sexta-feira, 12 de março de 2010

Cães na piscina e sem trauma!

Bem,depois de 10 dias sem postar hoje voltei e no texto de hoje você vai conhecer algumas dicas que poderão te ajudar a ensinar seu cão a curtir uma boa nadada na piscina.

Sem traumas

Antes de qualquer coisa, você NUNCA deve jogar o cão na piscina!!! Ser jogado na água, alem de assustar o animal, pode causar um trauma e toda e qualquer tentativa posterior de treiná-lo poderá não ter mais efeito nenhum. Por isso cuidado! Alem, é claro, do risco do cachorro se afogar.

Resultado: o cão fica traumatizado e vai querer passar longe de água!

Aula de nataCão

Então, para fazer o treino da maneira correta, você precisa estimular o animal a querer entrar na água. Uma boa maneira de fazer isso é incentivar o cachorro a buscar um brinquedo ou petisco na água. Um outro estímulo bem bacana é você mesmo estar nadando e chamá-lo pra dentro da piscina. Ele vai se sentir mais seguro estando lá com você por perto.

Bóia

E na hora de dar uma mãozinha para o animal aprender a boiar, você deve segura-lo firmemente, próximo à superfície e na posição horizontal, enquanto ele está aprendendo a movimentar as patas para boiar sozinho. Uma dica legal é você dar petiscos para o cachorro durante todo esse processo.

Salva-vidas

E tenha muita atenção! As piscinas normais não são projetadas para os cães e alguns podem não conseguir sair da água sem uma ajudinha, e podem acabar até se afogando ao tentar sair. Por isso, não deixe seu cachorro sozinho a não ser que ele já esteja muito acostumado com a piscina e já nade bem. E mesmo assim, fique sempre de olho!

Importantíssimo: a umidade excessiva pode causar problemas de otite no cão, principalmente nas raças de orelhas caídas. Então atenção redobrada! Qualquer sinal estanho nessa área não deixe de procurar um veterinário de sua confiança.

Sem exageros

E lembre-se também de não exagerar na dose… Não querer sair da água tem suas desvantagens, como eu disse no caso da Sophie no último domingo. Ficar muito tempo molhado pode causar dermatite – um problema de pele que requer alguns cuidados especiais. Por isso, se notar que seu cachorro anda exagerando, é só botar em prática as dicas que eu dei no programa! É isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário