segunda-feira, 15 de março de 2010

Como enssinar o cão a fazer necessidades no lugar desejado

Como já falei muitas vezes aki no blog e no artigo anterior, explicamos a importância da escolha do lugar para o banheiro do cachorro. Agora, você vai aprender como ensinar o seu cão a desenvolver o hábito de utilizar este novo local para se aliviar.

Preparando o terreno

Antes de qualquer coisa, prepare o lugar. Forre o espaço escolhido com algo que absorva bem o xixi. Você pode usar folhas de jornal ou um tapetinho higiênico, próprio para os cães fazerem as necessidades.

Lembrete super importante: não deixe tapetes e carpetes perto do local do banheirinho, senão você vai confundir o cachorro!

Na hora H

Com o local pronto, espere o momento certo para levá-lo lá pela primeira vez. Os cães, filhotes principalmente, costumam fazer as necessidades logo que sentem vontade. No começo, você terá de ficar de olho nele para levá-lo ao banheirinho assim que perceber que ele precisa se aliviar.

Como saber?

Existem alguns horários mais comuns em que os cães ficam com vontade de fazer xixi e cocô: quando acordam, antes de descansar e logo depois de comer.

Fique atento também aos sinais que o cão dá quando está se preparando para fazer as necessidades, como começar a farejar o chão ou levantar as patas.

O que eu ganho com isso?

Ao perceber que seu cachorro está com vontade de fazer xixi ou cocô, leve-o ao local escolhido para ser o banheiro e espere que ele se alivie. Logo em seguida, recompense-o petiscos e carinhos. Com o tempo, o cão começará associar o ato de fazer as necessidades naquele lugar com a recompensa e passará a gostar de utilizar seu novo banheirinho.

Perdi a vontade…

Se, passados alguns minutos, o cão não tiver conseguido fazer as necessidades, leve-o de volta para o lugar onde ele estava ou a algum outro ambiente que não seja o do banheiro dele. Assim que ele der sinais de que está novamente com vontade, leve-o de volta ao banheirinho.

Nada de ficar trancado no banheiro…

Importantíssimo: nunca prenda o cachorro sozinho no cômodo onde fica o banheirinho dele. Se o cão ficar com medo do lugar, ele não conseguirá se aliviar ali de jeito nenhum!

Cuidado com as broncas!

Durante o treinamento, enquanto o cão ainda não aprendeu definitivamente onde é o lugar correto para usar como banheiro, cuidado com broncas e berros. O cachorro pode acabar associando a punição ao ato de fazer as necessidades na sua frente e passará a se aliviar escondido, o que pode acontecer no carpete preferido da sua mãe ou até debaixo da sua cama! Portanto, prefira sempre utilizar as recompensas pelos acertos.

Aí não!

A bronca pode ser dada sim, mas no momento em que você perceber que o cão está se preparando para fazer as necessidades em um lugar indevido, como no sofá ou no tapete da sala, por exemplo. O objetivo das broncas é criar leve desconforto para o animal. Nestes casos, um barulho alto, que cause um pequeno susto no cachorro, costuma funcionar bem.

Se o cão segurar o xixi, aproveite e leve-o para o banheiro dele. Há grandes chances de ele se aliviar ali. E nunca, mas nunca mesmo, se esqueça de recompensá-lo por usar o local certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário