segunda-feira, 1 de março de 2010

Como escolher a coleira adequada para o teu cão

E ae pessoal agora vou falar os tipos de coleiras e as mais adequadas para o teu cão então vai:

Tipos de coleiras adequados

para a raça e o tipo do teu cão
Quando entramos numa Pet Shop pensando em comprar uma Trela e uma Coleira para levar o nosso cão a passear, encontramos uma imensa variedade de tipos e modelos.

Antes de escolher os acessórios considere principalmente a raça, o porte e idade do seu cão, ao invés de se preocupar apenas com a estética do produto. Na verdade, o acessório mais adequado é aquele mais simples, confortável e seguro.

COLEIRA: É a melhor opção para passear com seu cão. Ela precisa ser confortável, resistente e deve estar bem ajustada no pescoço do cão. A largura deve ser compatível com o seu porte, ou seja, nem muito fina e nem muito larga. As mais recomendadas são as coleiras de nylon.


TOP TRAINER: Se não consegue conduzir o seu cão com uma coleira simples, o Top Trainer é a melhor escolha, principalmente para cães de grande porte. É uma coleira que envolve a cabeça e o focinho do cão, o que torna mais fácil a sua condução sem o magoar nem enforcar. A grande vantagem desta coleira é que não há necessidade de grande força física para conduzir o cão, mesmo que seja um Dogue Alemão ou um São Bernardo. Basta um pequeno movimento para desviar o olhar e atenção do cão, por exemplo se ele vê outro animal. Siga correctamente as instruções fornecidas pelo fabricante ou aconselhe-se com alguém que tenha experiência no uso deste tipo de acessório.

TRELA SIMPLES: As trelas de algodão, de couro ou nylon com mosquetão giratório são as mais indicadas. O tamanho mais recomendado é 1,5 m. As Trelas elásticas ou com amortecedores apenas amortecem o impacto e podem até estimular o cão a puxar ainda mais. Trelas grossas, pesadas e com metais não são práticas e são desconfortáveis para ambos.
A trela deve ser leve e resistente mas compatível com o tamanho do cão. Se pretende uma maior movimentação do cão, utilize uma trela longa de 10 metros de nylon ou algodão, ou qualquer modelo extensível.


PEITORAL: Pode ser uma boa opção mas apenas para as raças mais pequenas. Como o peitoral estimula o cão a puxar, quanto maior o cão, maior será a dificuldade para conduzi-lo.



ESTRANGULADOR: A função do estrangulador durante o passeio é causar um desconforto no cão sempre que ele puxar a trela. Existem vários modelos de estranguladores: os de elos de metal, de couro e nylon são os mais comuns. Eles costumam funcionar bastante bem, mas quando não são utilizados correctamente podem ferir o cão. Além disso, como na maioria das vezes os estranguladores são utilizados sem orientação profissional o que acaba ocorrendo é que o cão se acostuma com o desconforto desse acessório e continua puxando a trela, sendo assim “estrangulado” durante todo o passeio.

Se mesmo assim pretende usar estranguladores utilize os nylon ou de couro. Estes são mais confortáveis e seguros para o cão. O estrangulador deve estar bem ajustado no pescoço do cão e a largura deve ser compatível com o seu porte, ou seja, nem muito fino e nem muito largo.


ESTRANGULADOR AJUSTÁVEL COM LIMITADOR: Ao contrário dos estranguladores comuns, estes podem ser ajustados para estrangular o cão apenas até um determinado ponto, sendo assim mais seguros para o animal. Além do limitador, o esforço ocorre em dois pontos diferentes do pescoço do cão, na parte de cima, reduzindo assim as chances de o magoar. Se realmente pretende usar um estrangulador para passear com seu cão tenha certeza que esta é uma opção bem mais segura do que o modelo anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário