segunda-feira, 15 de março de 2010

Por que é importante sociabilizar os filhotes?

Você já deve ter conhecido ou ouvido falar de algum cachorro que se assusta com o barulho de fogos de artifício, ou que tem medo de outros cães e pessoas estranhas. Pois saiba que estes, e vários outros problemas comportamentais, podem ser conseqüências lá da infância desses cachorros…

Neste artigo, você vai entender a importância de sociabilizar o cão desde filhote, e os enormes benefícios que isso pode trazer para a vida dele.

Fazendo um social…

Em primeiro lugar, é fundamental ressaltar as vantagens desta sociabilização. Se for feita direitinho, contribuirá para que o cão seja menos medroso com gente estranha e menos agressivo diante de objetos e outros animais. Sociabilizar o cachorro desde filhote também ajudará a amenizar a ansiedade dele durante passeios em locais bem movimentados, e o pavor de sons muito altos, como fogos de artifício ou, até mesmo, o barulho do aspirador de pó.

Também é bacana habituar o cãozinho à presença de crianças e outros bichos, como um gato, por exemplo. É muito mais fácil fazer isso quando o cachorro é filhote do que depois de adulto, e evita uma série de problemas futuros. Se ele for acostumado desde pequeno a conviver com crianças e outros animais, aumenta as chances de todos terem uma convivência pacífica quando o cachorro crescer.

Isso quer dizer o quê?

Você deve estar se perguntando: e como se faz essa sociabilização? A melhor maneira é ir introduzindo a vida do filhote, aos poucos, o contato com uma grande variedade de estímulos diferentes: outro bicho no pedaço, o barulho do liquidificador ou do aspirador de pó, crianças na casa, entre outras novidades.

Um detalhe importantíssimo: sempre tome muito cuidado para que essas novas experiências sejam agradáveis e seguras para o animal. É normal notar um pouco de receio inicial por parte do filhote, mas o cão não deve demonstrar medo!

O jeito mais fácil de identificar se o cachorro está com medo é prestar atenção na reação dele diante de algumas situações. Por exemplo: quando você brincar com o cão, ou oferecer petiscos, se ele ficar com a cauda recolhida entre as patas traseiras, é porque está assustado. Se não estiver, tudo está indo bem e você pode continuar mostrando as novidades, sempre de forma gradual.

Questão de tempo

E, embora você deva fazer essas apresentações aos poucos, é importante também saber que você não terá muito tempo para realizar o processo. Isso porque, o período ideal para fazer essa sociabilização é até os três meses de vida.

Agora, se o seu cachorro já passou dessa idade, não precisa arrancar os cabelos… Ainda dá!!! É possível sociabilizar o animal depois dos três meses, mas pode demorar um pouco mais para ele se acostumar e nem sempre os resultados vão durar por muito tempo.

À espera de um milagre…

Tenha em mente que a sociabilização não é uma solução milagrosa para todos os problemas… Embora, com certeza ajude e muito!

Ao sociabilizar o cão, mudanças profundas acontecerão na maneira como o cérebro do animal vai processar várias informações, fazendo com que ele aprenda coisas novas mais rapidamente e reaja mais naturalmente em diversas situações.

No entanto, não é garantia de que o cachorro não ficará medroso ou não será agressivo, pois isso também depende do temperamento de cada animal. No próximo artigo, você conhecerá algumas dicas que poderão te ajudar a fazer a sociabilização de seu filhote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário