Dicas de Adestramento
Erros mais comuns
![Crédito: V2 Pet Books](http://www.caocidadao.com.br/imagens/internas/img_adestramento_dicas3.jpg)
- Não use a palavra "não" a toda hora
- Evite dar “bronca” nos momentos em que o cão tiver dificuldades em relacioná-la ao comportamento errado que se quer coibir. Sem a certeza do motivo, o cão irá apenas se acostumar à “bronca”.
- Muitas vezes, ao fazer algo errado, o cão está apenas querendo chamar a atenção. Cair nessa “armadilha” (por exemplo, correr atrás do animal para retirar um retirar um objeto de sua boca) reforçará esse comportamento.
- Usar violência física como punição é um erro grave que levará o cão a desenvolver distúrbios comportamentais, como medo excessivo e/ou agressividade. Além disso, depois de estabelecida essa prática, tornam-se remotas as possibilidades de reversões futuras no quadro comportamental.
- Se, no entanto, a punição for inevitável, é imprescindível escolher o momento exato em que deve ocorrer. A melhor ocasião será durante a “intenção”, antes de o comportamento errado acontecer; ou ainda quando o comportamento errado está acontecendo, sendo ideal torná-lo desagradável ou sem graça. Depois de o comportamento errado ter terminado, a punição fica sem sentido. A melhor estratégia será então tentar provocar a mesma situação novamente para, aí sim, aplicar a punição.
![Alexandre com um Boxer](http://www.caocidadao.com.br/imagens/internas/img_adestramento_dicas2.gif)
Integre o adestramento no dia-a-dia
É importante integrar os comandos no convívio com o seu cão e exercitá-los ao longo do dia. Por exemplo, sempre que você for fazer carinho, peça para ele sentar, deitar, dar a pata etc. Se você reservar apenas 20 minutos do dia para praticar o adestramento, seu cão pode aprender a obedecer somente durante esse tempo.
Elogie seu cão
Pense no petisco como algo além de um alimento. Assim como o brinquedo, a comida ou o passeio, o petisco é um prêmio por ele ter sido obediente. Elogie o cão ao dar o petisco e ao ato dele comer. Com o tempo ele saberá que receber o petisco marca uma aprovação de seus donos e assim a recompensa terá um valor cada vez maior.
Mantenha recompensas em locais estratégicos
Petiscos e brinquedos devem estar sempre por perto, espalhados pela casa. Se você deixar essas recompensas apenas na área de serviço, por exemplo, o cão pode responder super bem nesse local e ignorar os comandos no restante da casa.
Mostre que você é o líder
Pode parecer estranho, mas o cão nos considera membro de sua matilha. Por isso, para ganhar respeito e confiança dele é fundamental que você assuma a liderança. Algumas dicas:
![Crédito: V2 Pet Books](http://www.caocidadao.com.br/imagens/internas/img_adestramento_dicas.jpg)
- Procure andar sempre à frente do seu cachorro. Se você perceber que ele se adianta, mude de direção até que ele perceba que deve prestar atenção em você
- Seja sempre o primeiro a entrar em casa ou passar por portas e portões
- Se ele pedir algo (como comida, petisco, passeio) sempre peça para ele executar algum comando antes. Assim ficará claro que é ele que está obedecendo, e não você
- Não seja violento com ele. Os cães costumam imitar os seus líderes, portanto ele pode passar a usar a violência com você quando quiser reafirmar sua posição
Alexandre Rossi é um criador de animais que apresenta um quadro chamado de Dr Pet no programa Domingo Espetacular na Rede Record. Sua primeira aparição na televisão , ocorreu no programa SPTV da Rede Globo
História
Alexandre Rossi, o Dr. Pet, é formado em Zootecnia e mestre em Psicologia pela USP, especializou-se em Comportamento Animal pela Universidade de Queensland, na Austrália. Alexandre começou a adestrar aos seis anos de idade, treinando os peixes de seu aquário e nunca mais parou. Trabalhou com animais em diversos países como Austrália, Tailândia, África do Sul, Irlanda, Portugal e EUA. Também está a frente da Organização Cão Cidadão, empresa que oferece serviços de adestramento e consultas comportamentais em domicílio, além de treinar animais para filmes e propagandas.[1]
11 janeiro 2010
![comentarios-icon](http://blogs.r7.com/dr-pet/wp-content/themes/drpet/images/comentarios-icon.gif)
A adoção da Estopinha
Por Alexandre Rossi
Pessoal, ontem foi ao ar no quadro Dr. Pet um programa especial sobre como a Estopinha se tornou minha assistente. Espero que todos que assistiram tenham gostado. Quem perdeu pode rever o vídeo aqui no blog:
E para participar do quadro Dr. Pet é simples. Mande um e-mail para doutorpet@caocidadao.com.br e conte pra gente o problema que você e seu bichinho de estimação estão enfrentando.
22 fevereiro 2010
![comentarios-icon](http://blogs.r7.com/dr-pet/wp-content/themes/drpet/images/comentarios-icon.gif)
Dr. Pet explica alguns mitos e verdades sobre cães
Por Alexandre Rossi
Oi gente, tudo bem com vocês?
Ontem, além do quadro Dr. Pet do Domingo Espetacular – que a minha equipe já postou aqui no blog – a Estopinha e eu também participamos do Tudo é Possível! A Ana Hickmann me perguntou sobre várias curiosidades bem bacanas! Adorei participar de novo do programa! =)
Para quem perdeu, vou colocar o vídeo aqui no blog!
Lembrando que, estiverem precisando da minha ajuda aí na casa de vocês, podem se inscrever para participar do quadro Dr. Pet na TV. Para saber como, é só clicar no link abaixo:
http://blogs.r7.com/dr-pet/novos-casos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário