sexta-feira, 12 de março de 2010

Como diminuir latidos em excesso

Como falamos no artigo anterior, os latidos excessivos podem ter várias causas. E um dos motivos mais comuns são os latidos para chamar a sua atenção…

Quem late sempre alcança!

É exatamente assim que o seu cachorro pensa quando ele age dessa maneira: ele late e você vem correndo para acalmá-lo ou para dar uma bronca – que não deixa de ser também uma forma de dar atenção. Com isso, muita gente, sem perceber, estimula o cachorro a latir e ainda lhe dá um prêmio por isso. Se toda vez que o cão late você vai acariciá-lo ou dá um biscoito pra ele ficar quietinho, está justamente reforçando o problema.

O melhor a fazer é ignorar o cachorro toda vez que ele latir para pedir alguma coisa. E, se quando você for lhe dar algo ele latir, ignore-o de novo e só dê quando ele ficar quieto. A sensação de fracasso que o cão tem nesses momentos é uma eficiente punição.

Tal pai, tal filho…

Famílias que costumam falar muito alto ou têm a mania de berrar também incentivam os animais a latir, pois eles aprendem por imitação.

Silêncio!

Antes de mais nada, devemos entender que os latidos devem ser controlados e não eliminados.

Se você já acabou com o motivo que leva o cão a latir em excesso e mesmo assim ele não parou, está na hora de repreendê-lo. Mas atenção: o cão não deve associar a punição à sua presença, pois, quando você não estiver em casa, ele voltará a latir pacas.

É importante reforçar sempre que a intenção da punição não é machucar o cão, e sim provocar certo desconforto sempre que ele agir de maneira indesejada. Fazer barulho com uma lata cheia de moedas cada vez que ele latir é uma boa opção de punição. E lembre-se: não deixe que ele perceba que é você quem está fazendo o barulho incômodo.

Se o seu cachorro costuma latir quando escuta a campainha, peça para alguém tocá-la algumas vezes. Quando o cão ouvi-la e não latir, recompense-o. Aos poucos, ele vai se acostumar e aprenderá a não latir quando a campainha tocar.

O cão sempre deve ser recompensado quando ficar em silêncio. Faça carinho, dê petiscos ou aumente a atenção quando ele não estiver latindo.

Leia tb>> SEU CÃO LATE MUITO?


Nenhum comentário:

Postar um comentário