As facilidades de aprendizado dos filhotes, além de ligadas a algumas características dos cães nesta fase da vida, também podem ser instintivas.
De fábrica
O comando dar a pata é um bom exemplo disso. Ele é super fácil de ensinar para o filhotinho, pois os cães praticamente já nascem sabendo fazer! O filhote já ergue a pata, naturalmente, quando está querendo comer o petisco na nossa mão e não consegue pegar. Isso porque, este ato é bem semelhante ao seu comportamento instintivo enquanto mama em sua mãe, e usa as patinhas para pressionar e aumentar a quantidade de leite que sai.
Você é quem manda!
Uma outra questão importante, e que ajuda bastante no treino, é o fato de os filhotes aceitarem melhor a liderança do dono. Mesmo existindo cãezinhos mais ou menos dominantes, já desde filhotes, raramente eles deixam de obedecer em troca de alguma recompensa bacana como brinquedo ou petisco.
Inofensivo
E nesta fase as manifestações de agressividade também são bem mais inofensivas. Por isso, este período é o ideal para ensinar obediência e também socializar o cão com outros cães e pessoas, evitando alguns problemas no futuro.
Muita calma nessa hora!
No entanto, apesar de ser o ideal fazer este treino desde filhote, é importante que os donos tenham em mente que, como dissemos nos dois artigos anteriores sobre este tema, o cão aprende coisas novas todos os dias. Sendo assim, é normal que com o passar do tempo, algumas coisas sejam esquecidas e outras novas aprendidas. Por isso, o mais indicado é que os proprietários também controlem suas expectativas e sempre façam uma “manutenção” dos treinos em todas as idades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário