segunda-feira, 1 de março de 2010

compreenda seu amigo canino

Bem Vindos ao melhor blog para você compreender seu cão de várias formas de toda a internet!

Exístem várias coisas que os cães sabem que nós não compreendemos ou não sabemos oque significa então ai vai algumas dicas:


Dominante - você encontrará que um cão dominante tem suas orelhas em linha reta acima ou para enviar, sua boca aberta ligeiramente ou fechado, seus olhos abrem largamente ou olhar fixamente, seu corpo que estão duro e alto com as penugens do pescoço levantadas possivelmente, e sua cauda para fora do corpo endurecido ou fluffed. Uma baixa e casca assertiva pode frequentemente ser esperada.

Amigável - um cão amigável perked acima as orelhas, os olhos abertos e alertas, uma boca relaxed, uma cauda ou extremidade traseira inteira sacudindo, e possivelmente choramingando, yapping ou dando brevemente cascas.

Brincalhão - uma posição da curva com meios sacudindo da cauda �deixou-nos jogar.�

Submissive - um cão com suas orelhas suporta firmemente, os olhos fechados e a pata levantada está mostrando a submissão extrema. O cão é não feliz mas mostras que não atacará.

Agressivo - um cão agressivo tem suas orelhas aplainadas para trás de encontro a sua cabeça, a seus olhos estreitados ou ao desafio, ao tempo do corpo, à boca aberta aos dentes da mostra e à cauda prendida para fora do corpo e fluffed acima se possível. Os Snarls ou os rosnados são típicos.

Preocupado - as cascas do Sharp combinadas com a rosnadura, as orelhas aplainadas e os cabelos da garganta levantados significam que �eu estou preocupado� ou �algo é errado.�

Medo - as mostras de cão temem com uma posição abaixada, atam para baixo ou dobrado embaixo, arqueado para trás, olhando ou girando a cabeça enquanto mostrando os brancos de seus brancos dos olhos e das pupilas dilatadas. Os cães descascam frequentemente fora do medo, especial se são encurralados, cerc dentro, ou em uma trela.

Forçado - um cão forçado terá frequentemente as orelhas para trás e para baixo, uma boca aberta larga, bordos extraídos para trás com respiração rápida. Igualmente empurra abaixado, hunched para a frente, cauda dobrada, tensão os haunches e será provavelmente trembling.

Agora que você compreende mais sobre o que seu filhote de cachorro está tentando lhe dizer sobre como sente ou o modo está na tentativa para acomodar isto em seus treinamento e vida quotidiana do filhote de cachorro.

Em uma sessão de formação do filhote de cachorro seu cão deve mostrar que está em um modo amigável ou brincalhão. Se mostra que é dominante então você sabe que não pode o tomar seriamente nem poderia ser teimoso e você precisa provavelmente de ser mais assertivo.

Algum comportamento submissive não é uma coisa má porque significa aquele que compreende que você é responsável.

Se seu filhote de cachorro se torna forçado, temível, preocupado ou mesmo agressivo, você deve parar seu treinamento e tranquilizar seu cão imediatamente. Se você tem treinado para mais de 15 minutos param e tomam uma ruptura. Quando você voltar coisas das tomadas mais lentamente ou aproximar coisas em uma maneira diferente.

Use seu conhecimento na vida quotidiana demasiado. Observe que seu filhote de cachorro em situações diferentes e você descobrirá rapidamente o que gosta e desagrados ou como está sentindo. Você pode então tomar etapas para dá-lo mais do que aprecia e mais sustentação, confiança e treinamento nas situações encontra mais difícil.


Inteligência canina

Inteligência canina foto 1Cachorros são realmente animais muito inteligentes, capazes de aprender por associação e com grande memória, podendo lembrar de diversos truques e situações por muito tempo. A inteligência dos cães permitiu que fossem e ainda sejam treinados para as mais diversas funções, desde de regras de higiene básicas, pequenos truques, até as grandes demonstrações de compreensão e inteligência que podemos ver em cães-guia e cães de pastoreio entre outros.

Algumas pessoas pensam que, por serem tão espertos, os cachorros vão entender tudo sozinhos, que eles ” já nascem treinados”. Obviamente isto não acontece e em muitos casos é um fator de decepção do dono despreparado com o cão. Todos os cães, independentemente da raça precisam ser ensinados pelo dono para aprenderem as regras da casa ou usarão sua inteligência para “descobrir como destampar a lata de lixo”, “aprender como fugir de cercados” ou “como abrir portas” entre outras demonstrações de inteligência que normalmente incomodam os donos. Desde cedo é preciso mostrar ao filhote o que ele pode e não pode fazer, e nunca abrir excessões. Cães não entendem a linguagem humana, se você disser: “só dessa vez” por mais esperto que seja ele não vai entender que não deve subir no sofá de novo, mas quase com certeza será esperto o suficiente para perceber que se insistir pode conseguir novamente.

Alguns cães são tão espertos que “adestram” seus donos ao invés de serem adestrados por eles. Quando um cachorro chora pedindo comida e nós atendemos ao pedido estamos fazendo a vontade do cachorro, ou seja, o cão ensinou o dono a dar o petisco sempre que ele pedir, alguns cães “ensinam” seus donos a fazerem carinho quando latem e não é incomum ouvir donos reclamarem que só conseguem fazer o cachorro parar de latir fazendo carinho. Todos estes comportamentos começam aos poucos e podem ser evitados com uma educação adequada. Se o futuro dono de um cachorro tiver em mente que deve adestrar seu cachorro e não “ser adestrado por ele” a convivência entre os dois será bem melhor.

A inteligência individual do cachorro entretanto depende de vários fatores, como o ambiente onde vive e a quantidade de estímulos que recebe, mas também depende da raça. Um dos maiores estudiosos do assunto é o Dr. Stanley Coren que publicou um livro sobre o tema em 1994. Seu livro ” A inteligência canina” contém um ranking de inteligência que enumera diversas raças de cães de 1 a 79 de acordo com sua inteligência. Contudo, nem mesmo o Dr. Stanley Coren com sua extensa pesquisa envolvendo criadores e adestradores conseguiu agradar a todos. Muitos donos de cães de raças consideradas menos inteligentes pelo livro argumentaram que seu cachorro era muito mais inteligente que o cão do vizinho, de uma raça teoricamente mais esperta.

A verdade é que o ranking de inteligência canina do Dr. Coren deve ser entendido mais como um ranking de adestrabilidade que como um ranking de inteligência proriamente dito. As raças que ocupam as primeiras colocações são aquelas que respondem bem a treinamentos e memorizam comandos mais rapidamente, ou seja, possuem um tipo de inteligência mais adaptado à convivência com humanos, um desejo de agradar seus donos mais evidente e um poder de concentração maior. Outras raças, presentes nas últimas colocações do ranking não respondem bem a treinamentos e não gostam de treinos de repetição, não por serem mais “burras” mas, aparentemente por terem menos paciência e se distraem facilmente com o ambiente. Em geral cães de raças originalmente de caça costumam se distrair facilmente pois o menor movimento no ambiente pode chamar sua atenção como uma possível presa.

Apesar de tudo, o ranking continua sendo a melhor referência para futuros donos se informarem. Donos que desejem que seus cães sejam obedientes e bem treinados não deverão escolher uma raça como o borzoi ou o Buldog inglês, ou, caso escolham, devem estar conscientes que terão bastante trabalho.

  1. Border Collie
  2. Poodle
  3. Pastor Alemão
  4. Golden retriever
  5. Doberman
  6. Pastor de Shetland
  7. Labrador
  8. Papillion
  9. Rottweiler
  10. Australian Cattle Dog ou Boiadeiro Australiano
  11. Welsh Corgi Pembroke
  12. Schnauzer Miniatura
  13. Springer Spaniel
  14. Pastor Belga Tervuren
  15. Pastor Belga Groenandel
    Schipperke
  16. Collie
    Keeshound ( Spitz lobo )
  17. Braco Alemão de Pelo Curto
  18. Cocker Spaniel Inglês
    Flat Coated Retriever
    Schnauzer Standard
  19. Spaniel Bretão ou Brittany
  20. Cocker Spaniel Americano
  21. Weimaraner
  22. Pastor Belga Malinois
    Bernese Montain Dog
  23. Spitz Alemão Anão
  24. Cão D’água Irlandês
  25. Vizsla
  26. Welsh Corgi Cardigan
  27. Yorkshire Terrier
    Chesapeake Bay Retriever
    Puli
  28. Schnauzer Gigante
  29. Airedale Terrier
    Bouvier de Flandres
  30. Border Terrier
    Briard
  31. Springer Spaniel Gaulês
  32. Manchester Terrier
  33. Samoieda
  34. Field spaniel
    Terra Nova
    Terrier Australiano
    American Stafford Terrier
    Gordon Setter
    Bearded Collie
  35. Setter Irlandês
    Cairn Terrier
    Kery Blue Terrier
  36. Elkhound Norueguês
  37. Pinscher Miniatura
    Affenpinscher
    Soft Coated Wheaten Terrier
    Silky Terrier
  38. Norwich Terrier
  39. Dálmata
  40. Soft Coated Wheaten Terrier
    Bedlington Terrier
    Fox Terrier Pelo Liso
  41. Curly Coated Retriever
    Wolfhound Irlandês
  42. Kuvasz
    Pastor Australiano
  43. Pointer
    Saluki
    Spitz da Finlândia
  44. Cavalier King Charles Spaniel
    Braco Alemão de Pelo Duro
    Coonhound preto e fogo
    Cão D’água Americano
  45. Husky siberiano
    Bichon Frisé
    Spaniel Toy Inglês
  46. Spaniel do Tibet
    Foxhound Inglês
    Foxhound Americano
    Greyhound
    Grifo de Aponte de Pelo Duro
  47. West highland white terrier
    Deerhound escocês
  48. Boxer
    Dogue Alemão
  49. Teckels
    Stafforshire Bull Terrier
  50. Malamute do Alaska
  51. Whippet
    Shar Pei
    Fox Terrier Pelo Duro
  52. Rodesian
  53. Ibizan Hound
    Welsh Terrier
    Irish Terrier
  54. Boston Terrier
    Akita
  55. Skye Terrier
  56. Norfolk Terrier
    Sealyham terrier
  57. Pug
  58. Bulldog Francês
  59. Grifo Belga
    Maltês
  60. Galgo Italiano
  61. Cão de Crista Chinês
  62. Dandie Dinmont Terrier
    Pequeno Grifo da Vendéia
    Terrier Tibetano
    Chin Japonês
    Lakeland Terrier
  63. Old English Sheepdog
  64. Cão dos Pirineus
  65. São Bernardo
    Scottish Terrier
  66. Bull Terrier
  67. Chihuahua
  68. Lhasa apso
  69. Bullmastife
  70. Shih Tzu
  71. Basset Hound
  72. Mastin Napolitano
    Beagle
  73. Pequinês
  74. Bloodhound
  75. Borzoi
  76. Chow Chow
  77. Bulldog Inglês
  78. Basenji
  79. Afghan Hound




Os cães têm capacidade para compreender sinais visuais e sonoros


Os cães são capazes de fazer a ligação entre duas idéias simples. Entretanto, eles não conseguem relacionar fatos distantes no tempo. Por exemplo, se um cão fugir durante um passeio com o dono e só voltar duas horas mais tarde, ele não poderá compreender a punição que receber. O animal associará a punição ao seu retorno, e não ao fato de ter permanecido duas horas longe. Se o retorno provocar uma boa acolhida, com palavras de estima, uma palmadinha amigável ou uma guloseima, o cão sempre voltará, por saber que é isso que o dono deseja.

Os cães percebem muito bem os comportamentos mais sutis das pessoas, mesmo que sejam demonstrações inconscientes de prazer, desagravo, raiva, ou simplesmente a intenção de fazer algo. Afinal, é assim que os membros de uma matilha se comunicam usando linguagem corporal e sons para expressar suas emoções. Evidentemente, o cão não pode compreender por completo a linguagem humana: o significado é aprendido principalmente pelo tipo e pela tonalidade do som.

A capacidade canina de compreender sinais visuais e sonoros é utilizada quase sempre de maneira sofisticada. Não é o medo que possibilita o adestramento, mas o desejo de agradar. Ele motiva o animal a aprender tarefas difíceis, que são realizadas em resposta a determinados sinais, mesmo que estes sejam dados a uma longa distância.

As características comportamentais inatas de muitas raças são bem conhecidas. Mesmo sem adestramento, os cães de caça adoram apanhar objetos com a boca.

Os pointers inconscientemente "apontam" para coisas que despertam o seu interesse, antes mesmo de investigá-las. Os cães pastores gostam de pastorear todos os animais, inclusive aos homens. Os dobermann e os terriers têm comportamento de cães de guarda.

O dono do cão quase sempre é visto pelo animal como líder da matilha. A proteção da casa e de seus moradores contra estranhos, sejam pessoas ou outros cães, é instinto básico do cão. Se um homem desconhecido ou um outro cão forem aceitos sem agressão pelo líder, o cão também os aceitará. Na ausência do líder, porém, o cão assume o comando da situação e pode agir de forma diferente.

Visitantes ocasionais do território geralmente têm atitudes que acabam reforçando o instinto protetor dos cães. Frente à hostilidade do cão, o visitante foge rapidamente, o cão vê esta atitude como uma demonstração de medo e acaba relacionando o uniforme dos carteiros, por exemplo, com o seu ataque de fuga instantânea. Para resolver este problema, o dono deve apresentar os visitantes ao cão, fazendo-o perceber que aquela presença deve ser aceita.

Raças Caninas:

Affenpinscher - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 1. - Tipo Pinscher / Schnauzer; padrão 186; país de origem: Alemanha; nome de origem: Affenpinscher; utilização: companhia.

Afghan hound - grupo 10 - Lebréis; seção 1. - Lebréis de Pêlo Longo ou Franjado; padrão 228; país de origem: Afeganistão; nome de origem: Afghan Hound; utilização: guarda e companhia.

Akbash Dog - V. cão akbash. (Atualizado em: 18/06/2003)

Aïdi.gif (1896 bytes)

Aidi - V. cão do Atlas.

Airedale terrier Icone.gif (1584 bytes)

Airedale terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 007; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Airedale Terrier; utilização: guarda e companhia.

akita Icone.gif (2374 bytes)

Akita inu - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 5. - Spitz Asiáticos e Raças Assemelhadas; padrão 255; país de origem: Japão; nome de origem: Akita Inú; utilização: guarda e companhia.
Akita americano - V. Grande cão japonês. (Atualizado em: 21/02/2003)

Malamute do Alasca Icone.gif (2225 bytes)

Alascan Malamute - V. Malamute do Alasca.

Alapaha Blue Blood Bulldog - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: EUA; nome de origem: Alapaha Blue Blood Bulldog; utilização: guarda e pastoreio. (* Atualizado em 22/06/2003.)

American Bulldog - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão ; país de origem: EUA; nome de origem: American Bulldog; utilização: guarda. (* Atualizado em 24/03/2003.)

American Lamalese - grupo Especial - V. lamalês americano (* Atualizado em 23/06/2003.)
American Pit Bull Terrier - grupo 11 - Terrieres; seção 2. - de Médio Porte; padrão Ainda não homologado pela FCI; país de origem: EUA; nome de origem: American Pit Bull Terrier; utilização: rinha.

American staffordshire Icone.gif (1633 bytes)

American staffordshire terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 3. - do Tipo Bul; padrão 286; país de origem: EUA; nome de origem: American Staffordshire Terrier; utilização: rinha.
American Toy Terrier - grupo 11 - v. Toy terrier americano. (Atualizado em: 09/09/2003)

American Water Spaniel Icone.gif (2128 bytes)

American Water Spaniel - V. cão d’água americano.
Anatolian Sheepdog - V. pastor de Anatólia.
Anglo-francês de caça de pequena - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 325; país de origem: França; nome de origem: Anglo-Français de Petite Vénerie; utilização: caça.
Ariègeois - grupo 6 - V. cão do Ariège.

Armant - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: Egito; nome de origem: Ermenti / Egiptian Sheepdog; utilização: companhia. (* Atualizado em 23/06/2003.)
X Artesiano normando - padrão 029 - suprimido.
Artois hound - V. cão de Artois.

Boiadeiro australiano Icone.gif (1500 bytes)

Australian catle dog - V. boiadeiro australiano.

Australian kelpie - V. pastor australiano.

Australian Shepherd - V. pastor australiano americano.

Australian terrier - V. terrier australiano.

Azawakh - grupo 10 - Lebréis; seção 3 - Lebréis de Pêlo Curto; padrão 307; país de origem: República de Mali; nome de origem: Azawakh; utilização: caça.

[Voltar para o início]


Bandog - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: EUA; nome de origem: Bandog; utilização: guarda e pastoreio. (* Atualizado em 24/06/2003.)

Barbet - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 3 - Cães d'Água; padrão 105; país de origem: França; nome de origem: Barbet; utilização: caça.

Bardino Majorero - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça em EXTINÇÃO reconhecida somente no país de origem, referida somente como ancestral do dogue canário; SEM padrão; país de origem: Ilhas Canárias (ilha de Fuerteventura); nome de origem: Bardino Majorero; outros nomes: Majorero Canario, cão boiadeiro majorero; utilização: guarda e pastoreio. (* Atualizado em 17/09/2003.)

Basenji Icone.gif (1371 bytes)

Basenji - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 6 - Tipo Primitivo; padrão 043; país de origem: África Central; nome de origem: Basenji; utilização: caça.

Basset alemão da Vestfália - grupo 6 - Cães Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. Sabujos de Pequeno Porte; padrão 100; país de origem: Alemanha; nome de origem: Westfälische Dachsbracke; utilização: caça.

Dachsbraco Alpino Icone.gif (1653 bytes)

Basset alpino - v. Dachsbraco alpino.
Basset artesiano normando - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 034; país de origem: França; nome de origem: Basset Artésien Normand; utilização: caça.
Basset azul da Gasconha - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 035; país de origem: França; nome de origem: Basset Bleu de Gascogne; utilização: caça.
Basset de Artois - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 018; país de origem: França; nome de origem: Basset d’Artois; utilização: caça.
Basset fulvo da Bretanha - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 036; país de origem: França; nome de origem: Basset Fauve de Bretagne; utilização: caça.

basset Icone.gif (2236 bytes)

Basset hound - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 163; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Basset Hound; utilização: caça.

Beagle Icone.gif (1556 bytes)

Beagle - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 161; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Beagle; utilização: caça.

Beagle Harrier Icone.gif (1556 bytes)

Beagle harrier - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 290; país de origem: França; nome de origem: Beagle Harrier; utilização: caça.

Bearded Collie Icone.gif (1626 bytes)

Bearded collie - V. colie barbudo.

Beauceron Icone.gif (1277 bytes)

Beauceron - V. pastor de beauce.

Bedlington Icone.gif (1395 bytes)

Bedlington terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 009; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Bedlington Terrier; utilização: caça e companhia.

Bernese Icon.gif (2120 bytes)

Bernese - V. boiadeiro bernês.

Bernese Icon.gif (2120 bytes)

Bernese Mountain Dog - V. boiadeiro bernês.

Bhotia - mastife tibetano - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 230; país de origem: Tibete; nome de origem: Do-Khyi (Tibetan Mastiff); utilização: guarda.

Bichon bolonhês - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 1.1.1. - Bichons e Raças Assemelhadas; padrão 196; país de origem: Itália; nome de origem: Bolognese; utilização: companhia.

BichonFrisé Icon.gif (2042 bytes)

Bichon frisé - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 1.1.1. - Bichons e Raças Assemelhadas; padrão 215; país de origem: França e Bélgica; nome de origem: Bichon à Poil Frisé; utilização: companhia.

Bichon Havanês Icone.gif (1722 bytes)

Bichon havanês - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 1.1.1. - Bichons e Raças Assemelhadas; padrão 250; país de origem: Cuba; nome de origem: Bichón Habanero; utilização: companhia.

Billy Icone.gif (1323 bytes)

Billy - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 025; país de origem: França; nome de origem: Billy; utilização: caça.

Black and Tan Toy Terrier - V. terrier miniatura preto e castanho.

Black Mouth Cur - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: EUA; nome de origem: Black Mouth Cur; utilização: guarda e pastoreio. (* Atualizado em 3/07/2003.)

Bluetick Coonhound - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Bluetick Coonhound; utilização: sabujo de caça. (* Atualizado em 05/07/2003.)

Bloodhound Icone.gif (1443 bytes)

Bloodhound - V. cão de santo humberto.

Boerboel - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente na Grã-Bretanha e nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: África do Sul; nome de origem: Boerboel; utilização: guarda e boiadeiro. (* Atualizado em 06/07/2003.)

Boiadeiro australiano Icone.gif (1500 bytes)

Boiadeiro australiano - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 2. - Cães Boiadeiros; padrão 287; país de origem: Austrália; nome de origem: Australian Cattle Dog; utilização: boiadeiro.

Bernese Icon.gif (2120 bytes)

Boiadeiro bernês - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 3. - Boiadeiros Suíços; padrão 045; país de origem: Suíça; nome de origem: Berner Sennenhund; utilização: boiadeiro.
Apenzeller Sennenhund Icone.gif (2322 bytes) Boiadeiro de Appenzel - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 3. - Boiadeiros Suíços; padrão 046; país de origem: Suíça; nome de origem: Appenzeller Sennenhund; utilização: boiadeiro.
Boiadeiro de Ardenas - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 2. - Cães Boiadeiros; padrão 171; país de origem: Bélgica; nome de origem: Bouvier des Ardennes; utilização: boiadeiro. Obs. suspenso do elenco.
Boiadeiro de Entlebuch - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 3. - Boiadeiros Suíços; padrão 047; país de origem: Suíça; nome de origem: Entlebucher Sennenhund; utilização: boiadeiro.

Bouvier des Flandres.gif (1425 bytes)

Boiadeiro de Flandres - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 2. - Cães Boiadeiros; padrão 191; país de origem: França e Bélgica; nome de origem: Bouvier des Flandres; utilização: boiadeiro.

Border Collie Icone.gif (1462 bytes)

Border colie - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 297; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Border Collie; utilização: pastoreio.

Border terrier Icone.gif (1522 bytes)

Border terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 010; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Border Terrier; utilização: companhia.

Borzoi Icone.gif (1472 bytes)

Borzói - grupo 10 - Lebréis; seção 1. - Lebréis de Pêlo Longo ou Franjado; padrão 193; país de origem: Rússia; nome de origem: Barzaïa; utilização: caça e corrida.

Bosanski Ostrodlaky Gonic Barak - V. Sabujo da Bósnia.

Boston Terrier Icone.gif (1451 bytes)

Boston terrier - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 11. - Molossos de Pequeno Porte; padrão 140; país de origem: EUA; nome de origem: Boston Terrier; utilização: companhia.

Bouvier des Flandres.gif (1425 bytes)

Bouvier des Flandres - V. boiadeiro de Flandres.

Bóxer alemão - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão 144; país de origem: Alemanha; nome de origem: Deutscher Boxer; utilização: guarda e companhia. (* Atualizado em 17/02/2003.)

Boykin spaniel - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: EUA; nome de origem: Boykin spaniel; utilização: recolhedor de caça. (* Atualizado em 07/07/2003.)

Braco alemão - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 299; país de origem: Alemanha; nome de origem: Deutsche Bracke; utilização: caça.

Braco alemão de pêlo curto Icone.gif (1528 bytes)

Braco alemão de pêlo curto - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. Continentais, Tipo Braco; padrão 119; país de origem: Alemanha; nome de origem: Deutscher Kurzhaariger Vorstehhund; utilização: caça.

Braco alemão de pêlo duro - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. Continentais, Tipo Braco; padrão 098; país de origem: Alemanha; nome de origem: Deutscher Drahthaariger Vorstehhund; utilização: caça.
Braco alemão de pêlo longo - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.2. Continentais, Tipo Spaniel; padrão 117; país de origem: Alemanha; nome de origem: Deutscher Langhaariger Vorstehhund; utilização: caça.
Braco austríaco de pêlo liso - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 063; país de origem: Áustria; nome de origem: Österreichischer Glatthaariger Bracke (Brandlbracke); utilização: caça.
X Braco belga - padrão 079 - suspenso.
Braco da Estíria de Pêlo Duro - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 062; país de origem: Áustria; nome de origem: Steirischer Rauhhaariger Hoch-gebirgsbracke (Peintingerbracke); utilização: caça. (* Atualizado em 07/05/2004)
Braco da Transilvânia - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Porte Médio; padrão 241; país de origem: Hungria; nome de origem: Erdelyi Kopo; utilização: caça.

Braco de Auvergne - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. Continentais, Tipo Braco; padrão 180; país de origem: França; nome de origem: Braque d' Auvergne; utilização: caça.
Braco de Bourbon - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. Continentais, Tipo Braco; padrão 179; país de origem: França; nome de origem: Braque Bourbonnais; utilização: caça.
Braco de Saint-Germain - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1.Continentais, Tipo Braco; padrão 115; país de origem: França; nome de origem: Braque Saint-Germain; utilização: caça.
Braco dinamarquês - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. Continentais, Tipo Braco; padrão 281; país de origem: Dinamarca; nome de origem: Gammel Dansk Honsehund; utilização: caça ao gamo.
Braco do Ariège - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. Continentais, Tipo Braco; padrão 177; país de origem: França; nome de origem: Braque de l'Ariège; utilização: caça.
Braco dupuy - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. Continentais, Tipo Braco; padrão 178; país de origem: França; nome de origem: Braque Dupuy; utilização: caça.
Braco eslovaco de pêlo duro - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.3. - Continentais, Tipo Grifo; padrão 320; país de origem: antiga Checoslováquia; nome de origem: Slovensky Hruborsty Stavac (Ohar); utilização: caça.
Braco francês tipo gascão - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. Continentais, Tipo Braco; padrão 133; país de origem: França; nome de origem: Braque Français Type Gascogne; utilização: caça.
Braco francês tipo pireneus - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. Continentais, Tipo Braco; padrão 134; país de origem: França; nome de origem: Braque Français Type Pyrenées; utilização: caça.
Braco grifo da Vendéia - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 019; país de origem: França; nome de origem: Briquet Griffon Vendeén; utilização: caça.
Braco húngaro pêlo curto - V. vizsla pêlo curto.

Braco húngaro pêlo duro - V. vizsla pêlo duro.

Braco italiano Icone.gif (1418 bytes)

Braco italiano - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. Continentais, Tipo Braco; padrão 202; país de origem: Itália; nome de origem: Bracco Italiano; utilização: caça de aponte.

Braco polonês - V. Sabujo Polonês.

Braco tirolês - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 068; país de origem: Áustria; nome de origem: Tiroler Bracke; utilização: caça.
Branco e laranja francês - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 316; país de origem: França; nome de origem: Français Blanc et Orange; utilização: caça.
Branco e preto francês - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 220; país de origem: França; nome de origem: Français Blanc et Noir; utilização: caça.
(
* Atualizado em 30/08/2004.)

Briard Icone.gif (1632 bytes)

Briard - V. pastor de brie.
Broholmer - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão 315; país de origem: Dinamarca; nome de origem: Broholmer; utilização: guarda e defesa.
Buhund norueguês - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 3. - Cães Nórdicos de Guarda e Pastoreio; padrão 237; país de origem: Noruega; nome de origem: Norsk Buhund; utilização: caça.

Buldogue alapaha de sangue azul - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: Turquia; nome de origem: Alapaha Blue Blood Bulldog; utilização: guarda e pastoreio.
(
* Atualizado em 22/06/2003.)

Buldogue americano - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão ; país de origem: EUA; nome de origem: American Bulldog; utilização: guarda. (* Atualizado em 25/11/2003.)
Buldogue campeiro - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - raça reconhecida somente no Brasil; padrão CBKC 008; país de origem: Brasil; nome de origem: buldogue campeiro; utilização: guarda e pastoreio. (* Atualizado em 24/03/2003.)

Buldogue francês - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 11 - Molossos de Pequeno Porte; padrão 101; país de origem: França; nome de origem: Bouledogue Français; utilização: companhia.

Buldogue Icone.gif (1502 bytes)

Buldogue inglês - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão 149; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Bull Dog / Fêmea: Bull Bitch; utilização: companhia.

Bulmastife Icone.gif (1443 bytes)

Bulmastife - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão 157; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Bullmastiff; utilização: guarda e companhia.

Bulterrier Icon.gif (1763 bytes)

Bulterrier - grupo 3 - Terrieres; seção 3. - Tipo Bul; padrão 011; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Bull Terrier; utilização: rinha.

[Voltar para o início]


Ca de bestiar - grupo 1 - V. cão de bestiar

Cairn terrier Icone.gif (1466 bytes)

Cairn terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 2. - de Pequeno Porte; padrão 004; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Cairn Terrier; utilização: caça.

Canaan Dog - V. cão de Canaã.

Cão akbash - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: Turquia; nome de origem: Akgash Dog; utilização: guarda e pastoreio. (* Atualizado em 18/06/2003.)

Cão corso Icone.gif (1447 bytes)

Cão Corso - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 343; país de origem: Itália; nome de origem: cane corso; utilização: guarda, de defesa, de polícia, de faro.
American Water Spaniel Icone.gif (2128 bytes) Cão d'água americano - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 3. - Cães d'Água; padrão 301; país de origem: EUA; nome de origem: American Water Spaniel; utilização: caça.
Cão d'água espanhol - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 3. - Cães d'Água; padrão 336; país de origem: Espanha; nome de origem: Perro de Agua Español; utilização: caça.
Cão d’água frison - grupo 8 - Cães Retrievers, Levantadores e d'Água; seção 3. - Cães d'Água; padrão 221; país de origem: Holanda; nome de origem: Wetterhoun; utilização: caça.
Cão d’água holandês - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d'Água; seção 2. - Levantadores; padrão 314; país de origem: Holanda; nome de origem: Kooikerhondje (Pequeno Cão Holandês); utilização: caça.
Cão d'água irlandês - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 3. - Cães d'Água; padrão 124; país de origem: Irlanda; nome de origem: Irish Water Spaniel; utilização: caça.

Cão d'água português - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 3. - Cães d'Água; padrão 037; país de origem: Portugal; nome de origem: Cão d'Água Português; utilização: caça.
Cão d'água da Romanha - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 3. - Cães d'Água; padrão 298; país de origem: Itália; nome de origem: Lagotto Romagnolo; utilização: caça.

Cão da Carolina - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão UKC S/N; país de origem: EUA; nome de origem: Caroline Dog; Outros nomes: American Dingo; utilização: guarda e caça.
(
* Atualizado em 16/09/2003.)
Groenland dog icone.gif (2192 bytes) Cão da Groenlândia - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 1. - Cães Nórdicos de Trenó; padrão 274; país de origem: Escandinávia; nome de origem: Gronlandshund; utilização: tração de trenó.
Cão da Islândia - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 3. - Cães Nórdicos de Guarda e Pastoreio; padrão 289; país de origem: Islândia (Escandinávia); nome de origem: Islandsk Farehond; utilização: caça.

Cão da Serra da Estrela - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 173; país de origem: Portugal; nome de origem: Cão da Montanha Portuguesa da Serra da Estrela; utilização: boiadeiro.
Cão da Serra de Aires - padrão 093; V. pastor português da Serra de Aires.
Cão de Artois - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 028; país de origem: França; nome de origem: Chien d'Artois; utilização: caça.
Cão de bestiar - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 321; país de origem: Espanha; nome de origem: Ca de Bestiar Mallorquin; utilização: pastoreio.
Cão de Canaã - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 6. - Tipo Primitivo; padrão 273; país de origem: Israel; nome de origem: Canaan Dog: utilização: companhia.

Cão de Castro Laboreiro Icone.gif (1517 bytes)

Cão de castro laboreiro - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 170; país de origem: Portugal; nome de origem: Cão de Castro Laboreiro; utilização: guarda e boiadeiro.

Rodhesian Icone.gif (1898 bytes)

Cão de crista dorsal da Rodésia - grupo 6 - Cães Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 3. - Raças Assemelhadas; padrão 146; país de origem: África do Sul; nome de origem: Rhodesian Ridgeback; utilização: levantador de caça.

ChineseCrested Icon.gif (2275 bytes)

Cão de crista chinês - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 4. - Cães Pelados; padrão 288; país de origem: China; nome de origem: Chinese Crested Dog; utilização: companhia.

Cão de guarda holandês - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 1. - Tipo Pinscher, Schnauzer; padrão 308; país de origem: Holanda; nome de origem: Hollandse Smoushond; utilização: guarda.

Otterhound Icone.gif (2006 bytes)

Cão de lontra - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 294; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Otterhound; utilização: caça de lontra.
X Cão de médio porte japonês - padrão 256 - suprimido.
Cão de pista de sangue da Baviera - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 2. - Cães de Pista de Sangue; padrão 217; país de origem: Alemanha; nome de origem: Bayrischer Gebirgsschweisshund; utilização: caça.
Cão de pista de sangue de Hanover - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 2. - Cães de Pista de Sangue; padrão 213; país de origem: Alemanha; nome de origem: Hannoverscher Schweisshund; utilização: caça.
Cão de presa maiorquino - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 249; país de origem: Espanha; nome de origem: Perro de Presa Mallorquin; utilização: caça.

Bloodhound Icone.gif (1443 bytes)

Cão de santo humberto - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 084; país de origem: Bélgica; nome de origem: Chien de Saint-Hubert (Bloodhound); utilização: caça.
X Cão de tração belga - padrão 069 - suspenso.
Cão de ursos da Carélia - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 2. - Cães Nórdicos de Caça; padrão 048; país de origem: Finlândia; nome de origem: Karjalankarhukoira; utilização: caça.
Cão do Ariège - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 020; país de origem: França; nome de origem: Ariégeois; utilização: caça.

Aïdi.gif (1896 bytes)

Cão do atlas (aidi) - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 247; país de origem: Marrocos; nome de origem: Aidi (Chien d'Atlas - FCI); utilização: boiadeiro.

Cão do faraó - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 6. - Tipo Primitivo; padrão 248; país de origem: Ilha de Malta; nome de origem: Pharaon Hound; utilização: companhia.

Cão dos Pireneus - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 137; país de origem: França; nome de origem: Chien de Montagne des Pyrenées; utilização: guarda. (Atualizado em 26/02/2003).
Cão fila de São Miguel - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 2. - Cães Boiadeiros; padrão 340; país de origem: Portugal; nome de origem: Cão Fila de São Miguel; utilização: boiadeiro.
Cão finlandês da Lapônia - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 3. - Cães Nórdicos de Guarda e Pastoreio; padrão 189; país de origem: Finlândia; nome de origem: Suomenlapinkoira; utilização: guarda.
Cão jindo da Coréia - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 5. - Spitz Asiáticos e Assemelhados; padrão 334; país de origem: Coréia; nome de origem: Korea Jindo Dog; utilização: caça e companhia.

Cão Leopardo Catahoula - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: EUA; nome de origem: Catahoula Leopard Dog; Outros nomes: Catahoula Hog Dog, Catahoula Cur; utilização: pastor e boiadeiro. (* Atualizado em 14/09/2003.)
Cão lobo checoslovaco - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 332; país de origem: Checoslováquia; nome de origem: Ceskoslovensky Vlcak; utilização: pastoreio.
Cão norueguês de macaréus - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 2. - Cães Nórdicos de Caça; padrão 265; país de origem: Finlândia; nome de origem: Norsk Lundehund; utilização: caça.

Pelado Mexicano Icone.gif (1683 bytes)

Cão pelado mexicano - V. pelado mexicano.
Cão pelado peruano - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 6. Tipo Primitivo; padrão 310; país de origem: Peru; nome de origem: Perro Sin Pelo del Perù; utilização: companhia.
Cão sueco de caça ao cervo - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 2. - Cães Nórdicos de Caça; padrão 042; país de origem: Suécia; nome de origem: Jämthund; utilização: caça.
Cão tailandês de crista dorsal - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 8. Tipo Primitivo e Crista Dorsal; padrão 338; país de origem: Tailândia; nome de origem: Thai Ridgeback Dog; utilização: caça.

Caravan hound - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA e Ásia Central; padrão CBKC S/N; país de origem: Ásia Central - Marrocos; nome de origem: Caravan Hound; utilização: caça à lebre. (* Atualizado em 02/09/2003.)

Pug Icone.gif (1611 bytes)

Carlin - pug - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 11. - Molossos de Pequeno Porte; padrão 253; país de origem: China; nome de origem: Carlin, Pug; utilização: companhia.

Catahoula Leopard Dog - V. cão leopardo catahoula. (* Atualizado em 14/09/2003.)
Cavalier king charles - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 7. - Spaniels Ingleses de Estimação; padrão 136; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Cavalier King Charles Spaniel; utilização: companhia e alarme.
Chesky fousek - V. grifo de caça checo.
Cesky terrier - V. terrier tcheco.
X Chambray - padrão 026 - suprimido.
Cheasapeake bay retriever - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 1. - Recolhedores; padrão 263; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Cheasapeake Bay Retriever; utilização: recolhedor de caça.

Chihuahua Icone.gif (1475 bytes)

Chihuahua - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 6. - Chihuahua; padrão 218; país de origem: México; nome de origem: Chihuahueño; utilização: companhia e alarme.

ChineseCrested Icon.gif (2275 bytes)

Chinese crested dog - V. cão de crista chinês.

Chinook - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: EUA; nome de origem: Chinook; utilização: cão de tração para trenó. (* Atualizado em 01/09/2003.)

Chortaj - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente na Rússia; padrão CBKC S/N; país de origem: Rússia; nome de origem: Hortaya Barsaya; utilização: caça à lebre. (* Atualizado em 30/08/2003.)

Chow-chow Icone.gif (1613 bytes)

Chow-chow - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 5. - Spitz Asiáticos e Assemelhados; padrão 205; país de origem: China; nome de origem: Chow Chow; utilização: guarda.

Cimarrão - grupo 2 - Pinscher, Shnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Dogue; padrão ainda não reconhecido pela FCI; país de origem: Uruguai; nome de origem: cimarrón; utilização: guarda, de defesa, de caça.
Cirneco do Etna - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 7. - Tipo Primitivo; padrão 199; país de origem: Itália; nome de origem: Cirneco dell'Etna; utilização: caça.
Clumber spaniel - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 1. - Recolhedores; padrão 109; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Clumber Spaniel; utilização: caça.

CockerAmericano Icon.gif (1876 bytes)

Cocker spaniel americano - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d'Água; seção 2. - Levantadores; padrão 167; país de origem: EUA; nome de origem: American Cocker Spaniel; utilização: levantador de caça.

Cocker spaniel inglês - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d'Água; seção 2. - Levantadores; padrão 005; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: English Cocker Spaniel; utilização: levantador de caça.

Bearded Collie Icone.gif (1626 bytes)

Colie barbudo - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 271; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Bearded Collie; utilização: pastoreio.

Colie p_c_icone.gif (1450 bytes)

Colie de pêlo curto - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 296; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Collie Smooth; utilização: pastoreio.

Colie rough icone.gif (1774 bytes)

Colie de pêlo longo - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 156; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Collie Rough; utilização: pastoreio.

Coonhound inglês - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: EUA; nome de origem: Redtick Coonhound (English Coonhound); utilização: sabujo de caça. (* Atualizado em 25/08/2003.)

Coonhound icone.gif (1452 bytes)

Coonhound preto e castanho - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 300; país de origem: EUA; nome de origem: Black and tan Coonhound; utilização: caça.
Coton de Tulear - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 1.1.1. - Bichons e Assemelhados; padrão 283; país de origem: Madagascar; nome de origem: Coton de Tuléar; utilização: companhia.
Curly-coated retriever - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 1. - Recolhedores; padrão 110; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Curly-Coated Retriever; utilização: recolhedor de caça.

[Voltar para o início]


Dachsbraco Alpino Icone.gif (1653 bytes)

Dachsbraco alpino - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 2. - Cães de rastro; padrão 254; país de origem: Austria; nome de origem: Alpenländische Dachsbracke; utilização: rastreador para a corça ferida e como sabujo na caça à lebre e à raposa, com ladridos.

Dachshund - grupo 4 - Cães de Caça à Doninha: compõem este grupo as 3 raças Teckel - tamanhos: Teckel Standard, Teckel Anão e Teckel Miniatura; pelagens: Teckel Pêlo Curto, Teckel Pêlo Longo e Teckel Pêlo Duro. V. Teckel.

Dálmata Icone.gif (1503 bytes)

Dálmata - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 3. - Raças Assemelhadas; padrão 153; país de origem: ex-Iugoslávia; nome de origem: Dalmatinac; utilização: companhia.

Dandie Icone.gif (1741 bytes)

Dandie dinmont terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 2. - de Pequeno Porte; padrão 168; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Dandie Dinmont Terrier; utilização: companhia.

Deerhound Icone.gif (1381 bytes)

Deerhound - grupo 10 - Lebréis; seção 2. - Lebréis de Pêlo Duro; padrão 164; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Deerhound; utilização: caça.

Jagd Icone.gif (1505 bytes)

Deutscher jagd terrier - V. terrier alemão de caça.

Deutscher wachtelhund - V. perdigueiro alemão.

Dinamarquês gigante - V. dogue alemão.

Doberman Icone.gif (1381 bytes)

Doberman - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 1.1.1. - Pinscher / Schnauzer; padrão 143; país de origem: Alemanha; nome de origem: Dobermann; utilização: guarda e defesa.

Dogue Alemão - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão 235; país de origem: Alemanha; nome de origem: Deutsche Dogge; utilização: guarda e defesa. (* Atualizado em 27 de fevereiro de 2003.)

Dogue argentino - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão 292; país de origem: Argentina; nome de origem: Dogo Argentino; utilização: guarda, defesa, caça a grandes animais e rinha.
(
* Atualizado em 03/11/2003.)

Dogue brasileiro - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - raça reconhecida somente no Brasil; padrão CBKC 008; país de origem: Brasil; - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; nome de origem: dogue brasileiro; utilização: guarda, defesa. (* Atualizado em 24/03/2003.)

Dogue canário - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão 346; país de origem: Arquipélago Canário; nome de origem: Dogo Canario; utilização: guarda, defesa, boiadeiro.(* Atualizado em 02/07/2003.)

Dogue de Bordéus Icone.gif (1657 bytes)

Dogue de Bordéus - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão 116; país de origem: França; nome de origem: Dogue de Bordeaux; utilização: guarda e defesa.(* Atualizado em 02 de março de 2003.)

Dogue do Tibete - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 230; país de origem: Tibete; nome de origem: Do-Khyi (Bhotia - Tibetan Mastiff); utilização: guarda.

Drahthaar - V. braco alemão de pêlo duro.
Drever - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 130; país de origem: Suécia; nome de origem: Drever; utilização: caça.
Dunker - grupo 6 - V. sabujo norueguês.

[Voltar para o início]


Elkhound norueguês cinza - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 2. - Cães Nórdicos de Caça; padrão 242; país de origem: Noruega; nome de origem: Norsk Elghund Grä; utilização: caça.
Elkhound norueguês preto - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 2. - Cães Nórdicos de Caça; padrão 268; país de origem: Noruega; nome de origem: Norsk Elghund Sort; utilização: caça.

English Coonhound - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: EUA; nome de origem: Redtick Coonhound (English Coonhound); utilização: sabujo de caça. (* Atualizado em 25/08/2003.)
English Setter - V. seter inglês.

Épagneul Pont-Audemer - V. spaniel pont-audemer.
X Esquimó - padrão 211 - suprimido.
Eurasier - V. spitz eurasiano.

[Voltar para o início]


Field spaniel - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 2. - Levantadores; padrão 123; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Field Spaniel; utilização: levantador de caça.

Fila Icone.gif (1816 bytes)

Fila brasileiro - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos e Cães Boiadeiros Suíços; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão 225; país de origem: Brasil; nome de origem: Fila Brasileiro; utilização: boiadeiro, guarda e defesa.

Flat coated retriever - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 1. - Recolhedores; padrão 121; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Flat Coated Retriever; utilização: buscar a caça.

Foxhound americano - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 303; país de origem: EUA; nome de origem: American Foxhound; utilização: cão de presa.

Foxhound inglês - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 159; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Foxhound; utilização: caça.

Fox terrier de pêlo-de-arame - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 169; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Wire Fox Terrier; utilização: terrier.
(
* Atualizado em 03/05/2003.)

Fox terrier de pêlo liso - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 012; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Smooth Fox Terrier; utilização: terrier.
(
* Atualizado em 03/05/2003.)
Francês branco e laranja - V. branco e laranja francês.
Francês branco e preto - V. branco e preto francês.

[Voltar para o início]


Galgo espanhol - grupo 10 - Lebréis; seção 3. - Lebréis de Pêlo Curto; padrão 285; país de origem: Espanha; nome de origem: Galgo Español; utilização: caça.
Gammel dansk honsehund - V. braco dinamarquês.

Gascão azul americano - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: EUA; nome de origem: American Blue Gascon Hound; utilização: sabujo de caça pelo faro. (* Atualizado em 18/06/2003.)

Glen of imaal terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 302; país de origem: Irlanda; nome de origem: Irish Glen of Imaal Terrier; utilização: caça.

GoldenRetriever Icon.gif (1608 bytes)

Golden retriever - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d'Água; seção 1. - Recolhedores; padrão 111; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Golden Retriever; utilização: caça.
Gordon setter - V. Seter gordon.
X Grahund - padrão 112 - suprimido.
Grande anglo-francês branco e laranja - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 324; país de origem: França; nome de origem: Grand Anglo-Français Blanc et Orange; utilização: caça.
Grande anglo-francês branco e preto - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 323; país de origem: França; nome de origem: Grand Anglo-Français Blanc et Noir; utilização: caça.
Grande anglo-francês tricolor - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 322; país de origem: França; nome de origem: Grand Anglo-Français Tricolore; utilização: caça.
Grande azul da Gasconha - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 022; país de origem: França; nome de origem: Grand Bleu de Gascogne; utilização: caça.
Grande basset grifo da Vendéia - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3 - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 033; país de origem: França; nome de origem: Grand Basset Griffon Vendeén; utilização: caça.
Grande boiadeiro suíço - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 3. - Cães Boiadeiros Suíços; padrão 058; país de origem: Suíça; nome de origem: Grosser Schweizer Sennenhund; utilização: boiadeiro.
Grande cão japonês - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 4. - Raças assemelhadas; padrão 344; país de origem: EUA; nome de origem: Great Japanese Dog; utilização: companhia. (* Atualizado em 21/02/2003.)
Grande gascão saintongeois - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 021; país de origem: França; nome de origem: Grand Gascon Saintongeois; utilização: caça.
Grande grifo da Vendéia - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 282; país de origem: França; nome de origem: Grand Griffon Vendeén; utilização: caça.

Grande münsterländer - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.2. Continentais, Tipo Spaniel; padrão 118; país de origem: Alemanha; nome de origem: Grosser Münsterländer Vorstehhund; utilização: caça.
Greyhound - grupo 10 - Lebréis; seção 3. - Lebréis de Pêlo Curto; padrão 158; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Greyhound; utilização: companhia e corrida.
Grifo azul da Gasconha - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 032; país de origem: França; nome de origem: Griffon Bleu de Gascogne; utilização: caça.
Grifo belga - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 3.3.1. - Belga de Pequeno Porte, Grifos; padrão 081; país de origem: Bélgica; nome de origem: Griffon Belge; utilização: companhia.
Grifo de aponte de pêlo duro - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.3. Continentais, Tipo Grifo; padrão 107; país de origem: França; nome de origem: Griffon d'Arrêt à Poil Dur Korthals; utilização: caça.
Grifo de Bruxelas - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 3.3.1. - Belga de Pequeno Porte, Grifos; padrão 080; país de origem: Bélgica; nome de origem: Griffon Bruxellois; utilização: companhia.
Grifo de caça checo - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.3. - Continentais, Tipo Grifo; padrão 245; país de origem: antiga Checoslováquia; nome de origem: Chesky Fousek; utilização: caça de aponte.
Grifo de pêlo lanoso - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.3. Continentais, Tipo Grifo; padrão 174; país de origem: França; nome de origem: Griffon à Poil Laineux; utilização: caça.
Grifo fulvo da Bretanha - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 066; país de origem: França; nome de origem: Griffon Fauve de Bretagne; utilização: caça.

Grifo nivernais - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 017; país de origem: França; nome de origem: Griffon Nivernais; utilização: caça.

[Voltar para o início]


Halden stövare - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 267; país de origem: Noruega; nome de origem: Halden Stövare; utilização: caça.
Hamiltonstövare - grupo 6 - V. sabujo de Hamilton.
Harrier - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 295; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Harrier; utilização: caça.
Hokkaido - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 5. - Spitz Asiáticos e Assemelhados; padrão 261; país de origem: Japão; nome de origem: Hokkaido; utilização: caça.
Hovawart - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos e Cães Boiadeiros Suíços; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 190; país de origem: Alemanha; nome de origem: Hovawart; utilização: caça.

Husky siberiano - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 1. - Cães Nórdicos de Trenó; padrão 270; país de origem: EUA; nome de origem: Siberian Husky; utilização: cão de trenó de cargas leves.

Hygenhund - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 266; país de origem: Noruega; nome de origem: Hygenhund; utilização: caça.

[Voltar para o início]


Ibizan hound - V. podengo ibicenco.
Iceland Dog - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 3. - Cães Nórdicos de Guarda e Pastoreio; padrão 289; país de origem: Islândia (Escandinávia); nome de origem: Islandsk Farehond; utilização: caça.

Irish terrier - V. terrier irlandês.
Irish Setter - V. seter irlandês.
Irish water spaniel - V. cão d'água irlandês.
Wolfhound Icone.gif (2034 bytes) Irish wolfhound - V. wolfhound irlandês.
Istarski kratkodlaki gonic - V. sabujo estírio de pêlo liso.
Istarski ostrodlaki gonic - V. sabujo estírio de pêlo duro.

[Voltar para o início]


Jack Russel Terrier - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 339; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Parson Jack Russel Terrier; utilização: caça.

Jagd Icone.gif (1505 bytes)

Jagd terrier - V. terrier alemão de caça.

Jura - V. sabujo de Jura marrom.

[Voltar para o início]


Kai - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 5. - Spitz Asiáticos e Assemelhados; padrão 317; país de origem: Japão; nome de origem: Kai; utilização: caça e companhia.

Kerry blue terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 003; país de origem: Irlanda; nome de origem: Kerry Blue Terrier; utilização: caça.

King charles spaniel - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 7. - Spaniels Ingleses; padrão 128; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: King Charles Spaniel; utilização: companhia.

Kishu - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 5. - Spitz Asiáticos e Assemelhados; padrão 318; país de origem: Japão; nome de origem: Kishu; utilização: caça e companhia.

Komondor - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 053; país de origem: Hungria; nome de origem: Komondor; utilização: pastoreio.
Kooikerhondje - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d'Água; seção 2. - Levantadores; padrão 314; país de origem: Holanda; nome de origem: Kooikerhondje (Pequeno Cão Holandês); utilização: caça.
Korea Jindo Dog - grupo 11 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 5. - Spitz Asiáticos e Assemelhados; padrão 334; país de origem: Coréia; nome de origem: Korea Jindo Dog; utilização: caça e companhia.
Korthals - V. grifo de aponte de pêlo duro korthals.
Kromfohrländer - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 10 - Kromfohrländer; padrão 192; país de origem: Alemanha; nome de origem: Kromfohrländer; utilização: companhia.

Kurzhaar - V. braco alemão de pêlo curto.

Kuvasz - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 054; país de origem: Hungria; nome de origem: Kuvasz; utilização: pastoreio.

Kyi-leo - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: EUA; nome de origem: Kyi Leo; utilização: pastoreio. (* Atualizado em 29/04/2004.)

[Voltar para o início]


Labrador Icone.gif (1370 bytes)

Labrador retriever - V. retriever do labrador
Lagotto romagnolo - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 3. - Cães d'Água; padrão 298; país de origem: Itália; nome de origem: Lagotto Romagnolo; utilização: caça.
Laika da Sibéria ocidental - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 2. - Cães Nórdicos de Caça; padrão 306; país de origem: Rússia; nome de origem: Zapadno-Sibirskaïa Laïka; utilização: Cão de caça polivalente. (Atualizado em: 21/02/2003)
Laika da Sibéria oriental - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 2. - Cães Nórdicos de Caça; padrão 305; país de origem: Rússia; nome de origem: Vostotchno-Sibirskaïa Laïka; utilização: caça. (Atualizado em: 21/02/2003)
Laika russo europeu - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 2. - Cães Nórdicos de Caça; padrão 304; país de origem: Rússia; nome de origem: Russko Evropeïskaïa Laïka; utilização: caça.

Lakeland terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 070; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Lakeland Terrier; utilização: caça.

Lamalês americano - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: EUA; nome de origem: American Lamalese; utilização: companhia. (* Atualizado em 23/06/2003.)
Landseer - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 226; país de origem: Canadá; nome de origem: Landseer; utilização: busca e salvamento.
Langhaar - V. braco alemão de pêlo longo.
Lebrel húngaro - grupo 10 - Lebréis; seção 3. - Lebréis de Pêlo Curto; padrão 240; país de origem: Hungria; nome de origem: Magyar Agar; utilização: companhia e corrida.
Lebrel polonês - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - grupo 10 - Lebréis; seção 3. - Lebréis de Pêlo Curto; padrão 333; país de origem: Hungria; nome de origem: Chart Polsky; utilização: caça à lebre e à raposa.

Leonberger Icone.gif (3111 bytes)

Leonberger - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 145; país de origem: Alemanha; nome de origem: Leonberger; utilização: guarda.

X

Levesque - padrão 023 - suprimido.

Lhasa apso - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 5. - Cães do Tibete; padrão 227; país de origem: Tibete; nome de origem: Lhasa Apso; utilização: companhia.

Spitz_alemao_Icone.gif (2863 bytes)

Lulu da Pomerânia - V. spitz alemão.
Lundehund norueguês - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 2. - Cães Nórdicos de Caça; padrão 265; país de origem: Finlândia; nome de origem: Norsk Lundehund; utilização: caça.

Lupóide de Saarloos - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 311; país de origem: Holanda; nome de origem: Saarloos Wolfhound; utilização: pastoreio.

[Voltar para o início]


Magyar agar - V. lebrel húngaro.

Majorero canário - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça em EXTINÇÃO V. Bardino Majorero.
(
* Atualizado em 17/09/2003.)

Malamute do Alasca Icone.gif (2225 bytes)

Malamute do Alasca - grupo 5 - Cães tipo Spitz e Tipo Primitivo; seção 1. - Cães Nórdicos de Trenó; padrão 243; país de origem: EUA; nome de origem: Alaskan Malamute; utilização: tração de trenós para carga.

P_belga Malinois Icone.gif (1747 bytes)

Malinois - V. pastor belga, malinois.

Maltes Icone.gif (1418 bytes)

Maltês - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 1. - Bichons e Assemelhados; padrão 065; país de origem: Itália; nome de origem: Maltese; utilização: companhia.

Manchester terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 071; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Manchester Terrier; utilização: caça.

Manchester terrier, Toy - V. terrier miniatura preto e castanho.

Mastife - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão 264; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Mastiff; utilização: guarda e defesa.

Mastife Icone.gif (2123 bytes)

Mastife inglês - V. mastife.

Mastife tibetano - Bhotia - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 230; país de origem: Tibete; nome de origem: Do-Khyi (Bhotia - Tibetan Mastiff); utilização: guarda.
Mastim dos Pireneus - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 092; país de origem: Espanha; nome de origem: Mastin de los Pireneos; utilização: guarda.
Mastim espanhol - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão 091; país de origem: Espanha; nome de origem: Mastin Español; utilização: guarda.

Mastim napolitano - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão 197; país de origem: Itália; nome de origem: Mastino Napoletano; utilização: guarda e defesa.

Mudi - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 238; país de origem: Hungria; nome de origem: Mudi; utilização: pastoreio.

Münsterländer - V. grande münsterländer e pequeno münsterländer.

[Voltar para o início]


Terranova Icone.gif (2313 bytes)

Newfoundland - V. terranova.
Norfolk terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 2. - de Pequeno Porte; padrão 272; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Norfolk Terrier; utilização: caça.
X Normand poitevin - padrão 027 - suprimido.
Norsk lundehund - V. cão norueguês de Macareux.
Norwegian elkhound - V. elkhound norueguês cinza e/ou elkhound norueguês preto.
Norwich terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 2. - de Pequeno Porte; padrão 072; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Norwich Terrier; utilização: caça.
Nova Escócia duck tolling retriever - grupo 8 - Recolhedores, Levantadores e d'Água ; seção 1.1 - Recolhedores; padrão 312; país de origem: Canadá; nome de origem: Novia Scotia Duck Tolling Retriever; utilização: caça.

[Voltar para o início]


OESD Icone.gif (1613 bytes)

Old english sheepdog - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 016; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Bobtail; utilização: pastor.

Otterhound Icone.gif (2006 bytes)

Otterhound - V. cão de lontra.

Ovelheiro gaúcho - grupo 11 - Raça reconhecida somente no Brasil - Grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão CBKC 5; país de origem: Brasil; nome de origem: ovelheiro gaúcho; utilização: pastoreio. (* Atualizado em 24/03/2003.)

[Voltar para o início]


Parson Jack Russel Terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 339; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Parson Jack Russel Terrier; utilização: caça.

Papillon_ico.gif (1513 bytes)

Papillon - phalène - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 9. - Spaniels Anões Continentais; padrão 077; países de origem: França e Bélgica; nome de origem: Épagneul Nain Continental - Phalène, Papillon; utilização: companhia.

Pastor alemão - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 166; país de origem: Alemanha; nome de origem: Deutscher Schäferhund; utilização: pastor, policial, guarda, busca e salvamento.

Pastor australiano - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 293; país de origem: Austrália; nome de origem: Australian Kelpie; utilização: pastoreio.

Pastor australiano Americano - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 342; país de origem: EUA; nome de origem: Australian Shepherd; utilização: pastoreio.

Pastor belga - Groenandel, Malinois, Tervueren, Laekenois - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 015; país de origem: Bélgica; nome de origem: Bergers Belges Groenandel, Malinois, Tervueren, Laekenois; utilização: pastoreio.

P_bergamasco Icone.gif (2340 bytes)

Pastor bergamasco - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 194; país de origem: Itália; nome de origem: Cane da Pastore Bergamasco; utilização: pastoreio.

Pastor branco suíço - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 347; país de origem: Suíça; nome de origem: Weisser Schweizer Schäferhund; utilização: companhia e guarda. (* Atualizado em 23 de fevereiro de 2003)
Pastor catalão - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 087; país de origem: Espanha; nome de origem: Perro de Pastor Catalán; utilização: pastoreio, guarda e companhia.
Pastor Caucasiano - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 328; país de origem: Rússia; nome de origem: Kavkazskaïa Ovtcharka; utilização: guarda.
Pastor croata - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 277; país de origem: ex-Iugoslávia; nome de origem: Hrvatski Ovcar; utilização: pastoreio.
Pastor da Ásia central - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 335; país de origem: Rússia; nome de origem: Sredneasisastskaïa Ovtcharka; utilização: guarda e defesa.
Pastor da Picardia - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 176; país de origem: França; nome de origem: Berger Picard; utilização: guarda.
Pastor da Rússia meridional - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 326; país de origem: Rússia; nome de origem: Ioujnorrousskaïa Ovtcharka; utilização: pastoreio.
Pastor de Anatólia - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 331; país de origem: Turquia; nome de origem: Anatolian Sheepdog; utilização: pastoreio de ovelhas.

Pastor de Beauce - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 044; país de origem: França; nome de origem: Berger de Beauce; utilização: guarda.

Briard Icone.gif (1632 bytes)

Pastor de Brie - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 113; país de origem: França; nome de origem: Berger de Brie; utilização: pastoreio.

P_shetland icone.gif (1785 bytes)

Pastor de Shetland - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 088; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Shetland Sheepdog; utilização: pastoreio.
Pastor dos Abruzzos - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 201; país de origem: Itália; nome de origem: Cane da Pastore Maremmano-Abruzzese; utilização: pastoreio.
Pastor dos Pireneus - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 141; país de origem: França; nome de origem: Berger des Pyrénées; utilização: pastoreio.
Pastor dos Pireneus de face rasa - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 138; país de origem: França; nome de origem: Berger des Pyrénées a Face Rase; utilização: pastoreio.
Pastor eslovaco - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 142; país de origem: antiga Checoslováquia; nome de origem: Slovensky Cuvac; utilização: pastoreio.
Pastor finlandês da Lapônia - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 3. - Cães Nórdicos de Guarda e Pastoreio; padrão 284; país de origem: Finlândia; nome de origem: Lapinporokoira; utilização: caça.

Pastor grego - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente na Grécia; padrão CBKC S/N; país de origem: Grécia; nome de origem: Hellenikos Poimenikos; outros nomes: : Greek Sheepdog, Greek Shepherd utilização: recolhedor de caça. (* Atualizado em 28/08/2003.)
Pastor iugoslavo - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 041; país de origem: ex-Iugoslávia; nome de origem: Ovczarski Pas-Sarplaninac; utilização: guarda.
Pastor holandês - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 223; país de origem: Holanda; nome de origem: Hollandse Herdershond; utilização: pastoreio e guarda.
Pastor holandes Schapendoes - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 313; país de origem: Holanda; nome de origem: Schapendoes; utilização: pastoreio.
Pastor maremmano-abruzes - V. Pastor dos Abruzzos.
Pastor montanhês de Karst - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 278; país de origem: Eslovênia; nome de origem: Kraski Ovcar; utilização: guarda. (* Atualizado em 09 de março de 2003)
Pastor polonês da planície - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 251; país de origem: Polônia; nome de origem: Polski Owczarek Nizinny; utilização: guarda.
Pastor polonês de Podhal - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 252; país de origem: Polônia; nome de origem: Polski Owczarek Podhalanski; utilização: pastoreio e guarda.

Pastor português da Serra de Aires - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 093; país de origem: Portugal; nome de origem: Pastor Português da Serra de Aires, Cão da Serra de Aires; utilização: pastoreio.

Pelado_Mexicano_Icone.gif (1683 bytes)

Pelado mexicano - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 6. - Tipo Primitivo; padrão 234; país de origem: México; nome de origem: Xoloitzquintle; utilização: guarda e companhia.
Pelado peruano - V. cão pelado peruano.
Pequeno azul da Gasconha - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 031; país de origem: França; nome de origem: Petit Bleu de Gascogne; utilização: caça.
Pequeno basset grifo da Vendéia - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 067; país de origem: França; nome de origem: Petit Basset Griffon Vendéen; utilização: caça.
Pequeno brabanção - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 3. - Belgas de Pequeno Porte; padrão 082; país de origem: Bélgica; nome de origem: Petit Brabançon.
Pequeno cão leão - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 1. - Bichons e Assemelhados; padrão 233; país de origem: França; nome de origem: Petit Chien Lion; utilização: companhia.
Pequeno cão sabujo suíço - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 060; país de origem: Suíça; nome de origem: Schweizerische Niederlaufhunde; utilização: caça.
Pequeno cão sabujo bernês - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 060; país de origem: Suíça; nome de origem: Berner Niederlaufhunde; utilização: caça.
Pequeno cão sabujo de Jura - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 060; país de origem: Suíça; nome de origem: Jura Niederlaufhunde; utilização: caça.
Pequeno cão sabujo Lucerna - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 060; país de origem: Suíça; nome de origem: Luzerner Niederlaufhunde; utilização: caça.
Pequeno gascão saintongeois - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 021(bis); país de origem: França; nome de origem: Petit Gascon Saintongeois; utilização: caça.

Pequeno lebrel italiano - grupo 10 - Lebréis; seção 3. - Lebréis de Pêlo Curto; padrão 200; país de origem: Itália; nome de origem: Piccolo Levriero Italiano; utilização: pista de corridas.
Pequeno münsterländer - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.2. Continentais, Tipo Spaniel; padrão 102; país de origem: Alemanha; nome de origem: Kleiner Münsterländer Vorstehhund; utilização: caça.

Papillon_ico.gif (1513 bytes)

Pequeno Spaniel Continental - papillon (com orelhas eretas) / phalène (com orelhas caídas) - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 9. - Spaniels Anões Continentais; padrão 077; países de origem: França e Bélgica; nome de origem: Épagneul Nain Continental - Phalène, Papillon; utilização: companhia.
Pequinês - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 8 - Spaniels Japoneses e Pequinês; padrão 207; país de origem: China; nome de origem: Pekingese; utilização: companhia.
Perdigueiro alemão - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 2. - Levantadores; padrão 104; país de origem: Alemanha; nome de origem: Deutscher Wachtelhund; utilização: levantadores de caça.
Perdigueiro de Burgos - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. Continentais, Tipo Braco; padrão 090; país de origem: Espanha; nome de origem: Perdiguero de Burgos; utilização: caça.
Perdigueiro português - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. Continentais, Tipo Braco; padrão 187; país de origem: Portugal; nome de origem: perdigueiro português; utilização: caça.
Papillon_ico.gif (1513 bytes) Phalène - V. papillon.
Pharaon hound - V. cão do faraó.
X Pinscher arlequim - padrão 210 - suprimido.
Pinscher austríaco de pêlo curto - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 1. - Tipo Pinscher / Schnauzer; padrão 064; país de origem: Áustria; nome de origem: Osterreichischer Kurzhaariger Pinscher; utilização: companhia, guarda e trabalho.
Pinscher médio - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 1. - Tipo Pinscher / Schnauzer; padrão 184; país de origem: Alemanha; nome de origem: Pinscher; utilização: companhia, guarda e trabalho.

Pinscher miniatura - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 1. - Tipo Pinscher / Schnauzer; padrão 185; país de origem: Alemanha; nome de origem: Zwergpinscher; utilização: companhia, guarda e trabalho.(Atualizado em: 03/03/2003)
Pit bull - grupo 3 - Terrieres; seção 2. - de Médio Porte; padrão Ainda não homologado pela FCI; país de origem: EUA; nome de origem: American Pit Bull Terrier; utilização: rinha.
Plott hound - grupo 11 - V. Sabujo de Plott.(Atualizado em: 12/09/2003)
Podengo canário - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 7. - Tipo Primitivo de caça; padrão 329; país de origem: Espanha; nome de origem: Podenco Canario; utilização: caça.

Podengo ibicenco - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 7. - Tipo Primitivo de caça; padrão 089; país de origem: Espanha; nome de origem: Podenco Ibicenco (Ibizan Hound); utilização: caça.

Podengo português - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 7. - Tipo Primitivo de caça; padrão 094; país de origem: Portugal; nome de origem: Podengo Português; utilização: caça.

Pointer Icone.gif (1714 bytes)

Pointer - V. pointer inglês.
Pointer alemão de pêlo curto - V. braco alemão de pêlo curto - Kurzhaar.
Pointer alemão de pêlo duro - V. braco alemão de pêlo duro - Drahthaar.

Pointer Icone.gif (1714 bytes)

Pointer inglês - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 2. - Cães de Aponte das Ilhas Britânicas; padrão 001; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: English Pointer; utilização: caça de aponte.
(
* Atualizado em 10 de novembro de 2003)

Poitevin - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 024; país de origem: França; nome de origem: Poitevin; utilização: caça.

Spitz alemao Icone.gif (2863 bytes)

Pomerânia - V. Spitz Alemão Anão.

Pont-Audemer Spaniel - V. spaniel de Pont-Audemer.

Poodle - caniche - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 2. - Poodle - Caniche; padrão 172; país de origem: França; nome de origem: Caniche; utilização: companhia.
Porcelana - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 030; país de origem: França; nome de origem: Porcelaine; utilização: caça.
Pudel - V. poodle.
Pudelpointer - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. Continentais, Tipo Braco; padrão 216; país de origem: Alemanha; nome de origem: Pudelpointer; utilização: caça.

Pug Icone.gif (1611 bytes)

Pug - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 11. - Molossos de Pequeno Porte; padrão 253; país de origem: China; nome de origem: Carlin, Pug; utilização: companhia.

Puli - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 055; país de origem: Hungria; nome de origem: Puli; utilização: pastoreio.

Pumi - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 056; país de origem: Hungria; nome de origem: Pumi; utilização: pastoreio.

[Voltar para o início]


Rafeiro do Alentejo - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 096; país de origem: Portugal; nome de origem: Rafeiro do Alentejo; utilização: guarda.
X Rastreador brasileiro - padrão 275 - suprimido.
Rastreador Montanhês da Baviera - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 2. - Cães de Pista de Sangue; padrão 217; país de origem: Alemanha; nome de origem: Bayrischer Gebirgsschweisshund; utilização: caça.

Rat Terrier - V. terrier rateiro. (* Atualizado em 28/08/2003.)

Redtick Coonhound - V. Sabujo de racum com pintas ruivas.
Retriever de pêlo encaracolado - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 1. - Recolhedores; padrão 110; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Curly-Coated Retriever; utilização: recolhedor de caça.

Retriever de pêlo liso - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 1. - Recolhedores; padrão 121; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Flat Coated Retriever; utilização: buscar a caça.

Labrador Icone.gif (1370 bytes)

Retriever do Labrador - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d'Água; seção 1. - Recolhedores; padrão 122; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Labrador Retriever; utilização: recolher a caça.

GoldenRetriever Icon.gif (1608 bytes)

Retriever dourado - V. golden retriever.

Schanuzer_G Icone.gif (1722 bytes)

Riesenschnauzer - V. schnauzer gigante.

Rodhesian Icone.gif (1898 bytes)

Rhodesian ridgeback - cão de crista dorsal da Rodésia - grupo 6 - Cães Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 3. - Raças Assemelhadas; padrão 146; país de origem: África do Sul; nome de origem: Rhodesian Ridgeback; utilização: levantador de caça.

Rottweiler - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 147; país de origem: Alemanha; nome de origem: Rottweiler; utilização: guarda e defesa.

[Voltar para o início]


Sabujo alemão - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.3. - Sabujos de Pequeno Porte; padrão 299; país de origem: Alemanha; nome de origem: Deutsche Bracke; utilização: caça.
Sabujo anglo-francês de caça de pequena - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 325; país de origem: França; nome de origem: Anglo-Français de Petite Vénerie; utilização: caça.
Sabujo austríaco de pêlo liso - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 063; país de origem: Áustria; nome de origem: Österreichischer Glatthaariger Bracke (Brandlbracke); utilização: caça.
Sabujo bernês - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 059; país de origem: Suíça; nome de origem: Berner Laufhund; utilização: caça.
Sabujo da Bósnia Barak de pêlo duro - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos Médio Porte; padrão 155; país de origem: ex-Iugoslávia; nome de origem: Bosanski Ostrodlaki Gonic-Barak; utilização: caça.
Sabujo da Ístria de pêlo curto - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 151; país de origem: ex-Iugoslávia; nome de origem: Istarski Kratkodlaki Gonic; utilização: caça.
Sabujo da Ístria de pêlo duro - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 152; país de origem: ex-Iugoslávia; nome de origem: Istarski Ostrodlaki Gonic; utilização: caça. (* Atualizado em 07/05/2004)
Sabujo da Transilvânia - V. braco da Transilvânia.
Sabujo de Halden - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 267; país de origem: Noruega; nome de origem: Halden Stövare; utilização: caça.
Sabujo de Hamilton - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 132; país de origem: Suécia; nome de origem: Hamiltonstövare; utilização: caça.
Sabujo de Jura marrom - tipo marrom - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 059; país de origem: Suíça; nome de origem: Jura Laufhund Typ Bruno Typ Bruno; utilização: caça.
Sabujo de Jura marrom - tipo santo humberto - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 059; país de origem: Suíça; nome de origem: Jura Laufhund Typ Bruno Typ St. Hubert; utilização: caça.
Sabujo de Lucerna - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos Suíços de Médio Porte; padrão 059; país de origem: Suíça; nome de origem: Luzerner Laufhund; utilização: caça.
Sabujo de Plott - grupo 11 - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão Ainda não homologado pela FCI; país de origem: EUA; nome de origem: Plott Hound; utilização: caça.
(Atualizado em: 12/09/2003)
Sabujo de Posavatz - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 154; país de origem: ex-Iugoslávia; nome de origem: Posavski Gonic; utilização: caça.

Sabujo de racum com pintas ruivas - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: EUA; nome de origem: Redtick Coonhound (English Coonhound); utilização: sabujo de caça. (* Atualizado em 25/08/2003.)

Sabujo de racum com pintas azuis - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Bluetick Coonhound; utilização: sabujo de caça. (* Atualizado em 05/07/2003.)

Sabujo de racum redbone - grupo 11 - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão Ainda não homologado pela FCI; país de origem: EUA; nome de origem: Redbone coonhound; utilização: caça.(Atualizado em: 12/09/2003)
Sabujo de Schiller - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 131; país de origem: Suécia; nome de origem: Schiller Stövare; utilização: caça.
Sabujo dos Bálcãs - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 150; país de origem: ex-Iugoslávia; nome de origem: Balkanski Gonic; utilização: caça.
Sabujo eslovaco - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 244; país de origem: Checoslováquia; nome de origem: Slovensky Kopov; utilização: caça.
Sabujo espanhol - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 204; país de origem: Espanha; nome de origem: Sabueso Español; utilização: caça.
Sabujo estírio de pêlo duro - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 062; país de origem: Áustria; nome de origem: Steirischer Rauhhaariger Hoch-gebirgsbracke (Peintingerbracke); utilização: caça.
(
* Atualizado em 07/05/2004)
Sabujo finlandês - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 051; país de origem: Finlândia; nome de origem: Suomenajokoira (Finsk Stövare); utilização: caça.
Sabujo francês branco e laranja - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 316; país de origem: França; nome de origem: Français Blanc et Orange; utilização: caça.
Sabujo francês branco e preto - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 220; país de origem: França; nome de origem: Français Blanc et Noir; utilização: caça.
(
* Atualizado em 30/08/2004.)
Sabujo francês tricolor - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 219; país de origem: França; nome de origem: Chien Français Tricolore; utilização: caça.
Sabujo grande anglo-francês branco e laranja - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 324; país de origem: França; nome de origem: Grand Anglo-Français Blanc et Orange; utilização: caça.
Sabujo grande anglo-francês branco e preto - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 323; país de origem: França; nome de origem: Grand Anglo-Français Blanc et Noir; utilização: caça.
Sabujo grande anglo-francês tricolor - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 322; país de origem: França; nome de origem: Grand Anglo-Français Tricolore; utilização: caça.
Sabujo helênico - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 214; país de origem: Grécia; nome de origem: Hellinikós Ichnilatis; utilização: caça.
Sabujo italiano de pêlo curto - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 337; país de origem: Itália; nome de origem: Segugio Italiano a pelo corto; utilização: caça.
Sabujo italiano de pêlo duro - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 198; país de origem: Itália; nome de origem: Segugio Italiano a pelo forte; utilização: caça.
Sabujo montanhês esloveno - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 279; país de origem: Eslovênia; nome de origem: Planinski Gonic; utilização: caça.
Sabujo norueguês - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 203; país de origem: Noruega; nome de origem: Dunker; utilização: caça.

Sabujo polonês - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 052; país de origem: Polônia; nome de origem: Ogar Polski; utilização: caça.
Sabujo smalands - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 129; país de origem: Suécia; nome de origem: Smälandsstövare; utilização: caça.
Sabujo suíço - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 059; país de origem: Suíça; nome de origem: Schweizer Laufhund; utilização: caça.
Sabujo Tricolor Iugoslavo - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 229; país de origem: ex-Iugoslávia; nome de origem: Jugoslavenski Trobojni Gonic; utilização: caça.

Saluki Icone.gif (1739 bytes)

Saluki - grupo 10 - Lebréis ; seção - 1. Lebréis de Pêlo Longo ou Franjados; padrão 269; país de origem: Irã; nome de origem: Saluki; utilização: caça.

Samoieda Icone.gif (2176 bytes)

Samoieda - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 1. - Cães Nórdicos de Trenó; padrão 212; país de origem: Rússia (Escandinávia); nome de origem: Samoiedskaïa Sabaka; utilização: trabalho de tração de trenós.

São Bernardo Icone.gif (1809 bytes)

São bernardo (Pêlo curto e Longo) - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, tipo Montanhês; padrão 061; país de origem: Suíça; nome de origem: St Bernhardshund (Kurzhaarig, Langhaarig); utilização: guarda, busca e salvamento. (Atualizado em: 03/03/2003)
Schapendoes - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 313; país de origem: Holanda; nome de origem: Schapendoes; utilização: pastoreio.
Schiller stovare - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 131; país de origem: Suécia; nome de origem: Schiller Stövare; utilização: caça.

Schipperke - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 083; país de origem: Bélgica; nome de origem: Schipperke; utilização: guarda e caça.

Schnauzer anao Icone.gif (1848 bytes)

Schnauzer anão - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 1. - Tipo Pinscher, Schnauzer; padrão 183; país de origem: Alemanha; nome de origem: Zwergschnauzer; utilização: guarda.

Schanuzer_G Icone.gif (1722 bytes)

Schnauzer gigante - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 1. - Tipo Pinscher, Schnauzer; padrão 181; país de origem: Alemanha; nome de origem: Riesenschnauzer; utilização: guarda.

Schauzer Médio Icone.gif (1821 bytes)

Schnauzer standard - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 1. - Tipo Pinscher, Schnauzer; padrão 182; país de origem: Alemanha; nome de origem: Schnauzer; utilização: guarda.

Deerhound Icone.gif (1381 bytes)

Scottish deerhound - V. deerhound.

Scottish Terrier Icone.gif (2468 bytes)

Scottish terrier - V. terrier escocês.

Sealyham Terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 2. - de Pequeno Porte; padrão 074; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Sealyham Terrier; utilização: companhia.

Seter gordon - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 2. - Cães de Aponte das Ilhas Britânicas; padrão 006; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Gordon Setter; utilização: caça de aponte.

Seter ingles Icone.gif (2043 bytes)

Seter inglês - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 2. - Cães de Aponte das Ilhas Britânicas; padrão 002; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: English Setter; utilização: caça de aponte.

Seter irlandês (ruivo) - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 2. - Cães de Aponte das Ilhas Britânicas; padrão 120; país de origem: Irlanda; nome de origem: Irish Red Setter; utilização: caça de aponte.

Seter irlandês ruivo e branco - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 2. - Cães de Aponte das Ilhas Britânicas; padrão 330; país de origem: Irlanda; nome de origem: Irish Red & White Setter; utilização: caça de aponte.

X

Shamshu - padrão 258 - suprimido.

Shar-Pei - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão 309; país de origem: China; nome de origem: Shar-Pei; utilização: guarda e defesa.

P_shetland icone.gif (1785 bytes)

Shetland sheepdog - V. pastor de Shetland.

Shiba - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 5. - Spitz Asiáticos e Assemelhados; padrão 257; país de origem: Japão; nome de origem: Shiba; utilização: guarda e companhia.

Shih-tzu Icone.gif (2481 bytes)

Shih-tzu - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 5 - Cães do Tibete; padrão 208; país de origem: Tibete; nome de origem: Shih-Tzu; utilização: companhia.

Shikoku - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 5. - Spitz Asiáticos e Assemelhados; padrão 319; país de origem: Japão; nome de origem: Shikoku; utilização: caça e companhia.

Siberian husky - V. Husky Siberiano.

Silky terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 4. - Companhia; padrão 236; país de origem: Austrália; nome de origem: Australian Silky Terrier; utilização: companhia.

Skye terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 2 - de Pequeno Porte; padrão 075; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Skye Terrier; utilização: companhia.

Sloughi - lebrel árabe - grupo 10 - Lebréis ; seção - 3. - Lebréis de Pêlo Curto; padrão 188; país de origem: Marrocos; nome de origem: Sloughi; utilização: caça.
Slovensky Cuvac - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 142; país de origem: antiga Checoslováquia; nome de origem: Slovensky Cuvac; utilização: pastoreio.
Smälandsstovare - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. - Sabujos de Médio Porte; padrão 129; país de origem: Suécia; nome de origem: Smälandsstövare; utilização: caça.

Soft coated wheaten terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 040; país de origem: Irlanda; nome de origem: Irish Soft Coated Wheaten Terrier; utilização: companhia.

Papillon_ico.gif (1513 bytes)

Spaniel anão continental - V. papillon / phalène.

Spaniel Azul da Picardia - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.2. - Continentais, Tipo Spaniel; padrão 106; país de origem: França; nome de origem: Epagneul Bleu de Picardie; utilização: caça.

Spaniel bretão - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.2. - Continentais, Tipo Spaniel; padrão 095; país de origem: França; nome de origem: Epagneul Breton; utilização: caça.
American Water Spaniel Icone.gif (2128 bytes) Spaniel d'água americano - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 3. - Cães d'Água; padrão 301; país de origem: EUA; nome de origem: American Water Spaniel; utilização: caça.
Spaniel d'água irlandês - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d’Água; seção 3. - Cães d'Água; padrão 124; país de origem: Irlanda; nome de origem: Irish Water Spaniel; utilização: caça.
Spaniel da Picardia - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.2. - Continentais, Tipo Spaniel; padrão 108; país de origem: França; nome de origem: Epagneul Picard; utilização: caça.
Spaniel de Pont-Audemer - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.2. - Continentais, Tipo Spaniel; padrão 114; país de origem: França; nome de origem: Epagneul de Pont-Audemer; utilização: caça.

Spaniel Tibetano Icone.gif (2860 bytes)

Spaniel do Tibete - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 5. - Cães do Tibete; padrão 231; país de origem: Tibete; nome de origem: Tibetan Spaniel; utilização: companhia.
Spaniel francês - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.2 - Continentais, Tipo Spaniel; padrão 175; país de origem: França; nome de origem: Epagneul Français; utilização: caça.
Spaniel japonês - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 8 - Spaniels Japoneses e Pequinês; padrão 206; país de origem: Japão; nome de origem: Chin; utilização: companhia.
Spaniel perdigueiro de Drente - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.2. - Continentais, Tipo Spaniel; padrão 224; país de origem: Holanda; nome de origem: Drentsche Patrijshond; utilização: caça.
Spinone italiano - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. - Continentais, Tipo Braco; padrão 165; país de origem: Itália; nome de origem: Spinone Italiano; utilização: caça.

Spitz alemao Icone.gif (2863 bytes)

Spitz alemão (spitz lupo, grande, médio, miniatura, anão) - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 4. - Spitz Europeus; padrão 097; país de origem: Alemanha; nome de origem: Deutscher Spitz (Wolfspitz, Grosspitz, Mittelspitz, Kleinspitz, Zwergspitz); utilização: companhia.
Spitz da Lapônia - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 3. - Cães Nórdicos de Guarda e Pastoreio; padrão 135; país de origem: Suécia; nome de origem: Swensk Laphund; utilização: guarda.
Spitz de Norboten - grupo 5 - Cães Nórdicos; seção 2. - Cães Nórdicos de Caça; padrão 276; país de origem: Finlândia; nome de origem: Norbottenspets; utilização: caça.
Spitz dos visigodos - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 3. - Cães Nórdicos de Guarda e Pastoreio; padrão 014; país de origem: Suécia; nome de origem: Västgötaspets; utilização: guarda e pastoreio.
Spitz eurasiano - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 5. - Spitz Asiáticos e Assemelhados; padrão 291; país de origem: Alemanha; nome de origem: Eurasier; utilização: companhia.
Spitz finlandês - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 2. - Cães Nórdicos de Caça; padrão 049; país de origem: Finlândia; nome de origem: Suomenpystykorva (Finsk Spets); utilização: caça.
Spitz japonês - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 5. - Spitz Asiáticos e Assemelhados; padrão 262; país de origem: Japão; nome de origem: Nihon Supittsu; utilização: companhia.

Springer spaniel de Gales - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d'Água; seção 2. - Levantadores; padrão 126; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Welsh Springer Spaniel; utilização: caça.

Springer spaniel Inglês - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d'Água; seção 2. - Levantadores; padrão 125; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: English Springer Spaniel; utilização: caça.
Stabyhoun - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.2. Continentais, Tipo Spaniel; padrão 222; país de origem: Holanda; nome de origem: Stabyhoun; utilização: caça.
Staffordshire bulterrier - grupo 3 - Terrieres; seção 3. - do Tipo Bul; padrão 076; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Staffordshire Bull Terrier; utilização: boiadeiro.
X Steinbracke - padrão 280 - suprimido.
Stichelhaar - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. - Continentais, Tipo Braco; padrão 232; país de origem: Alemanha; nome de origem: Deutscher Stichelhaar Vorstehhund; utilização: caça de aponte.
Sussex spaniel - grupo 8 - Cães Recolhedores, Levantadores e d'Água; seção 2. - Levantadores; padrão 127; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Sussex Spaniel; utilização: caça.

[Voltar para o início]


Teckel anão - grupo 4 - Dachshunds; seção 2. - Anões de Pêlo Curto, Longo e Duro; padrão 148; país de origem: Alemanha; nome de origem: Teckel; utilização: caça subterrânea, em tocas.

Teckel miniatura - grupo 4 - Dachshunds; seção 3. - Miniaturas de Pêlo Curto, Longo e Duro; padrão 148; país de origem: Alemanha; nome de origem: Teckel; utilização: caça subterrânea, em tocas.

Teckel standard - grupo 4 - Dachshunds; seção 1. - Standards de Pêlo Curto, Longo e Duro; padrão 148; país de origem: Alemanha; nome de origem: Teckel; utilização: caça subterrânea, em tocas.

Terranova Icone.gif (2313 bytes)

Terranova - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.2. - Molossos, Tipo Montanhês; padrão 050; país de origem: Canadá; nome de origem: Newfoundland; utilização: guarda e defesa.

Jagd Icone.gif (1505 bytes)

Terrier alemão de caça - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 103; país de origem: Alemanha; nome de origem: Deutscher Jagd Terrier; utilização: caça.

Terrier australiano - grupo 3 - Terrieres; seção 2. - de Pequeno Porte; padrão 008; país de origem: Austrália; nome de origem: Australian Terrier; utilização: companhia.
Terrier branco das colinas do oeste - grupo 3 - Terrieres; seção 2. - de Pequeno Porte; padrão 085; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: West Highland White Terrier (Westie); utilização: companhia.
Terrier Brasileiro Icone.gif (1770 bytes) Terrier brasileiro - grupo 11 - Registro provisório pela FCI - grupo 3 - Terrieres; seção 2. - de Pequeno Porte; padrão 341; país de origem: Brasil; nome de origem: Terrier Brasileiro; utilização: companhia.
Terrier checo - grupo 3 - Terrieres ; seção 2 - de Pequeno Porte; padrão 246; país de origem: Checoslováquia; nome de origem: Cesky Terrier; utilização: companhia.

Terrier do reverendo Jack Russel - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 339; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Parson Jack Russel Terrier; utilização: caça.

Scottish Terrier Icone.gif (2468 bytes)

Terrier escocês - grupo 3 - Terrieres; seção 2. - de Pequeno Porte; padrão 073; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Scottish Terrier; utilização: trabalho.

Terrier irlandês - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 139; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Irish Terrier; utilização: caça.
Terrier japonês - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Grande e Médio Porte; padrão 259; país de origem: Japão; nome de origem: Nihon Teria; utilização: companhia.
Terrier miniatura preto e castanho - grupo 3 - Terrieres; seção 4. - de Companhia; padrão 013; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Toy Terrier; utilização: companhia.
Terrier Preto da Russia Icone.gif (1896 bytes) Terrier preto da Rússia - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 1. - Tipo Pinscher / Schnauzer / Tchiorny Terrier; padrão 327; país de origem: Rússia; nome de origem: Tchiorny Terrier; utilização: guarda e companhia.

Terrier rateiro - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: Turquia; nome de origem: Rat Terrier; utilização: caça. (* Atualizado em 28/08/2003.)
Terrier tibetano - grupo 9 - Cães de Companhia; seção 5. - Cães do Tibete; padrão 209; país de origem: Tibete; nome de origem: Tibetan Terrier; utilização: companhia.
Tervueren - V. pastor belga, tervueren.
Tibetan terrier - V. terrier tibetano.
Thai ridgeback dog - V. cão tailandês de crista dorsal.
Tosa - grupo 2 - Pinscher, Schnauzer, Molossos, Boiadeiros Suíços e Raças Assemelhadas; seção 2.2.1. - Molossos, Tipo Dogue; padrão 260; país de origem: Japão; nome de origem: Tosa; utilização: guarda e defesa.
Toy Terrier Americano - grupo 11 - Terrieres; seção 3. - de Pequeno Porte; padrão não homologado; país de origem: USA; nome de origem: American Toy Terrier; utilização: companhia.
(Atualizado em: 09/09/2003).
Tricolor francês - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte; padrão 219; país de origem: França; nome de origem: Français Tricolore; utilização: caça.
[Voltar para o início]
Vizsla de pêlo curto - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. - Continentais, Tipo Braco; padrão 057; país de origem: Hungria; nome de origem: Rövidszörü Magyar Vizsla; utilização: caça de aponte.
Vizsla de pêlo duro - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. - Continentais, Tipo Braco; padrão 239; país de origem: Hungria; nome de origem: Drotszörü Magyar Vizsla; utilização: caça de aponte.

Vulpino Italiano Icone.gif (2095 bytes)

Vulpino italiano - grupo 5 - Cães Spitz e Tipo Primitivo; seção 4. - Spitz Europeus; padrão 195; país de origem: Itália; nome de origem: Volpino Italiano; utilização: companhia.

[Voltar para o início]


Veadeiro brasileiro - grupo 11 - Raça reconhecida somente no Brasil - Grupo a ser definido; padrão CBKC 5; país de origem: Brasil; nome de origem: veadeiro brasileiro; utilização: caça e presa. (* Atualizado em 24/03/2003.)

Vira-latas de boca preta - grupo Especial - Não Reconhecio pela FCI - raça reconhecida somente nos EUA; padrão CBKC S/N; país de origem: EUA; nome de origem: Black Mouth Cur; utilização: guarda e pastoreio. (* Atualizado em 3/07/2003.)

Weimaraner - grupo 7 - Cães de Aponte; seção 1.1.1. - Continentais, Tipo Braco; padrão 099; país de origem: Alemanha; nome de origem: Weimaraner; utilização: caça de aponte.

Welsh Corgi Cardigan Icone.gif (2440 bytes)

Welsh corgi cardigan - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 038; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Welsh Corgi Cardigan; utilização: pastoreio.

Welsh Corgi Pembroke Icone.gif (2211 bytes)

Welsh corgi pembroke - grupo 1 - Cães Pastores e Boiadeiros (Exceto os Suíços); seção 1. - Cães Pastores; padrão 039; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Welsh Corgi Pembroke; utilização: pastoreio.

Welsh springer spaniel - V. springer spaniel de Gales.

Welsh Terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 1. - de Médio e Grande Porte; padrão 078; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Welsh Terrier; utilização: trabalho.

West highland white terrier - V. terrier branco das colinas do oeste.

Wetterhoun - V. cão d’água frison.

Whippet - grupo 10 - Lebréis; seção 3. - Lebréis de Pêlo Curto; padrão 162; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Whippet; utilização: caça à lebre e corrida.

Wolfhound irlandês - grupo 10 - Lebréis; seção 2. - Lebréis de Pêlo Duro; padrão 160; país de origem: Irlanda; nome de origem: Irish Wolfhound; utilização: caça ao lobo.

Yorkshire terrier - grupo 3 - Terrieres; seção 4. - de Companhia; padrão 086; país de origem: Grã-Bretanha; nome de origem: Yorkshire Terrier; utilização: companhia.


Manual de Adestramento


Adestre seu cão


Alguns minutos por dia gastos em exercícios de adestramento e eis a transformação: seu cão não morde mais o sofá, nem faz xixi pela casa, tampouco sai correndo atrás de carro na rua. Você vai sentir orgulho de mostrar a seus amigos como ele entende suas ordens e corre o risco de concluir:"Só falta falar".

O objetivo deste pequeno manual de adestramento é tornar mais fácil e prazerosa a convivência do animal na família. Então, chame seu Rex.

Voltar


Aprenda como ensinar fácil e rapidamente seu cachorro a usar o banheiro no lugar certo, parar de morder você e destruir tudo em sua casa, passear na rua sem te arrastar, e parar de latir para tudo e todos.

Ensine seu cachorro a obedecer tudo que você pedir, vir toda vez que você chamar e ficar no lugar (sem sair) quando você pedir.“

Se você quer ensinar seu cachorro alguma destas coisas acima, então esse vai ser o artigo mais importante que você já leu. Aperte o botão‘play’ logo abaixo para uma mensagem muito especial...

De: Guilhermo Coelho

Sexta-feira, 14:53h

Caro Amigo(a),

Você está tendo problemas com o cachorro que você tanto ama?

...você faz o possível e o impossível para se comunicar com seu amigo, mas parece que nada funciona, ele não te entende e nem obedece ...?

...você não tem a impressão que, às vezes, ele faz alguma coisa errada mesmo sabendo que está errado, só para te provocar...?

...você não aguenta mais limpar xixi e cocô pela casa toda, deixando sua casa sempre fedida e infectada...?

...você não aguenta mais que ele só venha brincar mordendo, machucando suas mãos, pés e pernas a ponto de você não querer brincar mais com ele...?

...você não tem medo que um dia ele possa ficar agressivo e machucar algum de seus filhos...?

...o seu cachorro anda destruindo tudo que acha pela frente, mordendo, roendo e babando...?

...você não fica apavorada porque o seu cachorro vive fugindo pelo portão quando entra ou sai o carro, e você morre de medo de ele ser atropelado...?

...você não tem receio que algum vizinho pode envenenar seu cachorro ou que o condomínio vai fazer um abaixo-assinado para tirar ele do prédio, porque ele late o tempo todo, para tudo e todos, até quando está sozinho...?

...você não tem medo (lá no fundo) que seu marido (ou mulher) vai explodir um dia e dizer: Ou esse cachorro vai embora ou eu vou...?

...você não fica desesperada só de pensar que algum desses problemas vai acabar fazendo que você tenha que se livrar do seu melhor amigo?

Já aconteceu alguma destas coisas com você?

Se você é como eu era antes de começar a estudar a mente dos cachorros, então uma ou outra destas situações provavelmente já aconteceu com você... provavelmente muitas vezes.

E o que é pior, você não está vendo saída. Nada que você tenta, está funcionando e você sabe que se você não tomar uma atitude, essa situação nunca vai melhorar.

E porque esses problemas são tão difíceis de resolver?

Depois de ter todos esses problemas acima com o meu cachorro, eu vou te contar como eu comecei a estudar adestramento de cães.

Eu moro nos Estados Unidos e tinha um cachorro chamado Buddy. Era um basset hound, raça famosa pela teimosia e dificuldade de aprender. Eu sofria com todas essas coisas que eu citei acima e para piorar ele começou a ficar agressivo.

Primeiro ele mordeu a mão da minha filha de três anos. Sangrou mas acabou não sendo nada sério.

A segunda vez foi um amigo que veio me visitar. Ele estava com o pé engessado e só com os dedos aparecendo. O Buddy ficou perturbado com aqueles dedinhos aparecendo e foi lá e mordeu. Arrancou uma unha e tive que levar meu amigo ao pronto-socorro.

Agora a pior foi quando ele mordeu o filho do meu vizinho...

Era um churrasco na casa desse vizinho, que convidou todas as casas do quarteirão. Minha filha foi até em casa buscar um CD e o filho dele foi junto. Quando eles entraram em casa, o Buddy atacou e mordeu a perna do menino. Ele teve que tomar vários pontos e ficou uma cicatriz do tamanho de uma chave de carro. A minha sorte foi que o pai não me processou.

Eu nunca me senti tão mal na minha vida toda.

No dia seguinte, um outro vizinho veio e disse que havia conversado com o pessoal do quarteirão e que eu tinha que resolver esse problema do cachorro imediatamente senão eles iriam denunciar. E aqui nos EUA não tem conversa, eles tiram o cachorro de você e sacrificam. Não gosto nem de pensar...

Eu comprei alguns livros sobre adestramento e comportamento canino e comecei a entender como a mente deles funciona.

Você não tem culpa por não estar conseguindo se entender com seu cão! A mente deles é totalmente diferente da nossa.

Mas a solução veio quando eu comprei uns cursos de adestramento na internet. O primeiro e o segundo eu não gostei porque tinham muita punição.

Finalmente eu encontrei o que estava procurando: um método baseado em reforço positivo, sem nunca precisar gritar, bater ou dar broncas no seu amigo.

É o método usado pelos produtores de Hollywood para treinar cachorros que aparecem nos filmes de cinema e televisão.

Foi aí que tudo mudou para mim!!!

Juntei as melhores coisas de cada método e comecei a treinar o Buddy. Em poucas semanas ele já era um novo cachorro. Ficou mais calmo e passou a obedecer a mim, minha mulher e meus filhos.

Acabou a agressividade e em alguns meses ele estava andando sem coleira comigo na vizinhança numa boa. Ele entendeu que eu era o líder da casa, não ele. Demorou uns meses mas finalmente ninguém tinha mais medo dele.

Eu sempre fui louco com cachorros e foi aí que eu me apaixonei por adestramento. Fiz mais cursos e fui me aprofundando no assunto.

E o mais legal sobre esse método é que qualquer um pode fazer em casa. Funciona com cães de todas as raças e todas as idades.

Você não precisa ser adestrador profissional nem "Encantador de Cachorros" como esses da TV. Funciona, é simples, voce aprende rapidinho e seu cachorro mais ainda.

_

Deixa eu te contar como funciona o reforço positivo:

Os métodos antigos de adestramento usavam a punição como forma de evitar um
comportamento indesejado.

Por exemplo, se o cachorro sai puxando a coleira na frente ele vai ser sufocado pelo enforcador. Se o cachorro faz xixi no lugar errado, eles batem com jornal enrolado (só para fazer barulho), etc.

Você sabem como é, você ensina o cachorro a ter medo de repetir aquele comportamento.

O conceito do reforço positivo é muito simples:

Ao invés de punir seu cão por fazer algo errado, você o recompensa por fazer as coisas certas, usando elogios, carinho e petiscos.

Seu cachorro vai aprender a fazer as coisas certas e vai querer fazê‐las porque ele sabe que são elas que te fazem feliz e daí você o recompensa.

Agora ,você precisa ensinar seu cachorro a identificar exatamente quando você aprova alguma coisa que ele fez, e é esse comportamento que você quer que ele aprenda.

Então no exato momento que ele fez o comportamento desejado, você vai comunicar isso a ele usando uma palavra‐comando que o cachorro vai saber identificar, seguido de um elogio e um petisco. Toda vez que ele realizar aquilo que você quiser que ele faça, você elogia e lhe dá um petisco. Eu uso a palavra “Yes!”, mas você pode usar qualquer uma que quiser. Escolha uma palavra que você reserve apenas para usar como reforço e que não seja muito comum e ele escute toda hora.

Reforço positivo serve também para substituir um mau comportamento por um bom comportamento.

O que você faz é se concentrar naquilo que você quer que ele faça, e não naquilo que você quer que ele não faça. Por exemplo, se o cachorro morde seus sapatos e móveis, dê a ele brinquedos que ele possa morder que tenham texturas semelhantes àqueles que ele gosta. Você o ensina a morder os brinquedos dele e não os seus.

Você também quer aprender a ensinar qualquer coisa que você quiser ao seu cão, de uma forma rápida e divertida e que ele vai fazer com prazer e nunca mais vai esquecer ?

Se você tem 15 minutos por dia para dedicar ao seu cachorro, você mesmo pode adestrá-lo rapidamente em sua própria casa com meu método divertido de adestramento... mesmo se você nunca conseguiu ensinar nada ao seus cachorros até hoje.

Quando você aprender meu método do Adestrador Amigo, você vai ficar impressionado como é fácil educar seu cachorro apenas com reforço positivo. Você nunca mais vai ter que gritar, bater ou punir seu cachorro. E 15 minutos por dia é tudo que você vai precisar para conseguir resolver todos os seu problemas.

Seguem abaixo algumas coisas que você vai descobrir com o Adestrador Amigo:

• O maior erro que as pessoas cometem ao tentar educar seus cachorros... e como isso pode tornar o seu cachorro muito mais difícil de treinar

• A razão principal que motiva os cachorros... e como usar esta motivação para adestrar o seu.

• O método simples e poderoso de reforço positivo que diminui o período de adestramento em até 68%... e faz seu cachorro QUERER te obedecer

Três Bons Motivos Para Confiar em Mim Quando Eu te Digo
Que Seu Cachorro Vai Se Tornar Educado e Obediente

UM: Eu fui treinado nos Estados Unidos e o Adestrador Amigo é baseado no mesmo método usado para treinar os cachorros dos filmes de Hollywood

DOIS: Nos últimos cinco meses, eu recebi mais de 68.925 novos assinantes para a minha Newsletter exclusiva sobre adestramento

TRES: Eu acredito tanto no meu método e já o vi funcionar com tantos cachorros, que eu te ofereço uma garantia de reembolso de 100% por 30 dias se você não gostar do curso.

Não há uso de violência, nem punição de nenhum tipo, muito menos gritar ou bater no seu cachorro. Você não vai precisar porque seu cachorro vai ficar feliz em te obedecer.

O que a maioria das pessoas não sabe é que os cachorros são programados a obedecer o líder, por causa de seu instinto de viver em matilhas. E quando você aprender a mostrar SUA liderança para ele, você vai conseguir ensiná-lo qualquer coisa que você quiser.

O curso todo contém 19 aulas divididas em 4 seções. Aqui segue uma pequena descrição de cada seção e cada aula e qual é a sua importância no contexto do adestramento:

Adestrador Amigo

SEÇÃO 1- O Básico
O básico que você e seu cão precisam saber antes de começar o adestramento

1. Introdução
Como funciona o reforço positivo?

2. O método de adestramento: como funciona
O método básico que você vai aplicar em todos os comandos.

3. Preparando o terreno
As preparações iniciais.

4. As primeiras aulas
Ensinando seu cão a pensar e entender o que você quer dele.

5. Chamando seu cão pelo nome: obtendo sua atenção exclusiva
Fazendo ele vir todas as vezes que você o chama.

6. Banheiro
Ensine-o a ir ao banheiro no lugar certo de uma vez por todas.

SEÇÃO 2 - Os Comandos Básicos
Os próximos 5 capítulos são o que chamamos dos comandos básicos do adestramento. Com esses comandos bem aprendidos todo cachorro vai ser obediente e educado. Cada comando acrescenta algo ao comando anterior.

7. "Senta!" e "Pode sair"
Sentar é o começo de tudo. É a maneira de ensinar seu cão a ficar no lugar, a esperar por você, a não avançar nas pessoas ou na comida, etc.

8. "Deita!" e "Pode sair"
Deitar é a continuação natural do sentar. Vai permitir que seu cão fique quieto no seu canto quando você tem uma visita.

9. "Fica!" e "Pode sair"
Ficar é a continuação do deitar. Vai permitir que ele te espere quietinho do lado de fora quando você entrar na padaria, por exemplo.

10. Passear na coleira
Ao seu lado, sem puxar. Você leva seu cão a passear, não o contrário.

11. Andar junto
Andar ao seu lado sem coleira.

SEÇÃO 3- Comportamento
Os próximos capítulos vão te ensinar a corrigir problemas de comportamento.

12. Sendo o cachorro alfa
Curando problemas de dominância

13. Agressividade/ciúmes
Com pessoas e outros animais.

14. Morder tudo e todos
Como lidar com esta fase que todo filhote passa.

15. Latidos
Minimizando latidos.

16. Como evitar que seu cachorro pule nas pessoas

SEÇÃO 4 - Mantendo seu cão educado no longo prazo
Esta última seção do livro ensina alguns truques e te ensina como proceder com seu cão após o adestramento para que ele nunca se esqueça dos comandos e mantenha-se educado e obediente.

17. Achar
Encontrar objetos, por exemplo você pode treiná-lo a encontrar suas chaves ou o controle remoto da TV, etc.

18. Dar a pata

19. Continuidade e outras habilidades depois do curso
O que fazer ao completar o adestramento: os próximos passos e a manutenção.

E ganhe inteiramente grátis o meu novo livro eletrônico:

Truques Incríveis para seu Cão

Uma coletânea de truques para seu cão que vão deixar seus amigos de queixo caído.

Truques Incríveis Para seu Cão

Parte I. Truques que NÓS (humanos) Precisamos Conhecer

Estimulando o Seu Cão..................................................................... 3

O Que é Encadear?........................................................................... 5

Reforços que Funcionam................................................................... 8

Ensinando o seu Cão a se Concentrar................................................. 9

Ensinando Gestos ao seu Cão............................................................10

Parte II. Truques Incríveis para seu Cão

1.Beijo! ......................................................................................... 11

2. Oi! ............................................................................................. 11

3. Volta! ......................................................................................... 12

4. Procura! ..................................................................................... 12

5. Vai para lá! ................................................................................. 13

6. Fala! .......................................................................................... 13

7. Soninho! .................................................................................... 14

8. Atchim! ...................................................................................... 14

9. Pega! ......................................................................................... 15

10. Senta! ..................................................................................... 18

11. Pede! ....................................................................................... 19

12. Tchau-tchau.............................................................................. 19

13. Dança! ..................................................................................... 20

14. Da uma Volta! .......................................................................... 21

15. Finge de Morto! ........................................................................ 21

16. Rola! ....................................................................................... 21

17. Arigatô! ................................................................................... 23

18. Rasteja! ................................................................................... 24

19. Gira! ........................................................................................ 24

20. Dodói! ...................................................................................... 25

21. Pow, Pow !................................................................................ 25

22. Ensine seu cão a contar ............................................................ 26

23. Abre a Caixa! ........................................................................... 27

24. Busca o Chinelo! ...................................................................... 27

25. Acende a Luz! .......................................................................... 27

26. Ensinando o Seu Cão a Pular Corda............................................. 28

Veja o que as pessoas estão comentando no meu blog e nos emails que eu recebo:

Oi Guilhermo,

Eu gostei muito do curso, foi o melhor em todas as minhas buscas de adestramento pela internet pois é fácil de entender, você explica muito bem cada aula.

Sobre o treinamento do banheiro a Meg faz num cantinho do quintal ou, na rua nos passeios sendo recolhido por mim.

Ela aprendeu rápido o significado do 'yes', uso o 'encosta' na rua quando vou mudar de direção ela o faz muito bem.

Ela adora passear, vem para trocar a coleira e colocar a guia. Eu saio na frente depois ela. As vezes ela quer cheirar tudo e sai me puxando então paro e fico quieta, ela para, olha, volta e senta do meu lado. Eu falo "yes, muito bom" e dou o petisco. Começo de novo, dou o comando junto, ela obedece, ando, falo alto, ela senta, depois ok, ela anda, alto ok, alto yes, muito bom e faço a maior festa com ela.

A Meg gosta de mandar e, entre os exercícios que você ensinou sobre o cachorro alfa o primeiro é que mais deu resultado. As vezes, ela testa minha autoridade, fica me olhando latindo querendo morder minha mão sem querer machucar. Eu a ignoro mas, as vezes ela não para então faço o exercício e ela para eu a elogio.

O adestramento tem sido tranquilo e super divertido cada vez que ela acerta é uma festa eu e a Meg nos divertimos muito. Eu a treino todos os dias levando para passear na rua, treinamos no quintal entre as brincadeiras ela não cansa nunca quer sempre aprender mais. Ela faz :o senta, fica, junto, trança, toca aqui, encosta, gira, que mão que está, rola, deixa, traz o brinquedo. Ela adora aprender e eu adoro ver que ela gosta das coisas que eu a ensino com muito amor e muito carinho.

Eu recomendo o seu curso para muita gente que conheço e eles adoraram. Não mudaria nada, está perfeito. Outra coisa que eu gostei no curso foi que nas explicações das aulas você mencionava o Chicão e como você o ensinou ele é lindo e muito fofo. Guilhermo eu e a Meg agradecemos pela sua dedicação nesse maravilhoso e bem detalhado curso aprendemos muito com ele.

Ana Caroline e Meg, 14/08/09

Olá Gui,

Só vou te contar uma coisa: Eu já economizei R$ 798,50 com seu curso.

Depois que eu ensinei a Madonna a usar o banheiro no lugar certo usando seu método, eu não tive que mandar lavar o carpete do meu apartamento. Eu lavava o carpete e o estofado da sala de TV a cada 4 meses (mais ou menos) porque aqui em casa ninguém aguentava mais o cheiro.

Agora acabou esse problema e meu marido não pode reclamar nem do cheiro nem da conta, rsrsrs.

Não preciso dizer mais nada!!!
Patrícia Gusmão - São Paulo, SP, 01/09/09

Prezado Guilhermo,

Somente agora estou apta a responder as suas perguntas, apesar de ainda estar no início do treinamento, pois meus cães já não são filhotes. Ártemis tem um ano e nove meses e Lilo fêz um ano no dia 20 de junho.

O material é ótimo, bem organizado e muito bem explicado e o conteudo muito bom. As primeiras aulas foram ótimas. Entenderam direitinho o meu "isso"( semelhante ao yes) e já me atendem.

Devo lhe dizer que o curso está mudando redicalmente o meu relacionamento com eles. Você é verdadeiramente um "psicólogo de cães". A maior dificuldade que estou conseguindo resolver é a dominância que eles tinham sobre mim.

Após as primeiras lições tanto Lilo quanto Ártemis ficaram mais atenciosos. Ambos já atendem ao meu comando de "senta" e também atendem ao meu chamado.

Desde que comecei a adestrar a Ártemis, consigo sair com ela na rua sem que ela saia correndo desesperada e fuja de mim. Agora, apesar de ir na frente, ela me espera e, incrivelmente, além de me atrender quando a chamo ela compreende o que falo quando indico que direção ela deve tomar.

Lilo é um pouco mais inquieto, creio que por ser ainda muito novo. Mas também melhorou muito.

Espero que você tenha recebido as fotos. Não estão muito boas mas foi só para que você pudesse conhecer-nos. Vou mandar, em breve uma de nós três juntos.

Um grande abraço

Nélia, Lilo e Ártemis, 16/07/09

Bom dia Guilhermo,

Rusty (meu yokhire de 5 meses) tem seguido seu programa de treinamento e tem sido uma experiência fantástica!!

Você acredita que todas as noites, no horário certinho, ele vem me chamar para "brincar"(treinos)? Ele já senta atento com o raninho balançando..para ele é uma boa farra...

Já sabe sentar, deitar, ir pra caminha e ficar... é muito divertido!
Além de aprender ele parece se divertir tanto quanto eu (lógico que ele gosta dos petiscos, também!)

O seu curso é muito bom, bastante abrangente... Tem sido muito útil para mim e para o Rusty.

Rusty custou mas aprendeu a fazer no jornal... o que fiz foi levá-lo ao jornal de tempos em tempos e, quando ele fazia o xixi ganhava um yes e um petisco... o engraçado era ver ele ir no jornal, abaixar e não sair nada, em uma tentativa de ganhar o petisco, o que prova que ele entendeu bem o que queríaos dele... hoje ele só ganha o yes e o carinho... e faz xixi e cocô no jornal.

Rusty sempre andou bem na coleira...estou usando seu método para que ele ande solto, ao meu lado... mas só dentro do condomínio.....

A mordeção melhorou agora. Meus sapatos já não sofrem mais...
Recomendaria para qualquer um.

Um abraço,
Elaine
, 07/08/09

Guilhermo,

O material está ótimo e bem explicado.só faltou adestramento para guarda e proteção.

Com este método, tem me ajudado muito e tem sido muito fácil e tbm divertido adestrar, consigo pelo menos dar umas 3 ou 4 vezes pra ele por semana de 15 a 20 minutos.

Desde o começo a resposta dele foi muito boa, ele entendeu perfeitamente os significados de todos os comandos e fiz tudo como está na apostila, tem sido um sucesso.

Os comandos básicos senta e deita ele tem recebido e obedecido, mas..., não consigo fazê-lo ficar ainda, existe alguma outra alternativa pra eu colocar em prática com ele?

Na parte da coleira também está indo muito bem, porém ele tem puxado um pouco ainda, hora ele anda ao meu lado, hora não. Ainda não ensinei o junto, mas vou chegar lá.

Com certeza recomendaria aos meus amigos, mas esses meus amigos são muito preguiçosos, querem que eu faça pra eles e não eles fazerem, entedeu?

Abraço,

Silvio, 05/07/09

Um comentário: