sábado, 13 de março de 2010

Como escolher a guia mais adequada para o seu cão

Ontem mostramos aqui no Compreenda seu amigo Canino os tipos de coleiras mais usados comumente. Só que muita gente confunde “coleira” com “guia”. A guia é parte do equipamento que fica esticada e que liga a coleira, que está no pescoço ou no corpo do animal, à sua mão.

Assim como no caso das coleiras, as guias devem ser adequadas ao peso, idade e raça do cachorro. Conheça agora um pouco mais sobre os tipos de guia mais adequadas para aproveitar bem o passeio com seu cãozinho.

Livre, leve e solta

As melhores guias são aquelas mais resistentes, leves e “silenciosas”. As de tecido e de couro podem preencher bem esses requisitos. Isso porque são as menos percebidas pelo cachorro. Ou seja, se a guia escapar da nossa mão, ele vai demorar mais pra descobrir que está solto.

Já a guia de metal faz ruídos conforme é sacudida. Por outro lado, é a única que resiste aos cães “especialistas” em roer guias. Portanto, nunca deixe um cão roedor preso com uma guia de tecido ou de couro.

Uma qualidade desejada em qualquer guia é permitir o nosso controle total sobre o cão, oferecendo assim maior segurança ao animal e ao dono. Por isso, também é importante uma boa alça, que permita segurar bem.

De olho na qualidade

Checar a integridade do equipamento é fundamental no momento da compra, bem como periodicamente, durante o uso. Se o material for de couro ou tecido, não deve haver partes desgastadas ou com aparência alterada. Alguns materiais, além do couro e do ferro, estragam se forem guardados úmidos. Para mantê-los em bom estado, após o uso, coloque-os em um lugar ventilado e seco. Lembrando que, mesmo cuidando muito bem, esses equipamentos devem ser renovados de tempos em tempos.

O mais importante na hora da aquisição do produto é observar a qualidade das emendas e do mosquetão (acessório na extremidade da guia, que permite prendê-la à coleira). São justamente essas partes que arrebentam com maior freqüência. Se a guia for de metal, é preciso checar cada um dos elos para ter certeza de que está em perfeitas condições.

Teste você mesmo

Sempre que avaliar uma coleira ou guia, comece com um detalhado exame visual. Em seguida, teste a resistência. Prenda o equipamento num lugar fixo e dê diversos trancos até se sentir seguro de que não arrebentará em hipótese alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário