quinta-feira, 18 de março de 2010

Dicas para o seu cão não ficar entediado

Sabe aquele dia chuvoso, que você está sem companhia, não tem ninguém on line na internet e só passa programa chato na TV? Que tédio!!!

Mas não é só a gente que se sente assim diante de certas circunstâncias… Os cachorros também ficam entediados e até podem desenvolver problemas comportamentais por causa disso. Portanto, veja a seguir o que fazer para tirar o seu cachorro do tédio!

Estimulante pra cachorro!

A primeira é: passeie e brinque diariamente com seu cão. O exercício é uma ótima saída pra satisfazer as necessidades físicas dele.

Assim, você também faz companhia ao cachorro e oferece a ele diversos estímulos como cheiros novos e a chance de interagir com outros animais e pessoas.

Tá brincando?

Outro bom truque é presentear o cão com brinquedos legais, que servem para entreter o cachorro, ajudam a aliviar a ansiedade e a frustração, além de proporcionar novos estímulos através dos diferentes cheiros, texturas e sabores.

Varie as bolinhas e ossinhos, e procure também brinquedos destrutíveis em Pet Shops. Alguns cães adoram roer, morder, e modificar o formato original do objeto por ser uma forma de interação.

Mas, mesmo com tudo isso, o cachorro ainda pode preferir destruir o seu tênis preferido, aquela jaqueta que você mais gosta, enfim… Isso porque, para o cão, interagir com objetos que têm o seu cheiro é um ótimo jeito de interagir com você! Para ele, seus pertences simbolizam você.

Portanto, para que o cachorro não destrua grande parte do seu guarda-roupa, torne os brinquedos mais interessantes. Uma boa maneira de fazer isso é passar as mãos nos objetos dele para que fiquem com seu cheiro. Além disso, procure interagir com o brinquedo na presença do cachorro, o que vai ajudá-lo a associar o objeto a você.

Para transformar o brinquedo em algo ainda mais valioso, lembre-se de chamar o cão pelo nome, dar atenção, carinho, ou até mesmo correr atrás dele sempre que ele estiver com o objeto na boca.

Entediado? Eu?

Depois dessas dicas, não se esqueça: proporcione sempre novos estímulos ao cachorro e nunca o deixe sem atividades físicas e psicológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário