segunda-feira, 15 de março de 2010

Xixi por submissão e por exitação: como agir?

Fazer as necessidades fora do lugar correto é uma das principais queixas de donos de cães. Mas, o que muita gente não sabe, é que nem sempre o cachorro faz o xixi indevido porque está apertado.

Neste artigo, você vai conhecer dois tipos diferentes de xixi, e como agir em cada situação.

Sim, senhor…

Uma das razões que podem levar o cachorro a urinar sem estar com vontade é a submissão. Alguns cães, só de ver alguém se aproximar deles, já começam a fazer xixi…

Isso acontece porque, o cachorro mais submisso pode se sentir intimidado com a presença de uma pessoa estranha, ou muitas vezes até do próprio dono, e usa a urina para mostrar para essa pessoa que ele não representa nenhum perigo. Geralmente cães muito sensíveis, ou que já sofreram maus-tratos, apresentam este problema.

Que saudade!

O segundo tipo, a urina por excitação, acontece com alguns cachorros ficam muito ansiosos durante a ausência do dono. Então, é só o proprietário chegar em casa, que o cão faz aquela festa, e nessa hora acaba rolando um xixi de tanta felicidade.

Levando numa boa…

Em ambos os casos, o ideal é você manter a calma! É muito importante que você nunca grite com o cachorro, pois isso só vai ressaltar o comportamento errado!!! O cão mais submisso ficará com mais medo ainda. Já o mais animadinho, verá que conseguiu chamar sua atenção com o xixi, e continuará com esse comportamento. Por isso, nada de broncas ou movimento muito bruscos!

Sem encarar

No caso dos exemplares mais medrosos, um primeiro passo é fazer com que o cachorro não tenha medo do você. Para isso, uma dica valiosa é não olhar diretamente nos olhos do animal. Procure também não caminhar em direção ao cão o encarando. Isso porque, ele poderá se sentir acuado por esta postura.

Aí não!

Ainda em relação àqueles que fazem xixi por submissão, uma outra dica bacana é saber a melhor parte do corpo do cão para fazer carinho. Evite passar a mão sobre a cabeça! Pode não parecer, mas para cães que já são medrosos, este é um gesto é muito ameaçador e, mesmo recebendo carinho, o cachorro poderá ficar muito desconfortável e receoso com a situação. Neste caso, procure fazer o afago na região do peito, por exemplo.

To nem aí…

Já no caso do cão que urina por excitação, o ideal é ignorar o animal logo que você chegar da rua e antes de sair de casa. Evite fazer aquele drama pra se despedir antes de sair, para não deixar o cachorro ansioso pela sua volta. Logo que chegar em casa, também não dê muita bola para o cão. Vá primeiro tirar seu tênis, dê um pulo na cozinha e, só depois de uns 10 minutos, vá e faça um carinho nele.

“Mas, pra que isso?”, você pode estar se perguntando. A intenção é tornar estes momentos de separação e reencontro situações comuns para o cão, e não eventos excitantes, que deixem o animal em estado de euforia.

Estas dicas também ajudam bastante para aliviar a ansiedade que o cachorro passa nos momentos em que fica sozinho.

9 comentários:

  1. Agradeço muito!! Já estão dando certo com minha cadela essas dicas, ela recém chegou, viajou comigo o dia todo e está assustada... Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas!!! Acho que minha cachorra se encaixa perfeitamente em ambos os casos. E pelo que acabei de ler, eu posso estar incentivando o comportamento. Sempre encarei ela nos olhos quando brigo, e encaro até ela desviar o olhar. E ela realmente é muito submissa. Agora não farei mais isso, não farei carinho na cabeça, e ignorarei-a quando chegar em casa.
    Depois volto e conto se ela melhorou.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito obrigada ja tava perdendo a paciencia com meu pinsher

    ResponderExcluir
  4. Minha cachorrinha está fazendo xixi várias vezes sem sentir,as vezes senta aí sai minada a uns dois dias que percebi ... No aguarde

    ResponderExcluir
  5. Minha cachorrinha está fazendo xixi várias vezes sem sentir,as vezes senta aí sai minada a uns dois dias que percebi ... No aguarde

    ResponderExcluir
  6. Agradeço muito as dicas estava intrigada com o facto de ele fazer xixi na ombreura da porta quando chego, ele foi adoptado e é super mimado, vou ter mais cuidado.

    ResponderExcluir
  7. Minha cachorrinha tem quatro meses e ainda não aprendeu a fazer xixi no lugar certo, faz no jornal, mais também faz pelo apartamento todo , ela chegou aqui com três meses e faz umas duas semanas que está direto comigo em casa, não sei mais o q fazer pra ela aprender ... gps atua de uma dica infalível

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma PUG de 5 meses, que está aprendendo a fazer xixi e cocô no lugar correto, mas ontem após brincarmos um pouco ela fez xixi no meu pé. Ontem ao brincarmos no tapete da sala ela veio no meu colo e urinou em cima de mim. Sei que agi errado, mas no momento fiquei puto da vida, dei uma bronca e coloquei ela no cercadinho dela. Não sei o que fazer, estou me sentindo inseguro com o animal, pois nem em meu colo eu tenho certeza que ela não fará suas necessidades.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um Pit bull de 8 anos e quem sempre cuidou dele foi meu marido, ultimamente comecei a interagir mais ativamente com ele. Hoje na hora do carinho ele fez xixi no meu pé mas sem levantar a pata. Alguém poderia me ajudar a entender? Ele olhou par o meu marido enquanto urinava nos meus pes.

    ResponderExcluir