terça-feira, 9 de março de 2010

Cachorro que late..pode morder!

Cachorro que late...pode morder!

Um velho ditado popular propagou a idéia de que "cão que ladra, não morde". Esta é uma assertiva falsa, pois qualquer cão pode morder, ainda que não conste da lista de animais tidos como agressivos.

Segundo a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), no ano de 1999, cerca de 400 mil pessoas foram mordidas por cães e necessitaram de atendimento médico. Não é possível se determinar com absoluta exatidão o número de pessoas mordidas, pois muitas delas se tratam em casa ou em consultórios particulares, não comunicando o fato às autoridades. Há, inclusive, estados que não compilam esses dados. Entretanto, médicos e veterinários reconhecem que o número de pessoas atacadas por cães está aumentando e alegam como os possíveis motivos: a falta de controle do crescimento da população canina e a ignorância no trato com os animais.

O indicado, antes de se acolher ou adquirir um cão, é informar-se sobre as características e temperamento da raça em questão, para saber se o mesmo combina com a personalidade da família. É aconselhável, também, colher informações sobre o temperamento dos pais do animal, pois se forem agressivos é bem possível que os seus filhos também o sejam.

O custo financeiro e o emocional para quem é agredido por um cão podem ser bastante altos. Às vezes, várias cirurgias reparadoras são necessárias para se reconstituir o rosto, no caso de ataque considerado grave, pois para isso é preciso retirar pele e cartilagem de outras partes do corpo. E, não se pode olvidar que, mesmo sob os cuidados de mãos habilidosas de um cirurgião competente, dificilmente o rosto voltará a ser o que era originalmente

Outro fator que ninguém deve desprezar é o adestramento do cão; este deve ser contínuo, desde o primeiro dia do animal em sua casa até o fim da vida do mesmo.

Treinar um cão implica em caminhar e brincar com ele, além de lhe dar aulas de obediência. Se você achar graça das mordidas ou tolerar a indisciplina de um filhote, estará lhe dando oportunidade de se impor e de se tornar dominante, quando o correto seria ensiná-lo a se comportar bem no convívio com pessoas.

Acostumar o animal a conviver com outras pessoas, desde a época em que é filhote, leva-o a socializar-se adequadamente. Há cães que permanecem sozinhos o dia todo num apartamento e há os que são amarrados constantemente do lado de fora da casa, o que os incita a um comportamento agressivo.

Os donos de um cão precisam ter em mente que, embora eles saibam lidar com o animal, os amigos e parentes talvez não o saibam e, por isso, não se pode prever como o animal vai interpretar determinados gestos, principalmente de estranhos. Em ocasiões de se receber visitas é recomendável cercar-se de cuidados extras como, por exemplo, prender-se o animal.

Se o seu cão rosna, arreganha os dentes ou tenta atacar alguém que lhe visita, não invente desculpas para este seu comportamento. Um cão de estimação deve e tem de ser controlado por seu dono, obedecendo-lhe a voz de comando. Atitudes como estas precisam ser corrigidas.

É bom salientarmos que, geralmente, as pessoas mordidas são as que não têm medo de cães e que se consideram hábeis no trato com esses animais e, por isso mesmo, não tomam as devidas precauções com cães desconhecidos.

Existem algumas medidas que podem e devem ser colocadas em prática no contato com cães:

- Evite encarar um animal desconhecido e jamais fuja dele correndo. Afaste-se devagar e em silêncio, sem fazer movimentos bruscos.

- Caso o animal lhe ataque, não grite e não corra e não fite ou fale com o animal. Procure permanecer imóvel, com os braços abaixados ao longo do corpo, sem agitá-los para o alto.

- Se, ao ser atacado, você for derrubado, encolha seu corpo o mais que puder e proteja suas orelhas com as mãos.

- Antes de acariciar um animal desconhecido, pergunte ao dono se você pode fazê-lo. Se isto lhe for permitido, deixe primeiro que o cão cheire as costas de sua mão fechada e, só depois, faça-lhe um carinho suave e delicado.

- Nunca perturbe um animal que esteja dormindo, comendo ou cuidando de seus filhotes.

- Nunca deixe recém-nascidos ou crianças pequenas sozinhas com um cão.

- Preste atenção a determinadas posturas que podem sinalizar um ataque iminente: pêlo eriçado, cabeça abaixada, olhar fixo e mesmo o rabo abanando podem significar que o cão está excitado com a possibilidade de luta.

Há estudos que comprovam que a castração reduz a agressividade.

Lembre-se de que treinar um cão agressivo, depois de adulto, é tarefa difícil e pode não dar certo. O veterinário pode lhe indicar um adestrador ou um especialista em comportamentos caninos. Se mesmo depois de adestrado, seu cão continuar a assustar ou a atacar as pessoas, pense na possibilidade mais segura e humanitária de sacrificá-lo, ao invés de abandoná-lo por não conseguir controlá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário