segunda-feira, 15 de março de 2010

Coprofagia: oque é,e como agir diante deste problema?

Por incrível que pareça, não é tão difícil assim encontrarmos cães com coprofagia. Porém, é quase inevitável que seus donos fiquem em pânico quando se deparam com esta situação. Além de causar nojo às pessoas e produzir um hálito super desagradável, as chances de o animal contrair doenças e verminoses aumentam bastante.

Coprofagia é…

O ato de comer fezes. O cachorro pode desenvolver o hábito de ingerir o cocô de outros animais – outros cães ou até mesmo de gatos – ou, comer suas próprias fezes.

Nutritivo

E pode até soar estranho, mas as fezes possuem muitos nutrientes e vitaminas – que não foram absorvidos ou digeridos. Portanto, o animal está se alimentando quando ingere as fezes. Contudo, isso não significa que, se o seu cão curte comer as fezes, você deve trocar a ração dele por um belo prato de cocô.

Isso quer dizer apenas que, deficiências nutricionais ou distúrbios do aparelho digestivo são fatores que contribuem muito para o desenvolvimento desse hábito.

O cocô dos outros…

Assim que perceber o problema, você deve levar o cão a um veterinário de sua confiança. Alguns casos podem ser resolvidos com alterações na dieta ou com o uso de algum suplemento nutricional.

Se o seu cão come as fezes do seu gato, por exemplo, procure colocar a caixa de areia do bichano em um lugar onde o cachorro não tenha acesso a ela, ou então faça uma caixinha fechada, com apenas uma porta que seja do tamanho do gato e que não permita a entrada do cão.

Você também pode tentar controlar este hábito, fazendo um ruído que assuste o cachorro no momento exato do comportamento indevido – como balançar uma lata com moedas, por exemplo – ou colocando nas fezes algum produto não tóxico – que deve ser indicado por um especialista ou veterinário – com a intenção de causar uma sensação desagradável ao animal quando ele tentar comer.

Esse é meu!

Mas alguns cães que apresentam coprofagia também podem comer o próprio cocô. Este comportamento é mais raro do que ingerir as fezes de outros animais. E também mais difícil de resolver…

Mas não desanime! As causas podem ser as mesmas que levam os cães a se interessar pelas fezes dos outros, como a deficiência nutritiva. No entanto, o hábito também pode ser provocado por imitação, recompensa, ansiedade ou apenas por brincadeira.

No próximo artigo você vai saber um pouco mais sobre essas causas e como você deve agir diante deste problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário