terça-feira, 9 de março de 2010

Porque os filhotes têm mais facilidades de aprender?

Porque os filhotes têm mais facilidades de aprender?

filhoteaprenderapidoAs facilidades de aprendizado dos filhotes, além de ligadas a algumas características dos cães nesta fase da vida, também podem ser instintivas.

De fábrica

O comando dar a pata é um bom exemplo disso. Ele é super fácil de ensinar para o filhotinho, pois os cães praticamente já nascem sabendo fazer! O filhote já ergue a pata, naturalmente, quando está querendo comer o petisco na nossa mão e não consegue pegar. Isso porque, este ato é bem semelhante ao seu comportamento instintivo enquanto mama em sua mãe, e usa as patinhas para pressionar e aumentar a quantidade de leite que sai.

Você é quem manda!

Uma outra questão importante, e que ajuda bastante no treino, é o fato de os filhotes aceitarem melhor a liderança do dono. Mesmo existindo cãezinhos mais ou menos dominantes, já desde filhotes, raramente eles deixam de obedecer em troca de alguma recompensa bacana como brinquedo ou petisco.

Inofensivo

E nesta fase as manifestações de agressividade também são bem mais inofensivas. Por isso, este período é o ideal para ensinar obediência e também socializar o cão com outros cães e pessoas, evitando alguns problemas no futuro.

Muita calma nessa hora!

No entanto, apesar de ser o ideal fazer este treino desde filhote, é importante que os donos tenham em mente que, como dissemos nos dois artigos anteriores sobre este tema, o cão aprende coisas novas todos os dias. Sendo assim, é normal que com o passar do tempo, algumas coisas sejam esquecidas e outras novas aprendidas. Por isso, o mais indicado é que os proprietários também controlem suas expectativas e sempre façam uma “manutenção” dos treinos em todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário