terça-feira, 9 de março de 2010

Como evitar que o cão pule nas pessoas?

drpetensinacaonaopularHoje você vai conhecer mais algumas dicas bacanas para impedir que seu cão pule exageradamente nas pessoas.É possível desviar a atenção do animal e ao mesmo tempo tornar a hora que uma vista chega, por exemplo, em um momento super bacana.

Surpresinha…

Primeiro, escolha um brinquedo que pertença ao seu cão e, sempre que ele tentar chamar a sua atenção com esse brinquedo, pare o que estiver fazendo, corra atrás dele, brinque ou chame-o pelo nome. Faça com que o objeto se torne realmente o favorito do animal. E então, dê este “brinquedo especial” para o cachorro quando estiver recebendo as visitas.

Você também pode abrir o brinquedo e colocar dentro dele pedacinhos de petiscos para tornar o objeto ainda mais atraente. Assim como aconteceu com a Tuca, ele vai ficar tão entretido com o brinquedo e as guloseimas que estão dentro, que nem ligará para as pessoas que chegarem.

Dando um gelo

Um truque que também pode funcionar é pedir para o visitante simplesmente ignorar o animal quando ele pular. Não olhe, não grite e nem dê bola pra ele. Logo ele percebe que fazendo isso ele não ganha a atenção que ele tanto quer e logo tende a parar com tanta “pulação”.

Água no focinho dele!

No entanto, se o seu cãozinho é um verdadeiro canguru, como a Tuca e nenhum dos outros truques surtiu efeito nele, uma saída eficiente pode ser contar com a ajuda do bom e velho borrifador de água.

Se o cachorro demonstrar que vai pular, espirre o spray em seu focinho. Ele associará o pulo ao desconforto causado pelo jato d’água e logo abandonará esse mal hábito.

Gostinho amargo

Um outra opção é misturar substâncias amargas à água para aumentar a eficácia da bronca e borrifá-la bem na boca do bicho. Existem alguns produtos amargos não-tóxicos – que podem ser encontrados facilmente em pet shops – próprios para serem usados em situações como esta.

Seguindo estas dicas, seu cão aprenderá a agir como um bom anfitrião e seus amigos poderão te visitar sem medo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário