segunda-feira, 15 de março de 2010

Natal: dicas para fazer a ceia de seucachorro

Fim de ano, época de reunir toda a família para celebrar o Natal e o Ano Novo… E, para muitas pessoas, a ceia natalina é uma tradição indispensável! E é claro que o seu bichinho de estimação também tem direito de desfrutar de toda essa comemoração! Mas não pense que seu cão pode sair comendo qualquer coisa não!

Neste artigo, daremos algumas dicas bem legais pra você montar um cardápio mais adequado. Assim, seu cachorro vai ter uma ceia animal!

Matilha reunida

Antes de qualquer coisa, para que o jantar seja bem bacana, a matilha tem que estar toda reunida. Os cães gostam de viver em grupo, e adoram quando estão juntos de toda sua família!

Sem barulho!

Mas, uma coisa tem que ficar de fora: os fogos de artifício e rojões. Eles podem acabar com a festa da cachorrada… Isso porque, os cães têm uma audição muito mais sensível do que a dos seres humanos, e todo esse barulho pode deixar os bichos muito assustados.

Traje informal

Muita atenção também no figurino. Usar roupinhas, apesar de bonitinho, pode incomodar e muito o bicho, ainda mais porque costuma fazer muito calor nessa época do ano. Então, opte por algo bem básico, como uma gravatinha ou um laçozinho apenas. Lembre-se que, o mais importante é o conforto do animal para que ele possa aproveitar toda a festança.

Qual o menu?

Mas, afinal o que eu devo servir pro meu cachorro? Você pode estar se perguntando. Pra te ajudar nessa tarefa, Alexandre Rossi montou um cardápio muito especial em uma entrevista para o Portal IG e você confere o menu aqui também.

De entrada, palitinhos ou ossinhos de couro são uma boa pedida, pois eles estimulam a salivação dos cães, o que ajuda bastante na digestão. Já para o prato principal, você pode optar por servir uma ração especial. Hoje em dia, existem rações de diversos tipos bem requintados, até mesmo ração de salmão!!! Esta opção, acompanhada de água de coco dá uma ótima combinação.

Os cães adoram água de coco e podem beber à vontade! Alguns veterinários até indicam esta bebida em casos de desidratação.

Cada um na sua…

E ai vai uma alerta pra quem não resiste a aquele olhar pidão e acaba dando a comida do próprio prato para o cão. Não há problemas em oferecer alguns pedacinhos de carne, desde que, sem exageros! Além de não ser balanceada como as rações, a carne normal, em grande quantidade, pode causar alguns problemas, como prisão de ventre.

Panetone bom pra cachorro!

Mas é claro que nenhuma ceia estaria completa sem uma deliciosa sobremesa. E existe alguma sobremesa mais natalina que um belo panetone? Mas muito cuidado!!! E é ai que mora o perigo! Você nunca deve oferecer doces para o seu cachorro!!! O açúcar é muito prejudicial para a saúde dos cães. Pior ainda são os chocolates! Eles têm uma substância chamada Teobromina que, dependendo da quantidade e da sensibilidade do bicho, pode até causar a morte!

Existem alguns panetones e chocolates próprios para cães. No entanto, mesmo esses produtos específicos para cachorros devem ser consumidos com bastante moderação, já que não são tão balanceados quanto a ração.

Bom apetite!

E para finalizar a noite, um biscoitinho bem duro é o ideal. Além de ser muito saboroso, ele ajuda a limpar os dentes do cão! Seguindo estas dicas, seu cachorro com certeza terá um natal inesquecível ao seu lado, o que é o mais importante! Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário