,e agora oque eu faço quando tenhu um cão?

Bom, a decisão foi tomada e agora temos um cãozinho (ou caozão!) em casa. Quais são as preocupações e atitudes iniciais que se deve ter?

Primeiro cuide da saúde física do seu cachorro:

» O cachorro deve viver num local limpo.
O lugar em que o cachorro dorme e/ou fica deve ser limpo todos os dias, e mais de uma vez se for necessário. Isso é importante para a saúde dele e para seu comportamento. Um cachorro criado na sujeira nunca será limpinho, vai achar normal pisar e deitar no xixi e no cocô. Sua comida, água e caminha devem ficar distantes do “banheiro”. Na hora de limpar, lembre-se que produtos de limpeza podem causar alergias no seu cachorro. Consulte o seu veterinário se você observar irritações na pele dele. O produto para limpeza mais recomendado para evitar este problema é o Lysoform Bruto (utilizado na diluição indicada).

» Mantenha seu cachorro livre de carrapatos e pulgas. Existem produtos a venda em pet shops que são bastante eficientes em manter seu animal livre destes parasitas. Além de serem anti-higiênicos, os carrapatos são transmissores de doenças. Se o seu filhote ficar meio caidinho e/ou perder o apetite, leve-o ao veterinário para um exame de sangue, mesmo que nunca tenha visto um carrapato nele!

» Mantenha seu cachorro com as vacinas em dia. Os veterinários fornecem uma caderneta que mostra as datas de revacinação. Vacine seu filhote somente com um veterinário, só ele pode garantir a origem e conservação adequada das vacinas. Seu veterinário também lhe orientará sobre as datas de dar remédios contra vermes para seu animal.

» Em locais onde há muito mosquito é recomendado se dar ao cachorro um remédio que evita as doenças que eles transmitem. Consulte seu veterinário.

» Dê banho em seu cachorro no máximo 1 vez por semana. O ideal é quinzenalmente, ou apenas quando for necessário. O cachorro precisa manter uma certa oleosidade na pele para que esta fique saudável. Banhos muito freqüentes podem levar a problemas na pele e no pêlo. Use apenas shampoos para cães vendidos em pet shops. Hoje em dia existem vários tipos, de acordo com a pelagem de cada um.
» Escove seu cachorro diariamente se ele tiver pelo longo. Use uma escova de pinos adequada para cães.

» Veja sempre se há algum ferimento no seu cachorro. Trate todos os ferimentos imediatamente para evitar bicheiras.

» Evite deixar qualquer objeto que pode ser engolido ao alcance do seu cachorro. Deixe sempre brinquedos e objetos adequados para o seu cachorro roer e passar o tempo. Um cachorro entediado irá procurar alguma coisa para brincar. É comum ver cães engolirem chupetas, tampas de garrafas, rolhas, e pequenos brinquedos. Também proteja os fios da casa.

Agora a saúde mental:

» Passeie com ele pelo menos duas vezes ao dia. Passeios não servem somente para gastar energia, também fortalecem os laços entre cães e donos, reforçam a hierarquia e distraem a mente dele. Ele precisa ver gente, carros, outros cães, movimento, etc. cachorro que nunca passeia acaba ficando neurótico!

» Aproveite o seu tempo livre e finais de semana para brincar, correr e exercitar bastante o seu animal. Existem vários parques públicos que aceitam a presença de animais.

» Mantenha o cachorro sempre perto da sua família. A interação com humanos é a melhor coisa que podemos fazer pelos nossos peludos. Para aprender e ficar educado, o cachorro precisa estar convivendo com a família. Só assim ele aprende o que é certo e o que é errado. Quando ele fica preso ou isolado, não aprende nada, e além disso, fica ansioso e estressado.

» Mantenha o treinamento do seu cachorro em dia. Um cão treinado entende o que o dono quer dele e sabe se comunicar. Ele é mais calmo e obediente e se torna o companheiro que todos sonhamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário