sexta-feira, 12 de março de 2010

Por que os cães cavam buracos no jardin?

Donos de cães que têm casa com jardim conhecem muito bem este problema: buracos na grama e plantas devoradas…

Como você pôde acompanhar no caso desta última semana, este é um problema comum e que pode dar muita dor de cabeça pra quem ama seus bichinhos de estimação, mas também não abre mão de ter um jardim bonito e bem cuidado.

No quadro que exibimos, um trio de cãezinhos parada dura adorava cavar e saborear a horta de sua proprietária. Mas você sabe por que os cães se comportam assim? Descubra neste artigo!

EscavaCão

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que cavar buracos é uma atividade natural e saudável para os cães. No entanto, este habito pode ser controlado com a ajuda de alguns truques. Diversos motivos levam os cães a fazerem buracos: para esconder ossos e restos de alimento, para reparar um lugar fresquinho no quintal pra se deitar ou simplesmente para aliviar tédio ou ansiedade. Também é comum cachorros que desenvolvem este comportamento para chamar a sua atenção do dono, e pasmem: alguns fazem buracos no chão imitando o que você faz!

Extravasa!

Seja qual for o motivo, o primeiro passo pra resolver o problema é identificar e eliminar as causas que levam seu cão a agir feito um tatu.

Um cão sozinho o dia inteiro no quintal, por exemplo, pode sofrer estresse e começar a cavar pra aliviar a ansiedade. Se este é o caso do seu cachorro, uma dica legal, se você não tem mesmo muito tempo pra brincar com ele durante o dia, é disponibilizar brinquedos para que ele possa se divertir nos momentos em que estiver sozinho.

Alegoria

E lembre-se: não tape os buracos ou faça “cerquinhas” ao redor dele, como a dona dos cães que eu ajudei no último programa… Quanto mais você der atenção ao buraco, mais o animal ficará interessado nele.

Nos próximos artigos darei algumas dicas bacanas para ajudar você a manter seu jardim e seus cães em plena harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário