sexta-feira, 12 de março de 2010

Hora do passeio: dicas para ajudar você a passear com seu cão

No texto de ontem, começamos a falar sobre algumas dicas que podem te ajudar a não ser arrastado por seu cachorro durante o passeio. Hoje, você vai saber o que pode causar este tipo de comportamento e mais alguns truques bacanas para te ajudar a se livrar deste problema.

Passeio? Obaaa!!!

Antes de tudo é legal saber que seu cão pode agir assim por dois motivos: dominância e ansiedade. É super normal o cão dominante procurar impor um ritmo e uma direção às caminhadas. Mas lembre-se que, você é o líder e durante o passeio também tem que deixar isso bem claro para o animal. Comece não deixando seu cachorro sair pelo portão antes de você, para ele já ir percebendo quem é que manda na situação.

O outro motivo, como mencionamos, é a ansiedade, neste caso para chegar logo à rua. Muitos cães simplesmente amam passear e é só você pegar a guia que já bate neles aquele desespero de sair logo.

Nesse caso, como o cão ansioso fica menos sensível aos trancos, pode ser preciso ser um pouco mais rígido, de início, para mantê-lo sob controle.

Treino no quintal

Assim como no caso exibido no último episódio, comece treinando no próprio quintal ou na garagem da sua casa, antes de sair para a rua. Jogue um petisco no chão e trave a guia se o cão tentar pegá-lo. Quando ele agir da maneira correta, recompense-o. Logo ele começa a associar que se andar junto com você, ele não recebe o tranco e além disso ainda ganha guloseimas e carinho!

Quando ele já estiver respeitando bem o tranco, uma boa técnica é fazer percursos em ziguezague. Com este truque, o cão passa a ficar mais atento em acompanhar seus movimentos, pois receberá um ‘tranquinho’ na guia caso tente ir para o lado errado.

To nem ai…

Mas se o seu cachorro é daqueles que não está nem ai para os trancos na guia, uma maneira eficiente de repreender o comportamento indevido é espirrar um jato de água com uma substância amarga não tóxica na boca dele – como já mencionamos em outras dicas anteriores, este produto pode ser adquirido em pet shops. Sacudir uma lata cheia de moedas ou estalo de uma biribinha também pode ser útil em caso de cães mais resistentes a broncas com trancos e spray amargo.

Com um pouco de treino, logo vocês dois estarão preparados para passearem numa boa. Seu cão, curtindo de maneira mais tranquila o passeio, e você sem ser arrastado pela rua.

>> Como passear com o cão sem ser arrastado por ele
>>Como passear Com seu melhor amigo ao lado


Nenhum comentário:

Postar um comentário