sábado, 13 de março de 2010

Dicas para manter seu cão entretido

Na continuação das dicas para entreter o cão, a fim de evitar a ansiedade causada pela ausência do dono, um truque que ajuda, e muito, é oferecer ao animal coisas com o cheiro do proprietário.

Cheirinho bom!

Isso porque, quando o cão está ansioso por causa da sua ausência, oferecer a ele a possibilidade de entrar em contato com o cheiro do dono faz com que ele se acalme. Estudos já comprovaram que até os batimentos cardíacos melhoram bastante e o bicho consegue até dormir melhor!

Mas se a sua mãe não curte que o seu cachorro suba no sofá ou na sua cama – locais onde o odor do seu corpo é mais fácil de ser encontrado, uma dica bacana é, por exemplo, oferecer ao cão uma camiseta sua, bem velha, e que você tenha usado bastante. Assim ele terá sempre por perto algo que tem o seu cheiro, e se sentirá muito mais aliviado.

Brincar sim, bagunça demais não

Importantíssimo: bagunçar um pouco é uma boa maneira de o cão extravasar sua ansiedade, mas é preciso atenção redobrada! Se o seu cachorro for daqueles que engole tudo, dê a ele apenas objetos que sejam digeríveis, para evitar que ele se engasgue ou, caso engula, cause algum problema digestivo!

Na dúvida, consulte sempre um veterinário de sua confiança para a indicação dos brinquedos mais adequados!

Deixa rolar…

E, além de todas essas atividades, o seu cão também pode criar o próprio jeito dele de se divertir! O ruim é que, nem sempre os donos conseguem identificar que o cão está fazendo tal coisa pra relaxar e acabam até mesmo impedindo o animal de extravasar sua ansiedade. Por isso, é essencial que você perceba quando seu cachorro faz esse tipo de atividade e tente não reprimir estes comportamentos, pois é um momento muito importante para ele.

Os cães que vivem mastigando aquela bolinha favorita, por exemplo. Certamente, aquele objeto especial funciona como uma válvula de escape para o cachorro aliviar a sua ansiedade. Separar o cão do objeto não é uma boa!

Outro exemplo são os cães que correm de um lado pro outro, e que geralmente agem assim porque estão ansiosos e precisam extravasar. Ao invés de repreender o cachorro ou impedi-lo de correr, tente adequar o ambiente para que ele possa correr de um lado para o outro tranquilamente. E respeite sempre as necessidades do seu cão! Ele também precisa e merece se divertir, e fugir da monotonia do dia-a-dia!

>> Dicas de como manter seu cão entretido
>> Como manter o cão entretido para evitar ansiedade ...
>> Podcast: cães que fogem de casa voltam sozinhos? ...
>> seu cão é ansioso
>> [Adestramento] Onde deixar seu cao quando for viaj...


Nenhum comentário:

Postar um comentário