segunda-feira, 15 de março de 2010

Coprofagia: cães que comen as próprias fezes,como agir?

No artigo anterior falamos sobre o que é a coprofagia, e como agir se o seu cão tem o hábito de ingerir as fezes de outros animais. No entanto, alguns cachorros que apresentam este problema, ao invés do cocô dos outros, comem as próprias fezes. Como já dissemos, os motivos podem ser muitos: deficiência nutritiva, imitação, recompensa, apenas por brincadeira ou até mesmo por ansiedade.

Conheça a seguir um pouco mais sobre estas possíveis causas, e aprenda como lidar em cada uma das situações.

Você faz, eu faço…

Você deve estar se perguntando: “Mas como ele está imitando se ninguém aqui em casa come cocô???” Está aí uma boa pegadinha… Quando o cão observa o dono limpando as fezes dele, ele pode tentar fazer a mesma coisa. Independente do que ele ache que o dono fez com as fezes, o cachorro só tem uma maneira de imitá-lo: para remover o cocô do local ele precisa comê-lo.

Pode parecer estranho, mas o próprio dono pode ter ensinado seu cão a comer fezes. Por exemplo: se sua mãe chega em casa e vê o tapete da sala carimbado com um belo montinho de cocô, com certeza ela não vai ficar nada feliz… Automaticamente, vai ficar bem zangada com o cachorro.

Recompensa

Aí, um belo dia, o bicho pode decidir comer as fezes e, para surpresa dele, quando a família chega em casa e não vê nenhum cocôzinho, faz a festa e se mostra super contente. Logo, o cão pode fazer a seguinte associação: “Meu dono fica muito feliz quando eu como cocô e fica chateado pra caramba quando eu não faço isso”. Então, ele chega a seguinte conclusão: “Opa… o lance é comer meu cocô!!!” e passa a ingerir as próprias fezes com frequência.

Só de brincadeirinha…

Existem também cães que curtem “brincar” com as próprias fezes e acabam comendo alguns pedaços delas. Isso ocorre mais frequentemente com filhotes, mas há adultos que continuam com este hábito por toda a vida. O comportamento também é mais comum em cães que ficam presos em locais pequenos e que dormem perto de onde fazem as necessidades. Um dica bacana para ajudar a evitar isso, é manter o ambiente sempre limpo, e livre de fezes e de urina. Procure também posicionar a caminha e os potes de comida e a água do filhote no canto oposto ao do “banheirinho” dele.

Me sinto só…

Uma outra possível causa da coprofagia é a ansiedade. Cães que desenvolvem este hábito, geralmente, ficam grande parte do dia sozinhos ou confinados em canis. Não ter companhia e a falta do que fazer são fatores que têm muita influência sobre este comportamento.

Como agir?

Novamente, antes de qualquer coisa, a primeira medida que você deve tomar é consultar um veterinário, para que ele possa avaliar se o problema é fisiológico ou comportamental.

Alimentos com mais proteínas ou algumas substâncias específicas adicionadas às fezes, que tornem a ingestão delas desagradável, podem ser uma solução para o problema. Colocar vinagre ou algum outro produto não tóxico diretamente sobre as fezes também pode contribuir para que o hábito fique menos frequente.

Converse também com as pessoas da casa e tentem não recolher as fezes na frente do cachorro. E cuidado para não puni-lo por fazer cocô no lugar errado! O cachorro pode achar que o problema é fazer na sua presença. E aí passará a fazer escondido e você não vai poder fazer nada para impedir que ele coma as fezes.

Leia tb>> Mania de comer fezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário