segunda-feira, 15 de março de 2010

Entenda as atitudes aparentemente estranhas do seu cão

Você já presenciou algum comportamento do seu cachorro que te pareceu totalmente sem sentido? Se sim, não se assuste pensando que isso só acontece com o seu cão ou que ele ficou doido de vez…

Muitos comportamentos caninos podem parecer esquisitos, principalmente para os donos de primeira viagem. Mas, algumas dessas atitudes são bem mais comuns do que se imagina.

Esconder o osso entre as almofadas do sofá como se estivesse enterrando um tesouro no quintal é um exemplo clássico! E a maioria dos proprietários se pergunta o que deu na cabeça do cachorro… principalmente se isso acontecer num sofá novinho! Se você faz parte dessa trupe, descubra agora o porquê desses comportamentos tão “estranhos”!

Tudo culpa dos parentes…

Como já falamos várias vezes aqui, os cães são descendentes dos lobos selvagens, que passaram de geração pra geração alguns comportamentos. A diferença é que, na época dos lobos fazia um baita sentido agir de determinada maneira. Já o cachorro ter essas mesmas atitudes dentro de casa, fora da vida selvagem, pode parecer bastante estranho mesmo.

Vamos voltar ao exemplo de enterrar o osso no sofá. O ancestral selvagem enterrava instintivamente a comida pra não passar fome no futuro. Portanto, não se surpreenda se seu cão fizer o mesmo, pois este é um dos comportamentos herdado dos lobos.

Gravidez Psicológica é coisa do passado!

Alguns donos de cadelas já passaram por isso: a fêmea começa a produzir leite, normalmente depois do cio, sem ter sequer engravidado. É o que chamamos popularmente de falsa gravidez ou gravidez psicológica.

O que pouca gente sabe, é que isso já vem de muito tempo atrás. Na alcatéia, só as lobas dominantes se reproduziam e o restante das fêmeas dava uma força na hora de cuidar da ninhada. Produzir o leite mesmo sem ter tido filhotes, permitia à loba não dominante amamentar os recém-nascidos e livrar a fêmea dominante desta função para que ela pudesse fazer outras coisas pela sobrevivência de todo grupo, como buscar alimentos.

Sai fora!

Você também já pode ter recebido uma bela rosnada ao tentar se aproximar do cão quando ele está se alimentando… É mais uma vez o instinto do antepassado canino falando mais alto.

Os lobos não davam moleza pra nenhum engraçadinho que tentasse abocanhar sua refeição. Ao defender com agressividade a presa recém-abatida e botar pra correr o espertalhão que queria roubar sua comida, o lobo conquistava o direito de consumir determinado alimento.

Logo, seu cachorro age da mesma forma!

Precisando de companhia…

Por que os cachorros são tão dependentes de companhia? São tão carentes? A resposta também está no passado. O lobo que ficava sozinho tinha menos chances na hora de caçar e de se proteger do que os animais que viviam em grupo. Ficar solitário significava praticamente a morte! É por esse motivo que os exemplares mais dependentes de companhia conseguiram passar seus genes adiante, herdados pelos cães domesticados.

Se livrando da herança…

No fim das contas, é importante saber que esses comportamentos são normais e que, embora alguns deles sejam difíceis de alterar, outros são bem simples!

O fato é que, conhecendo melhor o seu cachorro, você pode perceber quando uma atitude instintiva pode se tornar perigosa. Começar a atacar pessoas como se estivesse caçando é um bom exemplo disso. Em casos assim, o mais indicado é procurar um especialista em comportamento animal para ajudá-lo a resolver o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário