segunda-feira, 15 de março de 2010

Dicas para sociabilizar seu filhote

No artigo anterior, falamos sobre a importância de sociabilizar o filhote durante os três primeiros meses de vida, e todos os benefícios que isso pode trazer à vida do animal.Veja agora algumas dicas que vão te ajudar a apresentar o mundo ao filhote!

Quem é você?

Você pode começar a sociabilizar o cãozinho introduzindo novas pessoas ao convívio dele. Como já dissemos aqui, um dos problemas mais comuns que alguns cachorros adultos enfrentam é o medo de pessoas estranhas. Por isso, é super importante apresentar gente nova ao cão nesta fase.

O ideal é fazer esse processo com vários tipos de pessoas, de diversas etnias e idades: homens, mulheres, brancos, negros, orientais, crianças e idosos. Não se esqueça de fazê-lo conviver também com indivíduos que têm características marcantes, como carecas, homens com barba, pessoas que costumam falar alto, etc.

Quanto mais gente, melhor!

Isso porque, os cães tendem a dividir as pessoas que eles conhecem em diferentes grupos, que podem variar conforme uma determinada característica. Por exemplo: se seu cachorro tem medo de homens que usam barba, ele poderá estranhar até alguém da casa que deixar a barba crescer. Justamente por este motivo, é importante que o filhote tenha contato com uma grande quantidade de pessoas, para que assim ele se acostume com a diversidade de gente que poderá encontrar ao longo da vida. Não existe um número certo de indivíduos pra seguir durante o treino. Quanto mais, melhor!

Que medo…

E como fazer para o filhote não se assustar com toda essa gente nova? Uma maneira bacana é pedir para a galera que está sendo apresentada oferecer petiscos para o cão. Importantíssimo: impeça que as pessoas tenham atitudes muito bruscas, como tentar agarrar o cachorro, por exemplo. Se o cão ficar traumatizado, ele pode se apavorar com qualquer humano estranho que se aproxime dele.

Cãopanheiro

Muita atenção também ao sociabilizar o filhote com outros cães adultos. A melhor maneira de iniciar uma aproximação, é controlar o outro cachorro, para que ele não assuste o mais novo, principalmente se o cão mais velho for bem agitado e afoito. Às vezes, no intuito de brincar com o novo amigo, ele pode acabar amedrontando o filhote.

Se o seu cachorrinho for mais sapeca, e o outro cão mais tranqüilo, controle o filhote durante a aproximação, para ele não acabe se machucando, caso o mais velho fique de saco cheio e reaja de forma mais agressiva, querendo ficar na dele… Somente deixe os dois sozinhos quando perceber que nenhum deles está incomodado ou com medo na presença do outro.

Aumigo gato

O mesmo serve para apresentar um outro bichinho de estimação ao filhote, como um gato, por exemplo. Procure deixar o gato dentro de uma caixa de transporte e associe o encontro a coisas boas para ambos, como brincadeiras e petiscos. Quando já estiverem mais à vontade com a situação, abra a caixa de transporte, e o felino sairá sozinho caso já se sinta seguro na presença do cão. Não force a barra! No começo, lembre-se de manter o filhote na coleira e na guia. Assim, se ele começar a correr em direção ao bichano, você poderá travar a guia e repreender o comportamento errado.

Troço esquisito…

Uma outra dica bacana é brincar com o filhote, ou alimentá-lo próximo a objetos diferentes, como vassouras e aspirador de pó. Isso vai contribuir para que ele não tenha medo dessas coisas.

Objetos em movimento como motos, carros e caminhões também assustam muitos cães. Procure associar o contato com estes veículos a momentos legais para o animal, fazendo carinho ou dando alguma guloseima pra ele durante a aproximação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário