terça-feira, 9 de março de 2010

Como treinar o cão a fazer nessecidades dentro de casa

No artigo anterior vocêis já viram como enssinar o cão a fazer nessecidades dentro de casa e tudo mais,mas no artigo de hoje, eu darei algumas dicas para você ensinar o seu cão a fazer xixi e cocô dentro de casa.

Lá fora!!!

Comece fazendo a associação das necessidades a um comando específico. Por exemplo: quando estiver passeando com seu cachorro, não deixe ele se aproximar logo de cara do local em que costuma fazer xixi. Antes disso, diga o comando “xixi”. Dessa maneira, sempre que você falar esta palavra, ele saberá que é permitido fazer o xixi naquele momento.

Lembre-se sempre de recompensá-lo com petiscos, carinho ou brinquedos quando ele fizer as necessidades ao seu comando. Você deve estar pensando: “Aí o coitado só vai se aliviar quando eu mandar?”. Não precisa se preocupar: o cão não deixará de fazer xixi se não receber o comando.

Tá no jornal!

A segunda etapa é relacionar o jornal com o lugar onde seu cão costuma se aliviar. Durante o passeio, abra a folha de jornal no local próximo ao que o seu cachorro faz as necessidades. Mesmo que ele não faça o xixi e o cocô em cima da folha, ela vai funcionar como um estímulo visual e olfativo. Com o tempo, o cão passará a associar a presença daquele papel ao lugar onde faz as necessidades, já que a folha sempre estará presente. Diversifique os locais e vá se aproximando de casa aos poucos.

O jornal pode ser substituído por um tapetinho higiênico, que absorve melhor e é bem mais prático! No caso dos cães machos, como o Zabel no caso do último domingo, usar um cone ajuda bastante para que ele erga a perninha na hora de fazer o xixi.

Banheiro novo

Já dentro de casa, coloque a folha de jornal ou o tapetinho em lugares como a garagem ou a área de serviço.

Passadas todas as etapas, vá com o cão no horário em que ele costuma passear até o local onde você deixou o jornal e dê o comando para que ele faça as necessidades. E não esqueça de recompensá-lo se ele fizer tudo certinho.

Caso não dê certo nas primeiras tentativas, o importante é continuar praticando. Sempre estimule o cachorro a usar o banheiro em casa. Uma estratégia que não falha é levá-lo pra passear depois que ele já tiver feito as necessidades.

leia tb: Xixi e Cocô no lugar ceto-O local ideal

Nenhum comentário:

Postar um comentário